A Física no dia-a-dia na escola – Intervalo
Um ano lectivo completo a percorrer o país, muitos quilómetros, visitas, reuniões, conversas, montagens, desmontagens, duas semanas em cada escola, aberturas aos fins de semana, inaugurações às segundas-feiras, sucessões de pequenos desafios, grandes conquistas, alunos, professores, técnicos, pessoas surpreendentes. Catorze distritos, vinte e quatro escolas e mais de trinta e cinco mil visitantes. Foi este o balanço da itinerância da exposição A Física no dia-a-dia entre Novembro de 2012 e junho de 2013.
Nas duas semanas de permanência nas escolas, Vidro Côncavo, Máquina do Mundo e Impressão Digital, as três réplicas produzidas, foram as estrelas à volta das quais gravitaram alunos, professores e muitos outros corpos e mentes, atraídos pelo brilho e pelo fascínio da descoberta e do conhecimento científico.
A partir de Outubro vamos continuar a viajar no tempo e no espaço, a cruzar universos. Iniciaremos novo andamento com os cinco estabelecimentos galardoados com o Prémio de Escola 2013, Mérito Institucional e Mérito Individual. São eles o Colégio Luz São Gonçalo em Lagos, o Colégio da Bafureira na Parede, o Agrupamento de Escolas Nº 1 de Ponte de Sôr, a Escola Secundária Quinta das Palmeiras na Covilhã e o Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos em Vila Nova de Gaia.
Em pouco tempo, isto é, daqui a um instante, a Física estará de novo em movimento. No dia-a-dia das escolas e dos jovens portugueses.