Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

O Mundo na Escola

 

O Mundo na Escola vai dedicar-se exclusivamente ou especialmente à divulgação da Ciência?

Não. O Mundo na Escola é um programa do Ministério da Educação e Ciência que visa a promoção da cultura nas escolas e pretende cobrir várias áreas de actividade. O programa terá a duração de três anos e em cada um deles será coberta com particular ênfase uma área temática: ciências no primeiro ano, música no segundo e literatura no terceiro. Isto não significa que as áreas não prioritárias em cada ano sejam negligenciadas, já que o objectivo é lançar parcerias e promover práticas de colaboração entre a comunidade escolar e a sociedade em geral que se possam manter de forma sustentada e autónoma.

Qual é a relação entre o programa O Mundo na Escola e a CiênciaViva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica?

O Mundo na Escola é um programa do Ministério da Educação e Ciência financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em estreita colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica, a associação dedicada à promoção da cultura científica e tecnológica junto de toda a população portuguesa.

Preciso de me registar para usar o site?

Actualmente, não é preciso qualquer tipo de registo para aceder ou utilizar o site.
Não é de excluir, porém, que no futuro sejam adicionados serviços reservados a certos grupos de utilizadores (professores, por exemplo) que obriguem a registo e login.

 

Concurso Saber Porquê

 

Pode apresentar-se um vídeo feito por um grupo de, por exemplo, 8 alunos e dois professores coordenadores?

O regulamento do Concurso Saber Porquê (http://www.mundonaescola.pt/?page_id=446) estipula que os grupos são formados por 3 a 4 alunos e um Professor Coordenador. Todas as candidaturas devem obedecer a esta regra. Claro que a pesquisa e o debate de ideias podem ser levados a cabo em grupos mais alargados, aos quais se pode fazer referência na ficha técnica do vídeo, mas a concretização formal dos vídeos e a submissão de candidaturas tem de ser feita por equipas de 3 ou 4 elementos mais um Professor Coordenador.

Uma equipa com alunos de diferentes níveis de escolaridade (por exemplo, dois alunos do 3º ciclo do Básico e dois alunos do Secundário) pode concorrer?

Nos termos do regulamento do Concurso Saber Porquê (http://www.mundonaescola.pt/?page_id=446), as candidaturas serão divididas em duas categorias, conforme o nível de escolaridade dos alunos (3º ciclo do Básico ou Secundário). Nas equipas mistas, a categoria será definida com base no aluno mais avançado no nível de escolaridade. Por exemplo, uma equipa que integre um elemento do 11º ano, dois do 7º e um do 9º, será avaliada no grupo que inclui os vídeos/resposta do Secundário.

Não concorri à primeira pergunta (ou a nenhuma das perguntas publicadas até aqui). Posso concorrer à próxima pergunta do Saber Porquê, no mês que vem?

Sim, pode. As perguntas são independentes e a avaliação dos concorrentes é feita de forma independente todos os meses. Cada mês há um grupo de 2 a 6 vídeos que são seleccionados e passam à segunda fase do Concurso. Uma equipa pode enviar apenas um vídeo, apenas em resposta à última pergunta, que pode ser seleccionado para a segunda fase e pode ganhar o Concurso. Mas é claro que as probabilidades são maiores se concorrer todos os meses, porque poderá ter vários vídeos seleccionados para a segunda fase.

O Mundo na Escola é um programa do Ministério da Educação e Ciência que visa aproximar a escola dos vários saberes, das artes às ciências e às letras.
O tema deste ano letivo é Ciência e Tecnologia.
Saber mais

Desdobráveis
O Mundo na Escola