Sandra Cristina da Silva Santos
                   | 
                
               
                   | 
                  
                        												Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												12/07/2017 | 
                
              
            
 Dados pessoais (Personal data)  
            
               
                  
                     Nome completo
                        						 Full name | 
                     Sandra Cristina da Silva Santos | 
                   
                  
                     Nome em citações bibliográficas
                        							 Quoting name | 
                     Santos, Sandra  | 
                   
                  
                     Domínio científico de atuação
                        						 Scientific domain | 
                     Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
  | 
                   
                
               
                  
                     Endereço profissional
                        						 Professional address | 
                     Universidade do Minho Escola de Psicologia Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI) Campus de Gualtar Braga 4710-057 Braga Portugal Correio electrónico: sandra.css@gmail.com | 
                   
                
               
                  
                     Sexo
                        							 Gender | 
                     Feminino»Female | 
                   
                 
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
            
               
                  
                     | 2010-2011 | 
                     Mestrado Master degree | 
                   
                  
                     Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação
                        							(2 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade do Minho,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2001-2006 | 
                     Licenciatura Licentiate degree | 
                   
                  
                     Psicologia, pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação
                        							(5 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade do Minho,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                 
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
            
               
               
                  
                     | Fev/2016-Jul/2016 | 
                     Assistente 1º triénio | 
                   
                
               
               
                  
                     | Fev/2015-Jun/2015 | 
                     Assistente 1º triénio | 
                   
                
               
               
                  
                     | Set/2014-Set/2016 | 
                     Outra Situação | 
                   
                
               
                  
                     | Nov/2013-Abr/2014 | 
                     Outra Situação | 
                   
                
               
                  
                     | Abr/2010-Set/2013 | 
                     Outra Situação | 
                   
                 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
            
               
                  
                     Participação como Investigador Participation as Researcher | 
                   
                
                  
                     2014-2016 Ainda estou a aprender desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem
                        da leitura-I m still learning   development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities
                      | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: 134604. Fundação Calouste Gulbenkian
                      | 
                   
                
               
                  
                     Outro Tipo de Participação Other kind of participation | 
                   
                
                  
                     2013-2014 Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates
                        para o Português Europeu-Assess for preventing: tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development inventories for European
                        Portuguese
                      | 
                   
                
               
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012.
                      | 
                   
                
                  
                     2010-2013 Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura-Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories | 
                   
                
               
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008.
                      | 
                   
                 
 Línguas (Languages) 
            
               
                  
                     Compreende Understandig | 
                     Inglês (Bem), Espanhol (Bem). | 
                   
                  
                     Fala Speaking | 
                     Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). | 
                   
                  
                     Lê Reading | 
                     Inglês (Bem), Espanhol (Bem). | 
                   
                  
                     Escreve Writing | 
                     Inglês  (Bem), Espanhol (Pouco). | 
                   
                 
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
            
               
                  
                     | 2013 | 
                     9.º Prémio CEGOC ,
                        					CEGOC.
                      | 
                   
                 
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
            
               
                  
                     | Mai/2016 - Actual | 
                     Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências, Membro fundador.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Jan/2010 - Actual | 
                     Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
                        				
                      | 
                   
                 
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
            
               
                  
