Curriculum Vitae

Ana Carrelhas de Albuquerque

Data da última atualização »Last update : 21/07/2017


Ana Carrelhas de Albuquerque. É Investigador Auxiliar - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 30 itens de produção técnica. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 20 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1619752949942161


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Carrelhas de Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Albuquerque, A.
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149--041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: aalbuquerque@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2010 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2013-2013 Curso de curta duração
Short course
Dislexia - Avaliação e Intervenção.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2012-2013 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Estudos Aprofundados em Psicologia.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2013-Actual Investigador Auxiliar
Set/2012-Jul/2013 Investigador Auxiliar
Jan/2011-Ago/2012 Investigador Auxiliar

Psicólogos Associados
Jan/2015-Jul/2015 Psicólogo

Universidade de São Paulo
Ago/2013-Dez/2014 Investigador Auxiliar

Unfilled.org - teaching kids how to read and write
Dez/2013-Jul/2014 Assessoria





Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Unfilled.org - teaching kids how to read and write
Dez/2013-Actual
Consultoria científica e pedagógica






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-
O Impacto de Programas de Escrita Inventada com Crianças em Idade Pré-Escolar na Aquisição Precoce da Leitura-The Impact of Invented Spelling Programmes with Preschool-Age Children on Early Reading Acquisition
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009.

2013-2014
Alfabetização e Linguagem Escrita Emergente - Intervenção com Crianças de Educação Infantil
Referência do projeto»Project reference: ND.

2013-2014
Habilidades Cognitivas, de Leitura e de Escrita no Ensino Fundamental
Referência do projeto»Project reference: NA.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2014-2014
Padronização Brasileira do Teste Bender Koppitz-2 para Crianças
Referência do projeto»Project reference: NA.

2014-2014
Teste do Desenho da Figura Humana: Estudos de Atualização
Referência do projeto»Project reference: NA.

2013-2014
Crenças de Professoras sobre a Leitura e sua Aprendizagem no Processo de Alfabetização
Referência do projeto»Project reference: NA.

2014-2014
Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita em Crianças de 3, 4 e 5 anos: Estudo Experimental sobre Dois Tipos de Instrução em Consciência Fonêmica
Referência do projeto»Project reference: NA.






