Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

saber_porque
Agrupamento de escolas Fernão do Pó

Pode uma bactéria servir de escudo antivírus?

Equipa
Os Geeks (Ana Catarina Silva, Alexandre Henriques, LeonardoGomes, Catarina Barreiras)
Coordenadora
Graça Ferreira
Categoria A – 3º Ciclo do Ensino Básico


Resumo do trabalho

As bactérias são organismos unicelulares procarióticos e que não têm um verdadeiro núcleo, mas sim um nucleóide. Estas podem ser encontradas em colónias ou isoladas. Dentro do grupo das bactérias existem as patogénicas que causam as doenças e as não patogénicas que é o caso do Lactobacillus casei que auxilia na prevenção de doenças.
Por outro lado existem os vírus. Estes são considerados seres vivos acelulares. São constituídos por material genético (RNA ou DNA) e uma cápsula proteica. São perigosos quando estão em contacto com as células ou com as bactérias, nas quais injetam o seu DNA ou RNA assumindo assim controlo absoluto sobre as mesmas, as quais passam a produzir o DNA ou RNA e a capsula proteica do vírus, resultando na morte das células. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
Podemos encontrar no nosso organismo bactérias benéficas como a Lactobacillus casei. Esta encontra-se no intestino e na boca e produz ácido láctico. O L.casei também é conhecido como ajudante na digestão e no tratamento ou prevenção da diarreia causada pelo Rotavírus A.
O Lactobacillus casei é uma bactéria não patogénica e é um probiótico. Ao ingerirmos probióticos aumentamos o número de Lactobacillus casei, benéficas ao nosso organismo, e estas produzem ácido láctico que torna o meio ácido. E o ácido é prejudicial à multiplicação de bactérias patogénicas.
O L. casei está presente no nosso organismo desde o primeiro aleitamento. Aumentamos o seu número quando ingerimos probióticos – os microrganismos, que quando ingeridos, beneficiam a saúde do organismo que os consumiu.

Mas como podem as bactérias formar um escudo antivírus?
Provavelmente, todas as bactérias Lactobacillus casei, e todas as bactérias pertencentes ao grupo das BAL (bactérias do ácido láctico) tal como se descobriu em estudos recentes realizados em Lactobacillus reuteri, fabricam substâncias que desativam as enzimas que estão responsáveis pelas cópias do material genético do vírus.
E assim não há multiplicação dos vírus!!!
Constituem-se assim como um escudo antivírus!!!

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lactobacillus_casei
http://www.vanessalobato.com/2009/05/actimel-l-case-imunitass.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php
http://en.wikipedia.org/wiki/Lactobacillus_reuteri
http://en.wikipedia.org/wiki/Probiotic
http://en.wikipedia.org/wiki/Rotavirus
repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94356

 

Saber Porquê Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, dirigido às escolas. Todos os meses são lançadas perguntas sobre temas de ciência a que as escolas devem responder em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Saber mais.

Links

  • laser
  • Coruja
  • laser