Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

Grandes Aulas

15 escolas, 11 cientistas, 3500 alunos

mapa_grandesaulasE se amanhã a aula de matemática fosse dada por um professor universitário e viesse falar de piões ou fazer malabarismos? E se, em vez da habitual aula de biologia, investigadores do Programa Champalimaud de Neurociências, da Fundação Champalimaud, partilhassem as suas pesquisas na sala 2 do Pavilhão A? Pode parecer pouco usual, mas é este o caminho que o programa O Mundo na Escola, através das Grandes Aulas, tenta desenhar.

Piões que voam, minerais que são o futuro, ângulos que nos orientam, ácaros que podem ser bons, neutrinos difíceis de caçar,  moléculas cheias de energia, malabarismos matemáticos, genoma humano e células estaminais. Brincar com a ciência, despertar a curiosidade, adquirir conhecimento. Ao longo de sete meses, vários profissionais da área das ciências, levaram o seu conhecimento a quinze escolas do país, de diferentes distritos, envolvendo cerca de 3500 alunos.

Acreditamos que a aproximação das universidades e dos laboratórios às escolas pode contribuir para o aumento do interesse pelas ciências e promover a pesquisa e investigação juntos dos mais novos. Como conta a  professora Miquelina Mendes do Agrupamento de Escolas de Arganil, É a primeira vez que assisto a uma aula onde se fala de uma coisa bastante complexa mas de uma forma tão agradável e tão aliciante que dá vontade de aprender mais.

Para o próximo ano letivo estão já agendadas cinco Grandes Aulas, que serão realizadas nas escolas que ganharam o “Prémio Escola 2012”.

-->