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O Mundo na Escola

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Resumo do Trabalho – Agrupamento de escolas Carolina Michaëlis

Vídeo: “O que é que a coruja e o GPS têm em comum?”

 

Resumo
Questão: “O que têm em comum as corujas e os GPS?”
Ideias utilizadas
Os alunos começaram por pesquisar sobre a coruja, uma vez que tinham algum conhecimento sobre o GPS, que faz parte do programa de Física e Química A, do 11º ano.
Em relação à coruja, aperceberam-se que a sua visão e, fundamentalmente, a sua audição, eram fundamentais para a sua sobrevivência. Para a visão deram ênfase à localização dos glóbulos oculares, ao seu tamanho e à facilidade com que a coruja roda a sua cabeça. Para a audição, salientaram o facto de os seus ouvidos serem assimétricos e também a importância de haver um intervalo de tempo na receção de um som em cada ouvido. Salientaram ainda a função dos discos faciais no processo da audição.
Concluíram que, quer o GPS, quer a coruja, tinham em comum a localização de um objecto: um recetor, no caso do GPS e uma presa, no caso da coruja. Identificaram o processo de localização: ondas electromagnéticas, no GPS e ondas electromagnéticas (na visão) e também ondas sonoras (na audição), no caso da coruja.
A partir deste conhecimento, através do diálogo no vídeo, explicam todo este mecanismo a um aluno, que no final é capaz de concluir que o que há de comum entre o GPS e a coruja é a localização de um objecto.

Saber Porquê Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, dirigido às escolas. Todos os meses são lançadas perguntas sobre temas de ciência a que as escolas devem responder em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Saber mais.

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