A Física no dia-a-dia: mais de 2000 visitantes em 7 dias
As duas exposições itinerantes de A Física no dia-a-dia, que se encontram em exposição, desde o dia 18 de fevereiro, na Escola Básica 2/3 de Dairas, em Vale de Cambra, e na Escola Básica da Gafanha da Encarnação, já receberam mais de 2000 visitantes.
A Escola Básica da Gafanha da Encarnação definiu logo desde o primeiro momento um objectivo simples, ainda que ambicioso: atingir os 2020 visitantes.
Porquê 2020? Porque o recorde actual de número de visitantes é detido pela Escola Básica Rainha Santa Isabel, da Carreira, que recebeu, de 5 a 17 de novembro do ano passado, 2019 visitantes.
A Escola Básica da Gafanha da Encarnação já recebeu, desde o dia 18 de fevereiro, 1368 visitantes, dos quais 675 são visitantes da comunidade local, que se deslocaram à escola durante o fim de semana. Contribuiu muito para este sucesso a recente remodelação da cantina escolar, que é a nova pérola da comunidade escolar. A direção da escola aproveitou esta oportunidade para a abrir durante o fim de semana com “serviço de restaurante” aos pais e encarregados de educação, que prontamente responderam ao convite. Durante o período de aulas a nova cantina é também um local especial, onde têm lugar almoços servidos (por alunos a alunos) com os apetrechos e o profissionalismo de um restaurante de primeira categoria.
Também a Escola Básica de Dairas, em Vale de Cambra, registou um número muito superior ao esperado de visitas, tendo recebido desde o dia da sua inauguração 1020 visitantes.
As exposições A Física no dia-a-dia vão estar em exibição nas referidas escolas até dia 1 de março. Ambas as réplicas da exposição, que são idênticas, foram baptizadas com nomes de poemas de António Gedeão, já que a exposição que lhes deu origem se baseou no livro homónimo de Rómulo de Carvalho: a que se encontra em Vale de Cambra é a Vidro Côncavo e Gafanha da Encarnação recebeu a Máquina do Mundo.