Acta da Segunda Reunião do Júri do Concurso Saber Porquê
5 Junho 2013
O Júri do Concurso Saber Porquê do programa O Mundo na Escola reuniu no dia 5 de Junho de 2013, às 15h00, nas instalações do Ministério da Educação e Ciência, no Palácio das Laranjeiras, Estrada das Laranjeiras, 205.
Estiveram presentes os cinco membros do júri: Ana Eiró, que presidiu; Jorge Relvas; José Vítor Malheiros; Pedro Ferreira Mira e Vasco Trigo.
Esteve ainda presente, a pedido do Júri, a coordenadora do projecto Saber Porquê, Filipa Vala, que não participou nas votações.
De acordo com os procedimentos aprovados na anterior reunião do Júri, de 29 de Maio de 2013, os jurados tinham recebido a lista de vídeos seleccionados pelo Painel de Avaliadores na primeira fase do Concurso Saber Porquê, que tinham visualizado e avaliado online. Com base nesta avaliação online, tinha sido obtida, previamente a esta reunião, uma short list composta pelos seis vídeos mais votados pelo Júri na categoria A e outra composta pelos seis vídeos mais votados pelo Júri na categoria B.
O Júri procedeu à visualização dos doze vídeos assim seleccionados, que foram em seguida avaliados pelos jurados sem ter em conta as classificações anteriores. Após discussão, o Júri decidiu atribuir as seguintes distinções, por unanimidade:
a) 1º Prémio na categoria A ao vídeo “Onde está a capicua de Haydn?” da autoria da equipa Cilindros do Externato Delfim Ferreira de Riba d’Ave (Vila Nova de Famalicão (Equipa Cilindros: Inês Guimarães, Joana Veloso, Maria Silva e Sofia Marques. Coordenador: Carlos Alberto Barbosa Folhadela Simões)
b) 2º prémio na categoria A ao vídeo “Quanto mede a espada de um Jedi” da autoria da equipa Os Fotões, da Escola Básica 2,3 Fernando Pessoa, de Santa Maria da Feira. (Equipa Os Fotões: Bruna Silva, Fábia Teixeira e Pedro Serrano. Coordenadora: Natália da Conceição Nogueira Pereira)
c) 1º Prémio na categoria B ao vídeo “Quanto mede a espada de um Jedi”, da autoria da equipa Bananas, do Colégio Cedros, de Vila Nova de Gaia. (Equipa Bananas: Afonso Machado, Francisco Leitão e Xavier Pereira. Coordenador: Nuno Miguel Francisco)
d) 2º Prémio na categoria B ao vídeo “Números guardiães”, da autoria da equipa Scientia, da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia, de Tavira. (Equipa Scientia: Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Oliveira. Coordenador: Cristina Castilho)
O júri decidiu ainda, por unanimidade, atribuir as seguintes Menções Honrosas:
a) à equipa Betão Armado, da Escola Profissional Gustave Eiffel, de Lisboa, pelo elevado número de participações no Concurso Saber Porquê e pela elevada qualidade dessas participações, que se traduziu na selecção de seis dos seus trabalhos para a segunda fase do concurso. (Equipa Betão Armado: Diogo Ferreira, João Vigário, Gabriel Romão e Sara Pereira. Coordenador: Rui Januário)
b) à equipa GinestalSec, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, de Santarém, pelo elevado número de participações no Concurso Saber Porquê e pela elevada qualidade dessas participações, que se traduziu na selecção de quatro dos seus trabalhos para a segunda fase do concurso. (Coordenador: Clara Ferreira)
O Júri registou com agrado o êxito obtido pelo Concurso Saber Porquê e exprimiu o seu desejo de que esta iniciativa possa ter continuidade nos próximos anos lectivos.
O Júri considerou que a participação no Concurso Saber Porquê constitui um envolvimento de alta intensidade para as equipas envolvidas, que se traduz não apenas numa aquisição de competências nas áreas científicas abordadas mas também no domínio da comunicação audiovisual com as suas diversas valências, das tecnologias de informação e do trabalho multidisciplinar em equipa.
Lisboa, 5 Junho 2013
Ana Eiró
Jorge Relvas
José Vítor Malheiros
Pedro Ferreira Mira
Vasco Trigo