                     Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Santos, Sandra.  2016. Inventário de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura: Construção e validação. ed. 1. Saarbrucken, Deutschland: Novas Edições Académicas. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; do Céu C. M; Rodrigues, Bruna.  2016. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1. Maia: Lusoinfo Multimédia. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G.  2014. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura – informativo. Manual técnico. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2014. Teste de leitura de palavras. Manual técnico.. ed. 1. Lisboa : CEGOC. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G.  2014. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura – narrativo. Manual técnico.. ed. 1. Lisboa: CEGOC. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2014. Teste de compreensão de textos na modalidade oral – informativo. Manual técnico. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2014. Teste de compreensão de textos na modalidade oral – narrativo. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Capítulos de livros publicados Published book chapters | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2014. Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida..  In BAL – Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. Iolanda Ribeiro & Fernanda Leopoldina Viana , 15 - 28. . Lisboa: CEGOC. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Baptista, Adriana; Costa, Lurdes; Cadime, Irene; Santos, Sandra.  2014. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação..  In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro , 44 - 77. . Lisboa: Santillana. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Spinillo, Alina G; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P.  2014. Bateria de avaliação da leitura. Descrição e opções de construção.  In BAL - Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. Iolanda Ribeiro & Fernanda Leopoldina Viana , 55 - 62. . Lisboa: CEGOC. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Costa, Helena; Brandão, Sara; Santos, Sandra.  2013. Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. .  In Ensinar e aprender português num mundo plural , ed. M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, & E. Mesquita , 300 - 347. . Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia.. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Adriana; Monteiro, Sílvia; Nóvoa, Paulo; Ferreira, Albertina; Fernandes, Ilda; Santos, Sandra.  2007. Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação..  In Intervenção psicológica no ensino superior , ed. Maria do Céu Taveira & Jorge Silvério , 73 - 88. . Maia: Sersilito. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                      Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; Gayo, Elena; Maia, José; Ribeiro, Iolanda.  2017. "Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary
                        and memory", Scandinavian Journal of Psychology 58, 1: 1 - 8.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                      Cadime, Irene; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; do Céu C. M; Ribeiro, Iolanda.  2017. "The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: A study in an
                        intermediate depth orthography", Reading and Writing 30, 3: 591 - 611.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana L; Viana, Fernanda L.  2017. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: Developmental trends, age
                        and gender differences [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", First Language, NA: NA - NA.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Viana, Fernanda L; Pérez-Pereira, Miguel; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda.  2017. "Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16 and 30 months old: A comparison across European Portuguese
                        and Galician [ADVANCE ONLINE PUBLICATION] ", First Language, NA: NA - NA.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                      Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Prieto, Gerardo; Chaves-Sousa, Séli; Spinillo, Alina G; Ribeiro, Iolanda.  2016. "An application of the Rasch model to reading comprehension measurement", Psicologia: Reflexão e Crítica 29, 1: 1 - 19.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Cadime, Irene; Prieto, Gerardo; Ribeiro, Iolanda.  2016. "Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", Learning and Individual Differences, NA: NA - NA.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                      Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Prieto, Gerardo; Brandão, Sara; Cadime, Irene.  2015. "Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students", The Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo.  2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. [Calibración de un test de comprensión lectora para alumnos
                        Portugueses]", Anales de Psicología 30, 3: 1025 - 1034.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Maia, José; Santos, Sandra.  2013. "Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras.", Psicologia, Reflexão e Crítica 26, 2: 231 - 240.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo; Maia, José.  2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L.  2015. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana.  2015. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Spinillo, Alina G.  2014. "Battery of reading assessment: Description and validity studies", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Santos, Sandra.  2011. "Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011: Para Leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar”, In “Congreso internacional lectura 2011: Para leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar” , Habana. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.  2017. "The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study", Infant Behavior and Development, na: na - na.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                      Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Chaves-Sousa, Séli; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Maia, José.  2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students.  ", Universitas Psychologica 14, 1: 0 - 0. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2015. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students", European Journal of Psychological Assessment, N/A: 1 - 7.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra.  2014. "Los desafíos de enseñar a compreender.", Investigaciones Sobre Lectura, 1: 9 - 32.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica.", Exedra, Dezembro: 447 - 465. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
                  
                     Produto com registo ou patente Product with patent or official record | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame). | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano". | 
                   
                
               
                  
                     | 21. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano". | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Outra. Patente: Patente de Invenção.n. 5019/2013,"TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ". | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ". | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ". | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano". | 
                   
                
               
                  
                     | 17. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 18. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 19. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ". | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano". | 
                   
                
               
                  
                     | 12. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 14. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ". | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 13. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano". | 
                   
                
               
                  
                     | 22. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 23. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano". | 
                   
                
               
                  
                     | 15. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 16. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13.	TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 20. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento. Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ". | 
                   
                
               
                  
                     Apresentação oral de trabalho Oral work presentation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana L; Viana, Fernanda L. Developmental trends, age and gender differences in toddlers’ communicative development: A study in European Portuguese. ,Palma de Maiorca,2016 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda. Is listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade?,Learning and Development in Early Childhood” (SIG5),Porto,2016 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L. European Portuguese infants’ communicative development: A longitudinal study.,VIIIth International Conference of Language Acquisition,Palma de Maiorca,2016 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; do Céu C. M; Rodrigues, Bruna. Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. ,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Brandão, Sara; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. O que compreendem as crianças em idade pré-escolar: Avaliação dinâmica da compreensão oral.,II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância,Braga,2016 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda; Sucena, Ana; Santos, Sandra. Construction of short versions of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese. ,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Seminário). | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda. The influence of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension: A study with
                        second graders. ,VI Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho,Braga,2015 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Esteves, Miriam; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra. Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students.
                        ,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Freitas, Tânia; Cruz, Joana. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura.,2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura,Gaia,2015 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 12. | 
                     Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana L; Lima, Rosa; Costa, João; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda. A adaptação para Português Europeu dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates (8-15 e 16-30 meses),II Jornadas de Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,Braga,2015 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 13. | 
                     Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Collus, Jorge; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L. Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 14. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli. Questões conceptuais e de medida na avaliação da leitura: O desenvolvimento da BAL-Bateria de Avaliação de Leitura,IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment,Lisboa,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 15. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação dos problemas de leitura. ,Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais,Braga,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 16. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Assessment of word reading, listening and reading comprehension in elementary students ,II World Dyslexia Forum,Belo Horizonte,2014 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 17. | 
                     Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Análise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura,.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 18. | 
                     Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. BAL – Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação da leitura, IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Lisboa,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 19. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. Prevenir os problemas de leitura. O possível e o desejável,Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais,Braga,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 20. | 
                     Silva, Carla; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Os inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses,IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Lisboa,2014 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 21. | 
                     Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Bateria de Avaliação da Leitura: Estudos de validade,10.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 22. | 
                     Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L. Compreensão da leitura: Avaliação e intervenção,III Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro,Aveiro,2014 (Conferência ou palestra). | 
                   
