Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > e-Ciência  > Notícias  > Jornada INGRID’06 – 11 Nov 2006

Jornada INGRID’06 – 11 Nov 2006

 - 07/11/2006

Logotipo InGRID'06A propósito da abertura do 1º concurso no âmbito da Iniciativa Nacional GRID, realiza-se no dia 11 de Novembro de 2006, das 8:00 às 18:15, no Auditório da Escola de Ciências, Campus de Gualtar da Universidade do Minho, Braga, a Jornada INGRID’06. Podem ser obtidas informações e realizadas inscrições nas correspondentes páginas na Internet. A jornada, da iniciativa da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e contando com a colaboração da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e o apoio da Universidade do Minho, tem como objectivo contribuir para facilitar preparação de candidaturas ao referido concurso pela comunidade científica e tecnológica, e transmitir informações sobre oportunidades desta área no VII Programa Quadro de Investigação da União Europeia.

A Jornada INGRID’06 conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. José Mariano Gago, e do Coordenador do Comité Internacional de Acompanhamento da Iniciativa Nacional GRID, Prof. Wolfgang von Rüden, para além de intervenções convidadas de investigadores de várias instituições nacionais e de outros países da União Europeia.

Inserido no programa da Jornada, pelas 14:30, será feita a apresentação pública do Cluster Computacional SeARCH, com cerca de 120 processadores genéricos de 64 bits acrescidos de 8 processadores específicos para cálculo vectorial, que foi adquirido com apoio do Programa Nacional de Re-equipamento Científico da FCT. Este Cluster será o principal nó da Universidade do Minho em Braga à infraestrutura nacional de Computação GRID. O sistema oferece actualmente o maior poder de processamento numérico instalado em Portugal (com um desempenho de 2.5 TFlops).

Última actualização ( 10/12/2006 )