Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

A Física no dia-a-dia já está aberta ao público em Vale de Cambra e na Gafanha da Encarnação

IMG_2992

19.02.2013 – A Física no dia-a-dia inaugurou mais duas exposições interativas no dia 18, na Escola Básica 2/3 de Dairas, em Vale de Cambra, e na Escola Básica da Gafanha da Encarnação, em Ílhavo. As exposições vão estar em exibição até dia1 de março. Ambas as réplicas da exposição, que são idênticas, foram baptizadas com nomes de poemas de António Gedeão, já que a exposição que lhes deu origem se baseou no livro homónimo de Rómulo de Carvalho: a que se encontra em Vale de Cambra é a Vidro Côncavo e Gafanha da Encarnação recebeu a Máquina do Mundo.

A inauguração da Física no dia-a-dia na Escola Básica 2/3 de Dairas teve lugar na manhã do dia 18 e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José António Bastos da Silva; do diretor da escola, Nelson da Silva Martins; do presidente da associação de pais e do presidente da Assembleia Municipal. O evento foi objecto de cobertura fotográfica por parte de um grupo de estudantes do curso CEF de fotografia e a inauguração incluiu a leitura de um poema de António Gedeão com acompanhamento musical por um grupo de flautistas.

A inauguração na Escola Básica da Gafanha da Encarnação teve lugar à tarde e teve a participação do vice-presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Fidalgo Caçoilo. A cerimónia da abertura da exposição incluiu uma dramatização do poema “Lágrima de Preta” de Gedeão por um grupo de alunos e a conhecida balada “Pedra Filosofal”, cantada por uma professora da escola. Junto à exposição, a escola criou um espaço de homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão, com exposição de várias obras do químico-professor-poeta.

Os dois municípios irão garantir o transporte de jovens de outras escolas e localidades para que a exposição seja posta ao alcance do maior número possível de visitantes.