Pastelaria Sul América fechou ao fim de 56 anos de existência em Alvalade

por • 25 Fevereiro, 2016 • Reportagem, Segunda ChamadaComentários (40)3766

Nem mesmo o facto de manter a esplanada quase sempre cheia, sobretudo em dias de sol, e de continuar a ser, 56 anos depois de ter aberto na Avenida de Roma, uma extensão da Escola Secundária Rainha D. Leonor, impediram que a pastelaria Sul América fechasse.

 

Domingo, 21 de Fevereiro, foi o último dia de actividade deste velho café pelo qual passaram várias gerações de estudantes e de moradores do bairro. E, na passada segunda-feira, a pastelaria já não serviu bolos.

 

Nos vidros da porta, revestidos a papel branco, lia-se apenas: “Estabelecimento encerrado”. Foi mais um velho café de Alvalade a fechar as portas – que não se sabe ainda quando reabrirão ou com que funções.

 

Alfredo Lopes, detentor do quiosque de jornais situado mesmo em frente da pastelaria, partilha a tristeza de ver a Sul America de portas fechadas. Mais do que tristeza, até, a preocupação de perder a clientela que a antiga pastelaria lhe trazia. “Muitos eram também meus clientes”, salienta.

 

“Estou aqui na Avenida de Roma há 44 anos e a Sul América já existia quando vim para cá. Agora, resta-me esperar que abra outra pastelaria que venha substitui-la…porque isto só dá para ser um estabelecimento deste tipo. Mas sabe-se lá quando é que isso irá acontecer”, questiona-se.

 

“Ao que me disseram, os donos tiveram um contratempo com o senhorio, que lhes aplicou um aumento de renda muito grande e eles viram-se obrigados a fechar”, diz ao Corvo Alfredo Lopes. Esta explicação para o encerramento não está, porém, confirmada pelos proprietários da Sul-América, que O Corvo tentou ontem contactar mas sem êxito.

 

No interior da pastelaria, na passada terça-feira estavam ainda dois empregados, envolvidos em limpezas do estabelecimento, mas ambos remeteram qualquer esclarecimento para os proprietários.

 

No bairro de Alvalade – onde, a cada dia, surgem novos estabelecimentos mais modernos, embora alguns deles com vida demasiado breve -, fechara igualmente, há cerca de um ano, a pastelaria Nova Lisboa, que já tinha 65 anos de existência.

 

Mas, meses depois, em Julho de 2015, a Nova Lisboa reabriu com uma nova gerência e num formato diferente, em que os bolos deixaram de ser a grande atracção. Manteve, porém, o balcão da cervejaria e o restaurante que lhe estava associado, que foram ambos alvo de obras, e, pouco tempo depois, muitos dos velhos clientes, quase todos com a mesma idade da antiga pastelaria, regressaram.

 

No caso da Sul-América, porém, não se sabe que tipo de estabelecimento poderá surgir. “A pastelaria fechou de vez”, assegura o dono do quiosque, que, privado da clientela habitual, também já não sabe por quanto tempo se irá ali aguentar.

 

Texto: Fernanda Ribeiro

 

Pin It

Textos Relacionados

40 Responses to Pastelaria Sul América fechou ao fim de 56 anos de existência em Alvalade

  1. Tuga News Tuga News diz:

    [O Corvo] Pastelaria Sul América fechou ao fim de 56 anos de existência em Alvalade https://t.co/2xOc4Nk8cd #lisboa

  2. Mais uma padaria do Dias Loureiro . Eles ficam com as lojas todas e nós comemos plástico

    • FGR diz:

      No caso da Sul América não se perde grande coisa. Muito fraca pastelaria e o interior (inclui-se tudo, desde os móveis aos funcionários) era de fugir. A ver vamos no que se vai tornar.

  3. Há muitos mais !!! Estabelecimentos que não suportam as despesas e os impostos aplicados, é o país que temos, agora ficam estabelecimentos para os RATOS……

  4. Infelizmente mais uma decerto vai ser substituída por uma pastelaria fast tão na moda perdendo-se tudo

  5. Ricardo Sousa diz:

    Vamos ver o que se segue, depois da Suprema, e da Sul América, creio que o Vá Vá será o próximo e vamos ver como se aguenta o Luanda, que por agora está bem, mas o anúncio da sua venda (por milhão e meio) pode indicar que algo poderá mudar…

    A Av. de Roma não está a morrer, está a reinventar-se, quer gostemos ou não…

  6. Pastelaria Sul América fechou ao fim de 56 anos de existência em Alvalade https://t.co/oUe4QMJUaC

  7. Ana Cravo diz:

    certamente pagavam uns míseros euros de renda mensal, certamente o dono deste espaço andou a subsidiar do seu bolso durante décadas o funcionamento da pastelaria enquanto os donos se enchiam… agora finalmente as rendas foram alteradas e como iriam pagar o que qualquer pessoa normal paga por um espaço… já não dá lucro???