                
               
                  
                     | 23. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra; Cadime, Irene. Speaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten. ,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 24. | 
                     Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Gayo, Elena. Reading comprehension assessment. Construction and validation of the TCL test. ,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 25. | 
                     Gayo, Elena; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Deaño, Manuel; Conde, Ângeles. Evaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora en alumnos Portugueses y Españoles,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 26. | 
                     Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Teste de Leitura de Palavras: Dados de validade interna e externa,III Encontro Internacional de Português/ III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 27. | 
                     Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P; Almeida, Sílvia. Word recognition in students with and without learning disabilities,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 28. | 
                     Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Almeida, Sílvia; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento
                        de Palavras ,Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 29. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. Development of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative texts comprehension. ,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 30. | 
                     Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Evaluation of word recognition in elementary school ,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 31. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 32. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra. Equalização vertical de uma prova de compreensão da leitura de textos informativos, 9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 33. | 
                     Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene. Narrative and informative reading comprehension tests: Validity studies,21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: .,Oviedo,2012 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 34. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. Assessment of narrative texts comprehension: Development of a reading comprehension test with three equated forms,21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: .,Oviedo,2012 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 35. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Oral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 36. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Aprender a compreender: Da teoria à prática pedagógica,Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 37. | 
                     Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Reconhecimento de palavras no 1.º ciclo de Ensino Básico: Impacto das características psicolinguísticas das palavras e do
                        ano escolar e sexo dos alunos,9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 38. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção ,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 39. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Mendonça, Soraia; Leitão, Catarina; Gomes, Susana; Pereira, Lúcia. O que a ciência nos diz sobre… o ensino da compreensão leitora ,V Conferência Internacional Ler +, Ler Melhor,Lisboa,2011 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 40. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas ,Congreso Internacional Lectura 2011: Para leer el XXI. Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar,Habana,2011 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 41. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; vale, Ana P; Albuquerque, Pedro. Inventário de Reconhecimento de Palavras: Opções metodológicas e dados psicométricos,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 42. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra. Dados de validação do questionário PLCEPE – Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar ,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 43. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Avaliação da compreensão de textos,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
                        e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 44. | 
                     Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Teste de Compreensão Leitora (TCL): Análise dos itens e construção de versões por ano de escolaridade ,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
                        e Contextos,Lisboa,2011 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 45. | 
                     Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Avaliação da leitura no 1.º Ciclo: Construção de Inventários de Avaliação de Leitura, 8.º Encontro Nacional/6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2010 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 46. | 
                     Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. A avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos. ,Encontro Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     Organização de evento Event organization | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Santos, Sandra. I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Seminário). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Santos, Sandra. 17th European Conference on Developmental Psychology,2015 (Simpósio / Organização). | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Santos, Sandra. II Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,2015 (Seminário). | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Santos, Sandra. I Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano: Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar,2014 (Seminário / Organização). | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Santos, Sandra. 10.º Encontro Nacional | 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2014 (Encontro / Organização). | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Santos, Sandra. How can we assess creativity? An invitation to the Torrence Test of Creative Thinking,2007 (Oficina). | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Santos, Sandra. Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas,2007 (Seminário). | 
                   
                 
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
            
               
                  
                     
                           															Produção científica
                           															 Scientific production | 
                   
                  
                     
                           															Produção técnica
                           															 Technical production | 
                    
                  
                  
                     
                        Produção científica Scientific production | 
                        31 | 
                      
                    
                  
                     
                        Livros e capítulos Books and book chapters | 
                        12 | 
                      
                   
                  
                     
                        Livros publicados ou organizados Published or organized books | 
                        7 | 
                      
                   
                  
                     
                        Capítulos de livros publicados Published book chapters | 
                        5 | 
                      
                   
                  
                     
                        Artigos científicos em revistas Papers in periodics | 
                        15 | 
                      
                   
                  
                     
                        Com arbitragem científica With scientific refereeing | 
                        10 | 
                      
                   
                  
                     
                        Sem arbitragem científica Without scientific refereeing | 
                        5 | 
                      
                   
                  
                     
                        Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings | 
                        4 | 
                      
                   
                  
                     
                        Com arbitragem científica With scientific refereeing | 
                        4 | 
                      
                    
                  
                  
                     
                        Produção técnica Technical production | 
                        76 | 
                      
                    
                  
                  
                     
                        Produtos com registo ou patente Products with patent or official record | 
                        23 | 
                      
                   
                  
                     
                        Outros tipos de produção técnica Other technical production | 
                        53 | 
                      
                   
                 
            
               
                  | 
                     												Visualizações do curriculum [
                     												957
                     												]
                     											
                   | 
                
             
            
            
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											18-08-2017
                     											às
                     											13:58:01
                   | 
                
               
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team | 
                
             
          |