INSTITUIÇÕES DE ID

Listagem de projectos desenvolvidos por Instituições de Investigação.



Centro de Física Computacional (CFC), UC

Logotipo da Universidade de Coimbra

Na Universidade de Coimbra, o Centro de Física Computacional (CFC) gere um agrupamento de processadores com 108 computadores, chamado Centopeia, que é utilizado para actividades de investigação que envolvem super-computação, em particular em Física, nas áreas das interacções fortes (modelos de hadrões, física nuclear e cromodinâmica quântica), física da matéria condensada, geofísica e astrofísica.

 

Centro de Investigação em Informática e Tecnologias de Informação (CITI), FCT-UNL

 

Departamento de Engenharia Informática (DEI), UC

Logotipo da Universidade de Coimbra

O Departamento de Engenharia Informática (DEI-UC) da Universidade de Coimbra participa no projecto CoreGRID que envolve 42 instituições europeias com um orçamento de 8.2M€ para os próximos 4 anos.

 

IEETA

Logotipo do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro

O IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro foi criado em Outubro de 199, fruto de uma associação entre a Universidade de Aveiro, a Fundação João Jacinto de Magalhãese e o GrupUnave.

 

INESC-ID

Logotipo do INESC - ID

O INESC-ID efectua investigação em aspectos de Computação GRID, nomeadamente em autenticação, segurança, escalonamento, métodos para paralelização e distribução de carga e aplicações, em particular para processamento de fala, processamento de imagem e biologia computacional.

 

Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns (IRICUP), UP

Logotipo da Universidade do Porto

A Universidade do Porto, através do seu Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns (IRICUP), lançou em 2005 o projecto GridUP para interligar com tecnologia GRID três “clusters” de processadores adquiridos pelo projecto.

 

Laboratório Associado ITQB-IGC-IBET

Logotipo do ITQBLogotipo da Fundação Calouste Gulbenkian Logotipo do IBET

O Laboratório Associado ITQB - IGC - IBET (Instituto de Tecnologia Química e BiológicaInstituto Gulbenkian de CiênciaInstituto de Biologia Experimental e Tecnológica) tem em desenvolvimento uma infra-estrutura computacional de alto desempenho para gerar e analisar informação biológica em grandes quantidades.

 

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)

Logotipo do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) participa nos projectos EGEE, EGEE-II e EELA. Além destes projectos, o LIP faz parte do projecto int.eu.grid que segue as actividades do projecto CrossGrid em que o LIP participou anteriormente a par de outras 22 instituições Europeias.

 

Laboratório de Simulação em Energia e Fluídos (LASEF), IST-UTL

Logotipo do Instituto Superior Técnico

No Instituto Superior Técnico (IST), o Laboratory and Simulation of Energy and Fluids (LASEF) participa no projecto GRIDS para investigação em mecânica dos fluidos utilizando redes computacionais de alto desempenho.

 

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)

No Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) , os estudos apoiados por modelação matemática exigem elevada capacidade computacional.

 

Universidade do Minho (UM)

Logotipo da Universidade do Minho

 

A Universidade do Minho desenvolve actividades de I&D relacionadas com High Performace Computing (HPC) em ciências (Física e Matemática), engenharia (Mecânica e Informática) e computação paralela e distribuída.