Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > e-Ciência  > Notícias  > Apresentação e Lançamento do Projecto OpenAIRE de Suporte ao Acesso Aberto a Informação Científica

Apresentação e Lançamento do Projecto OpenAIRE de Suporte ao Acesso Aberto a Informação Científica

 - 02/12/2010

Logotipo do projecto OpenAIRE Realizaram-se nos dias 1-2 de Dezembro de 2010, em Ghent, Bélgica, os eventos de Apresentação e Lançamento do Projecto OpenAire de Suporte ao Acesso Aberto a Informação Científica na Europa, os quais contaram com a presença da Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária da Agenda Digital, Neelie Kroes. Na sessão de abertura foi apresentado um vídeo sobre o lançamento do projecto OpenAire.

O Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, foi convidado pela Comissão Europeia para integrar o painel da 1ª sessão do evento de Apresentação e Lançamento do projecto, a qual se seguiu à sessão de abertura, devido ao sucesso da estratégia portuguesa na área do acesso aberto à informação científica com o lançamento do RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal por iniciativa da UMIC. Também integraram o mesmo painel: Eeva Ikonen, Senior Science Advisor, Academy of Finland; Ron Dekker, Director of The Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO); Bernard Rentier,Reitor da Universidade de Liège e Presidente dos Fonds de la Recherche Scientifique (FNRS) da Bélgica; Gábor B. Makara, Research Professor, Institute of Experimental Medicine de Budapeste e anterior Presidents do Hungarian Scientific Research Fund; Rachel Bruce, Innovation Director Digital Infrastructure, JISC, Reino Unido (ver os Proceedings do evento de lançamento do projecto OpenAIRE).

O projecto OpenAIRE – Open Access Infrastructure for Research in Europe constituirá uma rede de repositórios abertos que oferecem acesso livre pela Internet a conhecimento produzido por cientistas no âmbito de projectos do 7º Programa Quadro de Investigação da UE, especialmente nas áreas de saúde, energia, ambiente, tecnologias de informação e comunicação e infraestruturas de investigação, ciências sociais, humanidades e ciência em sociedade, e também no âmbito de projectos do ERC – European Research Council, dado que as condições de atribuição dos financiamentos nestas áreas que correspondem a cerca de 20% de todos os projectos financiados pelo 7º Programa Quadro de Investigação da UE exigem que o texto completo das publicações dos projectos sejam depositadas em repositórios de acesso aberto.

O projecto OpenAIRE também contribuirá para novas formas de indexação, anotação, ordenação e referenciação de resultados de investigação, e para novos métodos de automatização destes processos. O projecto está a assegurar uma helpdesk em cada um dos 27 países da UE, que consiste numa rede de especialistas e um portal de ferramentas na Internet, para ajudar os investigadores a disponibilizarem os seus artigos em acesso aberto na Web.

São publicados mundialmente por ano cerca de 2,5 milhões de artigos de investigação em cerca de 25 mil revistas com processo de revisão por pares e correntemente apenas 15% a 20% destes artigos estão disponíveis em repositórios de Acesso Aberto ou revistas de Acesso Aberto.

O projecto OpenAIRE originou numa iniciativa piloto da Comissão Europeia sobre acesso aberto, lançada em Agosto de 2008, e complementa outras infraestruturas de investigação financiadas pela UE, como a rede GÉANT que fornece aos investigadores europeus uma rede de investigação e educação de alta velocidade, PRACE que desenvolve capacidades de supercomputação científica e a EGI, a Iniciativa Europeia Grid que assegura uma infraestrutura de Computação Grid para computação científica.

Última actualização ( 16/03/2012 )