Curriculum Vitae

Celda Maria Gonçalves Morgado Choupina

Data da última atualização »Last update : 30/03/2017


Celda Maria Gonçalves Morgado Choupina. Concluiu Curso de Doutoramento em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2014. É da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Publicou 7 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 3 livros publicados. Participou em 3 eventos no estrangeiro e 7 em Portugal. Orientou 2 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Línguas e Literaturas. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Humanidades com ênfase em Outras Humanidades. Nas suas actividades profissionais interagiu com 13 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5751064986890828


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Celda Maria Gonçalves Morgado Choupina
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Choupina, Celda
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 602
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225073604
Fax: (+351)225073454
Correio electrónico: celda@ese.ipp.pt
Homepage: http://www.ese.ipp.pt/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2014 Doutoramento
Phd
Curso de Doutoramento em Linguística (4 anos » years) .
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

2002-2004 Mestrado
Master degree
Curso de Mestrado em Linguística e Ensino da Língua (3 anos » years) .
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2014 Curso de curta duração
Short course
Curso avançado em Syntax.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2014 Curso de curta duração
Short course
Curso Locality principles in parser and the grammar.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2012 Curso de curta duração
Short course
Curso Avançado de Fonologia - The Phonology of Creole Languages.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Curso de Língua Guestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A2.
Associação de Surdos do Porto, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Curso Avançado de Fonologia - A medida da Complexidade em Fonologia.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

2009 Curso de curta duração
Short course
Curso de Língua Gestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A1.
Associação de Surdos do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Jan/2010-Actual Investigador Auxiliar

Politécnico do Porto
Set/2009-Actual Professor Adjunto
Nov/2003-Ago/2009 Assistente 1º triénio

Universidade do Minho
Out/2014-Set/2016 Investigador Auxiliar

CENTRO DE LINGUÌSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Jan/2014-Abr/2016 Investigador Auxiliar

Colégio D. Duarte
Jan/2007-Jan/2009 docente

Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget
Nov/2003-Jul/2004 Assistente 1º triénio

Escola Secundária da Boa Nova Leça da Palmeira
Set/2000-Jan/2001 docente





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Jan/2010-Actual Centro de Linguística da Universidade do Porto
Linhas de investigação»Research fields:


Sintaxe






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Sintaxe




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2016
Representações de e sobre Género Linguístico
Referência do projeto»Project reference: INED/ ESE_PPorto.
Financiador(es)»Funding: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

2014-2016
Ainda Estou a aprender - uma plataforma web para a a aprendizagem na leitura-I am still learning - a web platform for the intervention in reading disabilities
Referência do projeto»Project reference: FCG. PLCP Referencia 134 604.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.