    • Cristina diz:

      E que tal se não se fizessem conjecturas do que se desconhece? Sabe falar do alegado lucro que deixou de existir. E dos encargos que aquela ou qualquer outra casa com as mesmas dimensões têm? É tão fácil criticar gratuitamente….

    • Helena diz:

      Cara sra.as contas e a manutenção da pastelaria eram pagas pelos donos que a sra.se refere que enchiam os bolsos,e pagavam rendas já atualizadas, não comente o que não sabe.

    • jose diz:

      Não se deve falar do que não se conhece .a senhora se tivesse vergonha nem sequer dava palpites .a senhora deve ser daquelas que só quer falar da vida dos outros tenha vergonha e cale-se para não dizer asneiras

    • João diz:

      Eu conheço a situação e é verdade que pagavam uma renda ridícula e que obviamente dava muito mais lucro do que pagando uma renda quase simbólica. Mania de criticar gratuitamente e cair em cima das pessoas sem saber ler nem escrever…

  8. Pastelaria Sul América fechou ao fim de 56 anos de existência em Alvalade https://t.co/CFDuV3iZoZ

  9. O Grupo Ibersol comprou o trespasse… é provável que surja um burguer king :/

  10. Aí cala te!! Nunca mais os intervalos no rainha vão ser os mesmos

  11. Joao Mateus diz:

    Dantes, iria abrir um balcão de um qualquer banco. Hoje nem isso…

  12. Fonseca diz:

    Varias respostas a este encerramento haverá!..
    Mas por certo com 56 anos de atividade, podemos deduzir que os proprietários já serão ou estão na idade da reforma, como os filhos por norma nunca querem seguir os passos dos Pais, neste tipo de negócios!. principalmente, por que se trabalham muitas horas por dia e 7 dias por semana, Decidiram por fim a uma vida cheia de muito trabalho e poucas férias,e descanso, falo isto por que sou conhecedor deste tipo de situações e por elas passei, tendo o mesmo desfecho, quanto a rendas e lucros que aqui já alguém sublinhou, não será por aí decerto, mas respeito a vossa opinião.
    Desejo que Alvalade possa ter de regresso a Sul América e que o Senhor do Quiosque volte a ter clientes, pois o pior para um negocio é não ter clientes
    Obrigado a todos e não tirem conclusões precipitadas.

  13. Rogério Corrêa diz:

    É mais um sinal que os tempos são outros… Tudo muda e na realidade ainda bem… De facto a sociedade é outra e ainda bem. Esperemos apenas que possa reabrir em breve e que não aconteça como à Suprema.

  14. José Martins diz:

    Vai reabrir transformada num Burger King ….

  15. Manuel Cabral diz:

    Tinha nos anos 70 o melhor Bolo-Rei de Lisboa! Depois não sei, pois saí do Bairro…

  16. Francisco Armando diz:

    Se for um Burguer King, menos mal. Prefiro de longe o Burguer King ao MacDonalds.

    De qualquer dos modos, é bom lembrar que outras pastelarias com tradição na Av. Roma já fecharam há bem mais tempo, como é o caso da Pastelaria ROMA, perto da Pç. de Londres.

  17. anonymous diz:

    Gente, tudo fecha, até as portas do céu… no sétimo dia! 🙂

  18. Tristeza de ver desaparecer uma das referências dos meus tempos de estudante no Rainha D. Leonor… https://t.co/H5Pvj2uXbb

  19. Mara diz:

    Segundo o que consta aqui na zona, eles fecharam porque o senhorio não quiz renovar o contrato e a renda já tinha sido actualizada.
    🙁

  20. Pastelaria Sul América fechou ao fim de 56 anos de existência em Alvalade https://t.co/y4AUIdciMV

  21. Nico-e-eu Nico-e-eu diz:

    RT @ambrosiocheval1: Pastelaria Sul América fechou ao fim de 56 anos de existência em Alvalade https://t.co/y4AUIdciMV

  22. Bem feito, esses otarios de merda que tinham a mania de tratar mal os clientes e obrigar todas as pessoas a consumir mais que uma vez por dia quando um gajo tinha intervalo. Nao tenho pena nenhuma

    • nuno diz:

      Neste momento a unica pessoa que esta a tratar mal alguem e que esta a ser “otaria” és tu…..

    • Cristina diz:

      Em primeiro lugar, haja educação!!!!!

      Em segundo lugar, caso nao esteja infomado, este tipo de estabelecimentos existem para que as pessoas os frequentem para consumo dos produtos disponibilizados.

      Para “fazer sala” devia ficar no vasto espaço de convívio que o liceu sempre proporcionou às inúmeras gerações de alunos (felizmente mais educadas).

      Para finalizar, já ponderou que aquilo que considera “tratar mal” talvez não tenha sido mais do que uma reacção à altura do comportamento de alguém com tanta falta de educação?…

    • jose diz:

      És mesmo estúpido só tens cocó na cabeça

  23. Nico-e-eu Nico-e-eu diz:

    Pastelaria Sul América fechou ao fim de 56 anos de existência em Alvalade https://t.co/wIUaUMiYqU