| 
               
                  | Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												27/09/2016 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Lemos, Gina C. |  
                     | Categoria profissional Position
 | Investigador Auxiliar |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Psicologia.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Minho Instituto de Educação
 Centro de Investigação em Educação (CIED)
 Campus de Gualtar
 Braga
 4710--057 Braga
 Portugal
 Telefone: (+351)253604249
 Correio electrónico: g.claudia@ie.uminho.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2003-2007 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia da Educação
                        							(3 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1997-2002 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Universite Libre de Bruxelles |  
                  
                     | Jan/2015-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Nov/2014-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Jan/2014-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |  
                  
                     | Jan/2014-Actual | Investigador Principal |  
                  
                     | Set/2003-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | MENON Network EEIG (European Economic Interest Group) |  
                  
                     | Jun/2014-Dez/2014 | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Nov/2012-Jan/2013 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Ministério da Educação e Ciência |  
                  
                     | Jul/2011-Out/2012 | Outra Situação |  
                  
                     | Set/2010-Jul/2011 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Set/2007-Jun/2011 | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Set/2009-Jul/2010 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Set/2008-Jul/2009 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Instituto Superior de Educação e Ciências |  
                  
                     | Set/2007-Jul/2009 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Universidade Autónoma de Lisboa |  
                  
                     | Set/2007-Jul/2008 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Set/2007-Jul/2008 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos |  
                  
                     | Out/2006-Ago/2007 | Outra Situação |  
                  
                     | Set/2005-Jul/2006 | Outra Situação |  
                  
                     | Abr/2003-Fev/2006 | Outra Situação |  
                  
                     | Centro de Estudos e Formação em Atividades Desportivas |  
                  
                     | Jan/2002-Jan/2004 | Outra Situação |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
               
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia do Desenvolvimento Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)Psicologia do Desenvolvimento da Criança (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica)(Docente)Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia)(Docente)Psicologia da Parentalidade (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia)(Docente) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário))(Docente) Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia)(Docente)Psicologia da Criança e do Adolescente I (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria)(Docente) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia da Educação (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)Psicologia do Desenvolvimento (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica)(Docente)Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)Psicologia dos Processos Educativos (Curso de 1.º Ciclo de Ciências da Educação)(Docente)Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos Educativos (Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos
                              Educativos)(Docente)
                           Psicologia Educacional (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário)(Docente)Psicologia da Maternidade e Gravidez II (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia)(Docente) |  
                  
                     | Instituto Superior de Educação e Ciências |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Metodologias e Técnicas de Investigação Quantitativas(Regente) |  
                  
                     | Universidade Autónoma de Lisboa |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia Cognitiva I(Docente)Psicologia Cognitiva II(Docente) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia do Desenvolvimento I (Lic. Psicologia)(Docente)Psicologia do Desenvolvimento II (Lic. Psicologia)(Docente) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia do Desenvolvimento(Docente) |  
 Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities) 
               
                  
                     | Set/2010-Jul/2011 |  |  
                     | Diretora de Curso de 1.º Ciclo de Psicologia |  
                  
                     | Set/2009-Jul/2010 |  |  
                     | Diretora de Curso do 1.º Ciclo de Psicologia |  
                  
                     | Set/2008-Jul/2009 |  |  
                     | Diretora do Curso de 1.º Ciclo de Psicologia |  
 Atividades de Formação Profissional (Professional education activities) 
                  
                     | Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos |  
                  
                     | Out/2006-Ago
                        								/
                        								2007 |  |  
                     | Formação profissional»Professional education: - Planeamento, desenvolvimento e avaliação de formação em empresas nacionais e multi-nacionais, no âmbito de Formação Inicial
                           e Avançada de Formadores e Formação do foro comportamental (e.g. Comunicação, Gestão de tempo, Liderança)
 
 |  
                  
                     | Abr/2003-Fev
                        								/
                        								2006 |  |  
                     | Formação profissional»Professional education: - Coordenadora Pedagógica de Cursos de Educação e Formação e de Cursos de Educação e Formação de Adultos
 - Mediadora de cursos de Educação e Formação de Adultos
 - Formadora de Cursos de Educação e Formação, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Cursos de Formação Contínua de Formadores
 
 |  
                  
                     | Centro de Estudos e Formação em Atividades Desportivas |  
                  
                     | Jan/2002-Jan
                        								/
                        								2004 | Instituto de Educação |  
                     | Formação profissional»Professional education: - Módulos em cursos de formação desportiva, no âmbito da Psicologia do Desporto e da Atividade Física e Psicopedagogia do Desporto
 
 | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2010-2011 projeto RED   Rendimento Escolar e Desenvolvimento: Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
                        -APD- Academic Performance and Development: a longitudinal study on the effects of school transitions in Portuguese students
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/104884/2008. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |  
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
               
                  
                     | 1999 | Mérito Escolar,
                        					Universidade do Minho. |  
                     | 2000 | Mérito Escolar,
                        					Universidade do Minho. |  
                     | 2001 | Mérito Escolar,
                        					Universidade do Minho. |  
                     | 2002 | Mérito Escolar,
                        					Universidade do Minho. |  
                     | 2013 | Bolsa individual de Pós-Doutoramento (SFRH/BPD/93009/2013),
                        					Fundação para a Ciência e Tecnologia . |  
                     | 2016 | Renovação de Bolsa individual de Pós-Doutoramento para segundo triénio (SFRH/BPD/93009/2013),
                        					Fundação para a Ciência e Tecnologia. |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Dez/2014 - Actual | Paula Elosua, Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea (ESPANHA), Outros (especifique). Investigadora colaboradora no projeto de investigação  Validez Discriminante en Psicometría  (PSI2011-30256), nomeadamente
                        no processo de adaptação da BPR a Espanha.
 |  
                     | Nov/2013 - Actual | Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Outros (especifique). Membro da direção (Vogal).
 |  
                     | Jul/2013 - Actual | Agência de Inovação (www.adi.pt), Outros (especifique). Perita independente para emissão de pareceres especializados no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do QREN.
 |  
                     | Jan/2013 - Actual | Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Membro. |  
                     | 2013- Actual | Jan Nijenhuis, University of Amsterdam (HOLANDA), Outros (grupo de trabalho). Participação numa meta-análise internacional sobre testagem da hipótese de Spearman em medidas de avaliação cognitiva com
                        tempo limite de realização..
 |  
                     | 2011- Actual | Argentil Omar do Amaral, Universidade Pedagógica - Delegação de Quelimane (MOÇAMBIQUE), Outros (especifique). Participação em estudos com a Bateria de Provas de Raciocínio em Moçambique, na sua rentabilização para a prática psicológica
                        (dificuldades de aprendizagem e orientação vocacional)..
 |  
                     | 2010- Actual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Membro. |  
                     | 2010- Actual | International Society for Intelligence Research (ISIR), Membro. |  
                     | 2010- Actual | Richard Lynn, University of Ulster, Coleraine (IRLANDA DO NORTE), Outros (grupo de trabalho). Participação em estudos diferenciais, tomando o impacto de variáveis sócio-culturais nas habilidades cognitivas em adolescentes..
 |  
                     | 2010- Actual | Roberto Colom, Universidad Autónoma de Madrid (ESPANHA), Outros (grupo de trabalho). Participação em estudos diferenciais, tomando o impacto de variáveis sócio-culturais e de género nas habilidades cognitivas
                        em adolescentes..
 |  
                     | 2003- Actual | Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento (GICAD), integrado no CIEd, Instituto de Educação, Universidade
                        do Minho, Membro e colaborador na avaliação de projetos de investigação. Grupo coordenado por Leandro S. Almeida, composto por estudantes de mestrado e de doutoramento, assim como investigadores
                        de pós-doutoramento, com reuniões mensais de formação e de planificação de comunicações, publicações e dissertações. Formação
                        predominante na área da metodologia de investigação, quantitativa e qualitativa..
 |  
                     | 2003- Actual | Ricardo Primi, Universidade de São Francisco, Itatiba-São Paulo (BRASIL), Outros (grupo de trabalho). participação em estudos com a Bateria de Provas de Raciocínio no Brasil, na fundamentação teórica (teoria CHCl) e na sua rentabilização
                        p/ a prática psicológica, com Ricardo Primi, USF, Itatiba-São Paulo (BRASIL). Este projeto inclui a partir de 2013 um estudo
                        com a Doutora Marlene Silva, UFRB, Salvador (BRASIL) de adaptação de prova de factor g p/ a população adulta (exame psicológico
                        motoristas).
 |  
                     | 2002- Actual | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Membro. |  
                     | 2008- 2011 | Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Departamentos de Educação e de Psicologia, Universidade de Évora , Membro. null.
 |  
                     | 2003- 2007 | Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho , Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S.  2015. Cognição e aprendizagem: Promoção do sucesso escolar. Coleção Psicologia e Educação. . ed. 3, ISBN: ISBN 978-989-9951. Braga: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC). . 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Casanova, Joana.  2015. Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso. .  In Cognição e aprendizagem: Promoção do sucesso escolar , ed. Gina C. Lemos e Leandro S. Almeida (Eds.), 35 - 67. ISBN: ISBN 978-989-9951. Braga: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC). 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Primi, Ricardo.  2011. Recensão crítica: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR).  In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica, ed. Carla Machado, Miguel M. Gonçalves, Leandro S. Almeida, & Mário R. Simões, 285 - 311. ISBN: 978-972-40-4295-4. Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C.  2008. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR).  In Avaliação Psicológica , ed. Leandro S. Almeida, Mário R. Simões, Carla Machado, & Miguel M. Gonçalves , 13 - 30. ISBN: 978-989-558-101-6. Coimbra: Quarteto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S.  2007. Impacto de variáveis socioculturais no desempenho em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos.  In Inteligência humana , ed. Adelinda Candeiras & Leandro S. Almeida, 199 - 208. ISBN: 978-989-558-094-1. Coimbra: Quarteto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Soares, Diana; Lemos, Gina C; Primi, Ricardo; Almeida, Leandro S.  2015. "The relationship between intelligence and academic achievement throughout middle school: The role of students' prior academic
                        performance", Learning and Individual Differences, 41: 73 - 78. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Lemos, Gina C; Abad, Francisco J; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto.  2014. "Past and future academic experiences are related with present scholastic achievement when intelligence is controlled", Learning and Individual Differences 32, 32: 148 - 155. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Lemos, Gina C; Abad, Francisco J; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto.  2013. "Sex differences on g and non-g intellectual performance reveal potential sources of STEM discrepancies", Intelligence, 41: 11 - 18. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Lynn, Richard.  2011. "Regional differences in intelligence and per capita incomes in Portugal", Mankind Quarterly, 52: 213 - 221. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto.  2011. "Intelligence of adolescents is related to their parents’ educational level but not to family income", Personality and Individual Differences 50, 7: 1062 - 1067. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Barca, Alfonso; Primi, Ricardo; Martinho, Gabriela; Fortes, Inês.  2010. "Inteligência e rendimento escolar: Contingências de um relacionamento menos óbvio no final da adolescência", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 18, 1: 163 - 175. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo.  2008. "Inteligência e rendimento escolar: Análise da sua relação ao longo da escolaridade", Revista Portuguesa de Educação 21, 1: 83 - 99. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo.  2008. "Inteligência, escolarização e idade: Porque as normas na adolescência tomam a idade e não a série escolar?", Avaliação Psicológica 7, 2: 117 - 125. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo; Lemos, Gina C.  2008. "Contribuciones del factor general y de los específicos en la relación entre inteligencia y rendimiento escolar", European Journal of Education and Psychology 1, 3: 5 - 16. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C.  2005. "Aptidões cognitivas e rendimento académico: a validade preditiva dos testes de inteligência", Psicologia, Educação e Cultura 9, 2: 277 - 289. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Lemos, Gina C.  2004. "Relatório sobre IV Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação - Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento", Sobredotação, 5: 179 - 183. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S.  2015. "A avaliação cognitiva na adolescência: Conceção e construção de uma bateria de provas", Trabalho apresentado em Actas do III Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, In Actas do III Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Alves, Ana F; Martins, Ana; Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S.  2014. "Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança?", Trabalho apresentado em II Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, In Actas do II Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S.  2013. "Cognitive predictors of academic achievement among Portuguese adolescents", Trabalho apresentado em 35th International School Psychology Association Conference, In 35th International School Psychology Association Conference Program, Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Primi, Ricardo; Guisande, Maria A.  2009. "O impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S.  2008. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Primi, Ricardo.  2007. "Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5.º ao 12.º ano", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia , In Libro de Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, Coruña. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Lopes, Joaquina.  2006. "Habilidades cognitivas e projectos de vida: Estudo na transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade", Trabalho apresentado em VIII Congresso GalaicoPortuguês de PsicoPedagogia , In Actas do VIII Congresso GalaicoPortuguês de PsicoPedagogia (2ª Edição) , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A.  2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: suas versões, validação e normalização", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S.  2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular", Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia: VI Simpósio Nacional , In Investigação em Psicologia: VI Simpósio Nacional , Évora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Almeida, Leandro S; Dias, João L; Coelho, Maria H; Correia, Lucinda; Lemos, Gina C.  2003. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5-6): Nova informação relativa à validade das provas", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina C; Nascimbeni, Fábio.  2016. "ELINET position paper on digital literacy. ". ELINET: ELINET. 
  |  
                  