2014-2016
Leitura e compreensão de problemas de Matemática com estruturas bimodais: o caso particular dos textos mistos verbais e visuais
Referência do projeto»Project reference: FCG PLCP 134742.
Programa de Língua e Cultura Portuguesa
Parceiro(s)»Partners: Agrupamento de Escolas de Colmeia; Agrupamento de Escoals de leiria.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2016-2017
Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
Referência do projeto»Project reference: FCG PLCP Referencia 145558.
Parceiro(s)»Partners: Escola Superior de Media Artes e Design.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2014 - Actual Association for Linguistic Typology (ALT), Membro.
Membro Investigador.
Mar/2010 - Actual Associação Portuguesa de Linguística, Outros (especifique).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Cruz, Joana; Ferreira, Albertina; Azevedo, Helena. 2016. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1, 1 vol.. UM: Fundação Calouste Gulbenkian.
2. Brito, Ana M; Choupina, Celda. eds. 2015. 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa) ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8969-14-1. Porto: Clássica.
3. Choupina, Celda M. G. M. 2013. Regência, Transitividade e Intransitividade: conceitos e critérios. Uma abordagem sintática dos objetos cognatos em PE . ed. 1, 1 vol.. Porto: Edição de Autor.
4. Choupina, Celda M. G. M. 2004. Orações relativas: aspectos descritivos e didácticos. Dissertação de Mestrado.. ed. 1, 1 vol.. Porto: Edição de autor.
5. Costa, Rosário; Pinto, Manuela; Choupina, Celda M. G. M. 2004. Prepara os Testes. Língua Portuguesa 9ºano. ed. 1, 1 vol.. Porto: Areal Editores.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Choupina, Celda. 2015. O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização.  In Pelos Mares da Língua Portuguesa 2, ed. Ferreira, A.M. & Brasete, M.F., 481 - 499. ISBN: 978-972-789-437-6. Aveiro: UA Editora.
2. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2015. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome..  In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, 153 - 174. ISBN: 978-989-97440-4-2. Porto: APL.
3. Choupina, Celda. 2015. Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos.  In Comparatio delectat II. Akten der VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, ed. Eva Lavric e Wolfgang Pöckl , 551 - 566. ISBN: 2195-710X. Frankfurt/M. et al: Peter Lang.
4. Choupina, Celda. 2015. Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída.  In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, 133 - 151. ISBN: ISBN: 978-989-974. Porto: APL.
5. Choupina, Celda M. G. M. 2013. Tipos de objetos cognatos e de objetos hipónimos em PE..  In Estudos Linguísticos II, 41 - 56. . Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
6. Choupina, Celda M. G. M; Costa, José A. 2011. Classes de palavras: autonomia linguística e ensino. Contributos para a caracterização linguística e a bordagem pedagógica do nome. .  In Novos desafios no ensino do português. , 203 - 212. ISBN: 978-972-9434-04-4. Santarém: Escola Superior de Educação - IPSantarém.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2016. "Morphosyntax aspects of ditransitive constructions with the verb DAR 'to give' in Portuguese Sign Language", Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 11, 1: 91 - 116.
2. Choupina, Celda. 2016. "Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1, 1: 151 - 181.
3. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2016. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1, 1: 121 - 150.
4. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2016. "Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo 'DAR' na Língua Gestual Portuguesa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2, 2: 117 - 147.
5. Choupina, Celda; Brito, Ana M. 2016. "Apresentação", Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 11, 1: 1 - 16.
6. Choupina, Celda. 2015. "Particularidades da sintaxe dos predicados verbais e do ensino da transitividade no 2º Ciclo EB", Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas, temático: 353 - 382.
7. Costa, José A; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2015. "Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB", Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas, Número Tem: 321 - 352.
8. Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Les verbes à objets cognats en portugais européen: quelques réflexions sur la conversion et la génération de mots.", Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto., 8: 181 - 207.
9. Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Contributos para uma análise sintática dos objetos cognatos em PE. ", Studia Romanica Posnaniensia 40, 1: 59 - 79.
10. Costa, José A; Choupina, Celda M. G. M. 2012. "A história e as histórias do género em português: percursos diacrónicos, sincrónicos e pedagógicos. ", Exedra: Revista Científica, 6: 75 - 86.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Para o estudo dos objetos cognatos em PE: proposta de tipologia.", Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes, In Actes du XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes, Nancy.
2. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. 2013. "Representação e aquisição do género linguístico em PE: um estudo exploratório", Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes, In Actes elétroniques du XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes. Section 12: Acquisition et apprentissage des langues, psycholinguistique , Nancy.
3. Choupina, Celda. 2016. "The verb agreement in Portuguese Sign Language and the basic word order", Trabalho apresentado em 12th International Conference on Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR12) , In 12th International Conference on Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR12) , Melbourne.
4. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. 2015. "I m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Atas do 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
5. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. 2015. "A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos", Trabalho apresentado em V Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Simelp), In Anais do V Simelp, Lecce.
6. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2015. "Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’", Trabalho apresentado em 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais, In 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Programa e Livro de Resumos), Porto.
7. Choupina, Celda; Bettencourt, Fernanda; Brito, Ana M. 2015. "Regular movement verbs and backward verbs in Portuguese Sign Language: the case of verbs PERSEGUIR, ‘TO CHASE’, and REBOCAR, ‘TO TOW’", Trabalho apresentado em 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa), In 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa), Porto.
8. Choupina, Celda M. G. M. 2012. "Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos", Trabalho apresentado em VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, In Comparatio delectat II. Akten der VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, Innsbruck.
9. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. 2014. "A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE", Trabalho apresentado em IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, In Anais do IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Uberlândia.
10. Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Dos objetos cognatos às construções com verbos leves. ", Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., In Atas do IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas., Goiânia/Brail.
11. Choupina, Celda M. G. M; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. 2013. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos", Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., In Atas do IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Simpósio 5., Goiânia/Brasil.
12. Choupina, Celda M. G. M. 2011. "O género em Português Europeu e em Tétum: Reflexões para uma didática do PL2 em Timor-Leste. ", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa., In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37 , Macau.
13. Choupina, Celda M. G. M; Ribeiro, Isabel. 2011. "Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste.", Trabalho apresentado em At III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. , In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37. , Macau.
14. Choupina, Celda M. G. M; Costa, José A. 2011. "Caracterização morfossintática dos compostos no PE e (as)sistematicidades na sua representação ortográfica. ", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 21 , Macau.
15. Choupina, Celda M. G. M; Silva, Filipe; Maia, João S. 2011. "A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste.", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37., Macau.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Choupina, Celda M. G. M. 2011. "Reflexões sobre o género em Português Europeu e em Tétum", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto. 1, 3: 64 - 77.
2. Choupina, Celda M. G. M. 2010. "Orações Relativas: Como e Quando inseri-las na sala de aula? ", Exedra: Revista Científica, 1: 49 - 68.
3. Choupina, Celda M. G. M; Guedes, Carla. 2010. "Interface sintaxe-fonologia nos domínios acima do grupo clítico.", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto. 1, 2: 11 - 37.
4. Leão, Rafaela; Choupina, Celda M. G. M; Laura, Oliveira. 2010. "Criatividade abaeteense: nosso modo de falar.", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto 1, 2: 141 - 153.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Choupina, Celda. Processos de formação e propriedades definidoras de nomes e de adjetivos em Língua Gestual Portuguesa,XX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2016 (Comunicação).
2. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Implicações do conhecimento intuitivo do gestuante surdo de LGP na aprendizagem do Português escrito,I International Seminar on Reading, Education and School Achievement,Vila Nova de Famalicão,2016 (Comunicação).
3. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. O género gramatical em manuais e gramáticas entre 1960 e 2012: conceito, metalinguagem e atividades,V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)/Fórum Ibero-Americano de Literacia,Braga,2016 (Comunicação).
4. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo dar na Língua Gestual Portuguesa,XXXI Encontro Nacional de APL,Braga,2015 (Comunicação).
5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
6. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos,V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Lecce,2015 (Comunicação).
7. Choupina, Celda. Linearidade vs. Simultaneidade: alguns casos de articulação em Língua Gestual Portuguesa,XIX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2015 (Comunicação).
8. Choupina, Celda; Pereira, Luísa Á. Transições de escrita no âmbito do estudo da fábula: estudo longitudinal com alunos dos 4º e 6º anos do ensino básico,Grato 2015 - 4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto,Lisboa,2015 (Comunicação).
9. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Freitas, Teresa; Cruz, Joana. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura,2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura,Gaia,2015 (Comunicação).
10. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’, in Portuguese Sign Language,1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais,Porto,2015 (Comunicação).
11. Choupina, Celda; Pinto, Jorge. Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP,Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP integrado as 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e outras LS,Porto,2015 (Outra).
12. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Correia, Deolinda; Carrusca, Manuela. Leitura e resolução dos problemas de matemática com textos mistos: dados para uma análise das implicações da bimodalidade,XXXI Encontro Nacional de APL,Braga,2015 (Comunicação).
13. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE,IV Simpósito Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Uberlândia-Brasil,2014 (Comunicação).
14. Choupina, Celda. O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização,2.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa,Aveiro,2014 (Comunicação).
15. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação).
16. Choupina, Celda. Regência, transitividade e intransitividade: noções e critérios. Uma abordagem sintática dos verbos com objetos cognatos em Português Europeu,Quid Novi?,Porto,2014 (Comunicação).
17. Choupina, Celda. Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação).
18. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. Contributos da investigação em linguística para a didática da língua materna: o caso do género gramatical,XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2014 (Comunicação).
19. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE,XXVI CILPR Congrès international de linguistique et de philologie romanes,Nancy,2013 (Poster).
20. Choupina, C.; Semedo, Ana S. Perspetiva comparativa da categoria género nos nomes: português europeu, tétum e cabo-verdiano.,II Conferência "A Língua Portuguesa no sistema mundial, Língua Portuguesa Global – internacionalização, ciência e inovação",Lisboa,2013 (Comunicação).
21. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos,IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Simpósio 5,Goiás/Goiânia/Brasil,2013 (Comunicação).
22. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Conhecimentos implícitos e explícitos de género linguístico no ensino superior,III Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação).
23. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. Palavras em rede: diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português,III EIP - Encontro Internacional do Português/III Sielp - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação).
24. Choupina, Celda. Quelques apports de la Morphologie Distribuée pour l’analyse syntaxique des objets cognats en PE,Colloque L'interface de la syntaxe et de la sémantique lexicale. Synchronie & diachronie,Poznan,2012 (Comunicação).
25. Choupina, Celda. Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos,VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich,Innsbruck,2012 (Comunicação).
26. Choupina, Celda. Dos objetos cognatos aos hipónimos: argumentos ou adjuntos? ,2011 (Poster).
27. Choupina, Celda; Silva, Filipe; Maia, João S. A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste.,III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37,Macau/China,2011 (Comunicação).
28. Choupina, Celda; Ribeiro, Isabel. Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste,III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37,Macau/China,2011 (Comunicação).
29. Choupina, Celda; Guedes, Carla; Brito, Ana M. Importância de critérios sintáticos para a determinação de tipos de verbos: dos verbos principais aos auxiliares e aos verbos leves. ,2º Encontro “A Linguística na Formação de Professores de Português”,Porto,2010 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Choupina, Celda; Brito, Ana M. 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais,2015 (Encontro / Organização).
2. Choupina, Celda. Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP,2015 (Oficina / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Fernanda Bettencourt, A ordem de palavras na Língua Gestual Portuguesa: breve estudo comparativo com o Português e outras Línguas de Sinais, 2014. Dissertação (Linguística) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Co-orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Katherin Gomes Alfaiate Pinto, A Sintaxe – desenvolvimento da linguagem oral em crianças dos 5 aos 6 anos, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget (Orientador).
2. Ana Rita Gomes Pereira, O discurso espontâneo na creche – análise de algumas produções linguísticas, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget (Orientador).


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2015 (Encontro).
Nome do evento: XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: APL e UMninho; Cidade do evento: Braga / UMinho.
2. Simposium 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: Simelp-Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa; Cidade do evento: Lecce / Itália.
3. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2014 (Encontro).
Nome do evento: XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1 Ensino da LGP no Ensino Superior e Investigação sobre LG em Portugal, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais; Nome da Instituição: CLUP/FLUP/ESE-P.Porto; Cidade do evento: Porto / ESE-P. Porto.
2. Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática, 2014 (Simpósio).
Nome do evento: IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa; Nome da Instituição: Universidade Federal de Uberlândia ; Cidade do evento: Uberlândia / Brasil.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
40

Livros e capítulos
Books and book chapters
11
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15

Total
Produção técnica
Technical production
31

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
31

Total
Dados complementares
(Additional data)
8

Orientações
Orientations
3
Participação em Eventos
Event participation
5


Visualizações do curriculum [ 1539 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 07-08-2017 às 03:15:43
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis