Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 1º EuroDIG – Diálogo Europeu sobre Governação da Internet

1º EuroDIG – Diálogo Europeu sobre Governação da Internet

 - 21/10/2008

Logotipo do EuroDIG – European Dialogue on Internet GovernanceRealizou-se nos dias 20-21 de Outubro de 2008, no Conselho da Europa (CoE), em Estrasburgo, França, o 1º EuroDIG – European Dialogue on Internet Governance, e facilitado pelo Conselho da Europa (CoE). O 1º EuroDIG contou com cerca de 160 participantes.

Os fundadores do EuroDIG pretenderam conferir-lhe as características e os objectivos seguintes:

  • Um plataforma para discutir e moldar perspectivas e multistakeholders sobre a governação da Internet (acesso universal, segurança, privacidade e abertura da Internet, recursos críticos da Internet).
  • Prioridade dada a discussões entre todos os stakeholders (representantes de empresas, sociedade civil, governos, organizações internacionais, etc.) facilitadas por moderadores mas lideradas pela audiência (sem apresentações formais nem “powerpoints”).
  • Dar visibilidade e estabelecer ligação com as diferentes iniciativas europeias relacionadas com a governação da Internet, incluindo as workshops lideradas por europeus planeadas para o IGF – Forum de Governação da Internet da ONU.
  • Dar voz a e para os actores europeus que não podem participar no IGF.
  • Discutir planos e iniciativas futuras para o diálogo europeu sobre Governação da Internet.
  • Reportar ao IGF as perspectivas e iniciativas europeias.

O sítio do 1º EuroDIG na Internet inclui ligações para gravações das sessões e apresentações/discursos. Todas as sessões foram plenárias. Além de uma sessão de abertura institucional com intervenções de vários grupos de stakeholders, e uma sessão de encerramento com conclusões, o programa do 1º EuroDIG incluiu sessões plenárias sobre os temas seguintes:

Manhã do 1º dia (registo vídeo das sessões da manhã do 1º dia):

  • Sessão de abertura;
  • O que é governação da Internet para a Europa?

Tarde do 1º dia (registo vídeo das sessões da tarde do 1º dia)

  • Perspectivas europeias de segurança, privacidade e abertura na Internet – Parte I;
  • IGF 2008 workshops e eventos (além de uma descrição geral do programa previsto para o IGF 2008 em Hyderabad, participantes na organização de workshops que têm um envolvimento forte europeu apresentam brevemente cada uma delas; das mais de 80 workshops previstas para o IGF 2008, 24 têm um forte envolvimento europeu na organização).

Manhã do 2º dia – 1ª parte (registo vídeo da sessão da 1ª parte da manhã do 2º dia):

  • Acesso Universal à Internet.

Manhã do 2º dia – 2ª parte (registo vídeo da sessão da 2ª parte da manhã do 2º dia):

  • Perspectivas europeias de segurança, privacidade e abertura na Internet – Parte II.

Tarde do 2º dia (registo vídeo da sessão da tarde do 2º dia):

  • Gestão de recursos críticos da Internet;
  • Sessão de encerramento com discussão em mesa redonda com os moderadores das sessões.

Com base nos debates, foram publicadas as Mensagens de Estrasburgo, ouvidas dos participantes no 1º EuroDIG e que os organizadores entenderam considerar como as mensagens principais da Europa para o debate global, embora sem ser um texto negociado.

A Responsável por Relações Internacionais da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Ana Cristina Neves, representou Portugal nesta reunião fundadora do EuroDIG – Diálogo Europeu sobre Governação da Internet.

O EuroDIG – European Dialogue on Internet Governance foi uma iniciativa do seguinte pequeno número de representantes de grupos de stakeholders envolvidos nos processos de discussão da governação da Internet: Martin Boyle (NOMINET, Reino Unido), Bertrand de la Chapelle (Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus, França), Ayesha Hassan (ICC – International Chamber of Commerce), Lee Hibbard (CoE – Conselho da Europa), Wolfgang Kleinwächter (Professor da Universidade de Aarhus, Dinamarca), Yrjö Lansipuro (Ministério dos Negócios Estrangeiros, Finlândia), Wolf Ludwig (EU-RALO – European Regional At Large Organisation), Annette Mühlberg (Trade Union: ver.di, Alemanha); Thomas Schneider (Gabinete Federal da Comunicação (OFCOM), Suíça; Rudi Vansnick (Internet Society European Chapters Coordination Council (ISOC ECC)).

Última actualização ( 27/08/2010 )