Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > 16ª Conferência Europeia de Saúde Pública Inicia em Lisboa

16ª Conferência Europeia de Saúde Pública Inicia em Lisboa

 - 06/11/2008

Logotipo da Conferência Health and Innovation in EuropeDe 6 a 8 de Novembro de 2008, decorre no Centro de Congressos de Lisboa, Junqueira (antiga FIL), a reunião anual da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA), este ano organizada pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), membro fundador daquela organização, e subordinada ao tema Saúde e Inovação no Espaço Europeu. A conferência conta com cerca de 1.200 participantes de numerosos países.

Seguindo-se à cerimónia de abertura presidida pela Ministra da Saúde, a  1ª Sessão Plenária tem como tema “Inovação, Conhecimento e os Cidadãos – Ciência promoção da saúde e prevenção da doença, e o cidadão” e é aberta com uma intervenção convidada do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP sobre Transferência de Conhecimento da ciência para os profissionais de saúde e para os cidadãos.

A conferência foi precedida no dia 5 e na manhã do dia 6 por uma série de encontros preliminares das várias secções da EUPHA, incluindo: seminário de formação na medição de experiências de doentes em cuidados de saúde, segurança social e saúde, segurança de crianças, saúde mental pública e violência interpessoal e comunitária, registos electrónicos de saúde de crianças, formação europeia em efectivos cuidados e saúde de adolescentes, saúde de imigrantes, investigação em serviços de saúde.

Realizou-se, também na fase preliminar, a 30ª Conferência Anual da ASPHER – Association of Schools of Public Health in the European Region centrada em aspectos do futuro da investigação em Saúde Pública (desafios, competências, ensino, educação.

Outros eventos na fase preliminar da conferência foram um Curso Intensivo em Inovação em Saúde Pública, o 5º Encontro Bianual sobre Políticas e Planeamento de Saúde organizado pela SESPAS – Sociedade Espanhola de Saúde Pública e Administração Sanitária e o 2º Congresso Internacional dos Hospitais organizado pela APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar subordinado ao tema “Inovação e Qualidade em Saúde”.

No dia 5 de Novembro, também decorreu a cerimónia de abertura da Innovation Village em que participaram o Secretários de Estado Adjunto da Saúde, da Saúde, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A Innovation Village é uma exposição de projectos de inovação em saúde pública que foram seleccionados depois de propostos ao i-Health Bank e de terem assegurado uma parceria com uma entidade de outro país para presença na exposição.

Última actualização ( 11/06/2010 )