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2011 - Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2015. Desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar: a importância das actividades de escrita inventada no jardim-de-infância.  In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, ed. L. Mata, M. Alves Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva, J. Castro Silva, 181 - 195. ISBN: 978-989-8384-33-1. Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
2. Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. 2014. Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar.  In Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação, ed. F. Veiga, 704 - 721. ISBN: 9789899831483. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2013. "Dinâmicas de interação e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro.
2. Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2012. "Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade pré-escolar.", Trabalho apresentado em XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Atas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: educação, aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática, Lisboa.
3. Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. 2011. " A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada. ", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Montanero Fernández, M. 2017. "Otro niño lo escribió así. Ayuda educativa y resultados de actividades de escritura inventada", Revista de Educación, 377: 161 - 186.
2. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. 2016. "Promotion of literacy skills in early childhood: a follow-up study from kindergarten to Grade 1 / Fomento de habilidades de lecto-escritura en la primera infancia: estudio de seguimiento desde la educación infantil al primer curso de educación primaria", Infancia y Aprendizaje, 1: 1 - 34.
3. Albuquerque, A.; Sargiani, R. A. 2016. "Análise das Estratégias de Escrita de Crianças Pré-Escolares em Português do Brasil", Psicologia Escolar e Educacional 20, 3: 591 - 600.
4. Martins, Margarida A; Albuquerque, Ana; Salvador, Liliana; Silva, Cristina. 2015. "Escrita Inventada e Aquisição da Leitura em Crianças de Idade Pré-escolar", Psicologia: Teoria e Pesquisa 31, 2: 137 - 144.
5. Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Silva, C.. 2014. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading", Educational Psychology 36, 4: 738 - 752.
6. Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C.. 2013. "The impact of invented spelling on early spelling and reading", Journal of Writing Research 5, 2: 215 - 237.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Invented spelling group activities and reading and writing acquisition: a 2-year follow-up study from preschool to first grade,11th Conference of the International Association for Research in L1 Education,Tallinn,2017 (Comunicação).
2. Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Como será que se escreve dinossauro? Programas de escrita inventada no jardim-de-infância e sucesso educativo,Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal,Lisboa,2017 (Comunicação).
3. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Investigar a aquisição da literacia: um estudo experimental de intervenção e follow-up,Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal,Lisboa,2017 (Poster).
4. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Predicting reading outcomes in the first year of primary school: the role of invented spellings,20th European Conference on Literacy,Madrid,2017 (Comunicação).
5. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Será que a escrita inventada contribui para a aquisição formal da literacia no 1º ano de escolaridade?,IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Faro,2016 (Comunicação).
6. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Literacy learning in grade 1: effects of a preschool invented spelling programme,The 14th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest Group on Writing,Liverpool,2016 (Comunicação).
7. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Fluência leitora e motivação para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico,II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola,Lisboa,2016 (Poster).
8. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Do metalinguistic activities in kindergarten boost learning to read in Grade 1?,Twenty-Third Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading (SSSR),Porto,2016 (Poster).
9. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Metalinguistic skills training in preschool and word spelling in grade 1,2016 (Poster).
10. Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Impacto de programas de escrita inventada na aquisição da literacia em meios socioculturais contrastados,IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Faro,2016 (Simpósio).
11. Albuquerque, A.; Sargiani, R. A. How children learn to write in Brazilian Portuguese: analysis of preschoolers’ spelling strategies,International School Psychology Association 38th Annual Conference,Amsterdam,2016 (Poster).
12. Albuquerque, A.; Vidigal de P. F. Recursos do ambiente familiar e desenho infantil de crianças matriculadas no final da educação infantil,I Workshop "A USP e as Ações para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância",São Paulo,2015 (Poster).
13. Albuquerque, A.. Recursos do ambiente familiar e desenho infantil de crianças matriculadas na educação infantil,VII Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,São Paulo,2015 (Poster).
14. Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar: a importância das actividades de escrita inventada no jardim-de-infância,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ,Lisboa,2015 (Comunicação).
15. Rosa, H. R; Alves, I. C. B; Albuquerque, A.; Migot, J. M; Sargiani, R.; Oshiro, P.; Pizzitola, J. M; Santos, M.; Kim, J. K. S. Teste do Desenho da Figura Humana: estudos de atualização I,VII Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,São Paulo,2015 (Poster).
16. Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. Early literacy instruction: the role of invented spelling programs on spelling and reading,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Comunicação).
17. Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.. Será que a escrita inventada em pequeno grupo favorece o desenvolvimento da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar?,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro, Portugal,2013 (Simpósio).
18. Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Dinâmicas de interacção e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro, Portugal,2013 (Comunicação).
19. Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, A. C. Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese ,9th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) Conference,Paris, França,2013 (Comunicação).
20. Alves Martins, M; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Programas de escrita inventada em pequeno grupo e leitura em crianças de idade pré-escolar,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,Lisboa,2013 (Comunicação).
21. Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade pré-escolar. ,XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa, Portugal,2012 (Simpósio).
22. Salvador, L.; Albuquerque, A.; Alves Martins, M. A qualitative approach to an invented spelling intervention programme with Portuguese preschool-age-children. ,The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest Group on Writing,Porto, Portugal,2012 (Comunicação).
23. Alves Martins, M; Salvador, L.; Albuquerque, A.; Lourenço, C.. The impact of an invented spelling programme with pre-school-age children on early reading acquisition.,The 13th International Conference of the EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction) Special Interest Group on Writing,Porto, Portugal,2012 (Comunicação).
24. Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita e da leitura em crianças de idade pré-escolar.,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa, Portugal,2011 (Poster).
25. Albuquerque, A.; Salvador, L.; Alves Martins, M. A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: o impacto de um programa de intervenção de escrita inventada. ,Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña, Espanha,2011 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Albuquerque, A.. Dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais de educação, 2015 (Outra), promovido por Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 4 horas. Local: Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Cidade: Lisboa , Tipo de participação: Docente.
2. Albuquerque, A.. À descoberta da linguagem escrita, 2013 (Outra), promovido por Agrupamento de Escolas Romeu Correia.
Duração: 4 horas. Local: Feijó, Cidade: Almada, Portugal, Tipo de participação: Docente.
3. Albuquerque, A.. Linguagem escrita na infância: primeiros pensamentos e produções escritas precoces, 2013 (Outra), promovido por Universidade de São Paulo.
Duração: 2 horas. Local: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, Cidade: São Paulo, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Albuquerque, A.. 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ,2015 (Congresso / Organização).
2. Albuquerque, A.. 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ,2012 (Congresso / Organização).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
11

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
30

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
30


Visualizações do curriculum [ 873 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 12-08-2017 às 06:36:58
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis