Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Forum para a SI

Forum para a Sociedade da Informação

O Forum para a Sociedade da Informação é um orgão de consulta e concertação para o desenvolvimento das políticas públicas para a sociedade da informação, reunindo os principais actores sociais, públicos e privados, e aberto, de forma interactiva, à sociedade em geral. Entende-se que o desenvolvimento do País, neste como noutros domínios, requer plataformas alargadas de participação que promovam o trabalho em rede e a construção partilhada de objectivos comuns.

A criação do Forum para a Sociedade da Informação foi prevista no Programa Ligar Portugal aprovado no final de Julho de 2005, retomando uma prática de consulta e concertação alargada no âmbito das políticas para a sociedade da informação seguida no período de 1997 a 2001.

A primeira reunião do Forum para a Sociedade da Informação decorreu no dia 10 de Março de 2006, no Parque de Exposições de Aveiro, com abertura presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e encerramento presidido pelo Primeiro-Ministro.

Nesta reunião do Forum para a Sociedade da Informação, que contou com mais de 300 participantes oriundos de empresas, organismos públicos, universidades e politécnicos, organizações não-governamentais, projectos de cidades e regiões digitais e outras entidades, foi apresentado e discutido o ponto de situação actual com base nos últimos dados nacionais e internacionais de evolução do país nos principais aspectos da Sociedade da Informação, em particular relativamente acções, metas e objectivos de benchmarking internacional previstos no programa Ligar Portugal (2005-2010).

Por exemplo, a penetração da Internet em banda larga na população cresceu 42% em Portugal ao longo de 2005, e a posse de ligação em banda larga por agregados familiares cresceu 53%. Outros indicadores actualizados mostraram que 85% dos estabelecimentos de ensino superior estavam já cobertos por redes sem fios que os integram num campus unificado (Campus Virtual e-U), 3,4 milhões de artigos científicos tinham sido descarregados em 2005 através da Biblioteca do Conhecimento Online (b-On) disponível a todas as instituições de investigação e do ensino superior com base em assinaturas nacionais, a totalidade dos organismos públicos portugueses dispunham de ligação à Internet, dos quais 73% em banda larga. Relativamente ao Portal do Cidadão, sabe-se que registou do início ao fim de 2005 um crescimento de tráfego de 46%, e que só no mês de Janeiro de 2006 foi visitado por 191.000 pessoas, em 433.000 sessões que corresponderam a 3 milhões de vistas de páginas e 22 milhões de hits, a partir de 33 países.

A maior parte da reunião do Forum para a Sociedade da Informação foi dedicada a sessões de debate envolvendo os participantes na discussão das transformações e acções em curso em vários sectores, do comércio electrónico à formação e qualificação, do governo electrónico à inclusão social ou à criação de emprego. Ainda se considerou o tema da regulação e da concorrência assim como perspectivas e oportunidades novas para as tecnologias de informação.

São disponibilizadas a partir do programa da reunião do Forum para a Sociedade da Informação sínteses das intervenções e dos debates, estas últimas preparadas pelos respectivos moderadores.

Nesta primeira reunião do Forum para a Sociedade da Informação também foi assinado o acordo entre o Governo Português e a Carnegie-Mellon University no âmbito da iniciativa de novas parcerias internacionais para a Ciência e a Tecnologia e o Ensino Superior, e o acordo entre a UMIC e a Sun Microsystems de disponibilização de software de código aberto.

Mais recentemente, realizaram-se edições do Forum para a Sociedade da Informação dedicadas a temas específicos, com o objectivo de responder à crescente complexidade e especificidade de interesses das temáticas da Sociedade da Informação, cada uma das ediçoes envolvendo cerca de 100 participantes, em geral diferentes:

  • Forum para a Sociedade da Informação – Acessibilidade Web

    No dia 5 de Maio, no Auditório da SIBS, em Lisboa, organizado conjuntamente pela UMIC e pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em que foram consideradas questões relativas às novas Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0) aprovadas pelo W3C – World Wide Web Consortium em Dezembro de 2008, as quais foram publicadas em português pela UMIC em 25 de Fevereiro de 2009 (ver Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0 do W3C) Publicadas em Português). Neste Forum foi apresentada uma nova ferramenta informática – Acess Monitor desenvolvida pela UMIC para avaliação de acessibilidade de páginas na Web face às Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0) que resulta da evolução das ferramentas que têm vindo a ser desenvolvidas e aplicadas pela UMIC desde 2005 para a versão 1.0, e foram apresentados os resultados de duas avaliações de acessibilidade de conteúdos Web realizadas em 2010, designadamente da Administração Pública Central e das 1.000 Maiores Empresas em Portugal, a primeira conduzida pela UMIC e a segunda pela APDSI, e foram distinguidas as melhores 10 empresas e, entre estas a melhor de todas.

    Com base nas apresentações e debates, foi preparada a publicação Forum para a Sociedade da Informação – 4. Acessibilidade Web: Oportunidades e Desafios na Acessibilidade Web com as principais mensagens compiladas pela UMIC.

  • Forum para a Sociedade da Informação – Economia Digital

    No dia 12 de Outubro de 2010, no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, organizado conjuntamente pela ACEPI – Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva e pela UMIC, como parte da Portugal Internet Week’10, com o objectivo de debater alguns dos aspectos principais da Economia Digital, no contexto da Agenda Digital para a Europa 1010-2020, lançada no dia 19 de Maio de 2010 pela Comunicação da Comissão Europeia “Uma Agenda Digital para a Europa” como a primeira iniciativa emblemática da Estratégia Europa 2020 para o Emprego e o Crescimento adoptada pelo Conselho Europeu no dia 17 de Junho de 2010 e apoiada pelo Conselho da UE sobre Transportes, Telecomunicações e Energia de 31 de Maio de 2010. As sessões subordinaram-se aos temas seguintes: Competências para a Economia Digital, Mercado Único Digital, Desmaterialização da Economia e da Administração Pública, Confiança na Economia Digital e Encerramento do Forum.

    Com base nos debates, foi preparada a publicação Forum para a Sociedade da Informação – 3. Economia Digital: Novas Oportunidades e Desafios da Economia Digital com as principais mensagens compiladas pela UMIC.

  • Forum para a Sociedade da Informação – Governação da Internet

    No dia 8 de Julho de 2010, no ISCTE-IUL, Edifício II, a seguir à Sessão Pública do Encontro Anual do World Internet Project (em 7 de Julho também no ISCTE-IUL) e organizado pela UMIC com o apoio da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) para gravação, webcasting e arquivo de vídeos, e do Lisbon Internet and Networks Institute (LINI). As sessões subordinaram-se aos temas seguintes: Liberdade, Privacidade e Segurança na Internet; Governação da Internet: passado, presente e futuro; Neutralidade da Internet, Normas Abertas e Inovação; Futuro da Criação e Disponibilização de Conteúdos; Redes Sociais – oportunidades e desafios; Síntese e Encerramento. Todas estas questões envolvem grandes desafios associados às enormes transformações induzidas pela Internet nas formas de comunicação de âmbito global e às suas radicais consequências para mudanças sociais e económicas em quase todas as áreas de actividade humana. Também são questões centrais para a nova iniciativa Agenda Digital para a Europa 2010-20202 considerada no âmbito da estratégia da União Europeia 2020.

    Houve também uma intervenção convidada de Wolfgang Kleinwächter, Professor na U. Aarhus, Dinamarca, Conselheiro Especial do Presidente do IGF – Internet Governance Forum.

    Com base nos debates, foi preparada a publicação Forum para a Sociedade da Informação – 2. Governação da Internet: Mensagens de Lisboa, com as principais mensagens compiladas pela UMIC, as quais são as mensagens de Portugal para o debate global, principalmente em curso no IGF – Internet Governance Forum da ONU, e no EuroDIG – European Dialogue on Internet Governance, “o IGF Europeu”, nos quais Portugal tem tido uma expressão considerável através de representações asseguradas pela UMIC.

  • Forum para a Sociedade da Informação – Internet do Futuro

    No dia 10 de Maio de 2010, no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, organizado pela UMIC com o apoio de João de Barros, Director do Programa Carnegie Mellon – Portugal, investigador no Laboratório Associado IT – Instituto de Telecomunicações e Professor na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Rui Aguiar, investigador no IT e Professor na Unoversidade de Aveiro, com o objectivo de agregar competências em Portugal em áreas estratégicas para o desenvolvimento da Internet do Futuro, tema em que tem havido desde 2006 um impulso nacional especial, em particular no âmbito dos programas de parcerias internacionais de Portugal com instituições de destaque mundial mas também no âmbito de outros programas, para discutir as oportunidades que se abrem neste contexto em tecnologias, aplicações e serviços.

    A fusão acelerada de poderosas infra-estruturas de informação e comunicação, redes sociais, serviços interactivos, sistemas ciber-físicos que integram objectos na Internet através de sensores e actuadores cria novas oportunidades de investigação e desenvolvimento, e de progresso económico e social que urge aproveitar decisivamente de forma concertada. Os impactos da Internet do Futuro serão enormes em áreas de aplicação que incluem sistemas de gestão de energia, de transportes, de monitorização ambiental, de saúde, de reforço à criatividade colaborativa na ciência e nas artes, de extensão da vida activa das pessoas, entre outras. As oportunidades científicas, económicas e sociais associadas são muito importantes e devem ser efectivamente aproveitadas e este tema foi identificado como um dos temas prioritários de I&D em TIC pela Comissão Europeia.

    Neste Forum foram apresentadas e debatidas algumas das principais actividades em curso em Portugal e debatidas áreas de investigação e de aplicação com potenciais vantagens comparativas para o País, e oportunidades de colaboração de equipas de instituições científicas e empresas portuguesas em projectos em Internet do Futuro. As sessões subordinaram-se aos temas seguintes: Net-FIT – Net-Future Internet Technologies, Rede de Inovação em Tecnologias e Serviços para a Internet do Futuro; Sistemas e Arquitecturas; Aplicações e Serviços; Plataformas. A Net-FIT é uma rede temática de investigação e inovação criada em 23 de Fevereiro de 2010 por iniciativa do Programa Carnegie Mellon – Portugal, com o objectivo de integrar em âmbito nacional as instituições científicas, as empresas e os investigadores com actividades em Internet do Futuro.

    Houve também uma intervenção convidada de Mário Campolargo, Director de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

    Com base nos debates, foi preparada a publicação Forum para a Sociedade da Informação – 1. Internet do Futuro: Desenvolvimento e Oportunidades na Internet do Futuro com as principais mensagens compiladas pela UMIC.

Ligar Portugal >>

Em formato pdf: Programa de Acção Ligar Portugal, Anexo A, Anexo B, Anexo C.

Última actualização (14/03/2012 )