                     | 2. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C.  2015. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12)". Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. |  
                  
                     | 3. | Lemos, Gina C; Flewitt, Rosie.  2015. "Let's chat about Digital Literacy! ". ELINET: ELINET. 
  |  
                  
                     | 4. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S.  2015. "Bateria de Aptidões Cognitivas (Versão A e Versão B)".  .:  .. |  
                  
                     | 5. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C.  2015. "Bateria de Provas de Raciocínio: Manual Técnico.". Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. |  
                  
                     | 6. | Lemos, Gina C.  2006. "Habilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e 12.º anos de escolaridade (Tese de Doutoramento)", 249 pp.. Braga: Universidade do Minho. Sob orientação de Leandro da Silva Almeida.
 |  
                  
                     | 7. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C.  2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: Manual técnico". Braga: Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho. |  
                  
                     | Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. Bateria de Aptidões Cognitivas (Versão A e Versão B),2015. |  
                  
                     | 2. | Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio: Manual técnico.,2015. |  
                  
                     | 3. | Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12),2015. |  
                  
                     | 4. | Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12): Manual Técnico.,2007. |  
                  
                     | Outra produção técnica Other technical production
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina C. V Reunión Interministerial del Programa de Educación Artística, Cultura y Ciudadanía,2012. |  
                  
                     | 2. | Lemos, Gina C. 32nd Meeting of the PISA Governing Board,2011. |  
                  
                     | 3. | Lemos, Gina C. Conférence "Expérimenton ensemble contre le décrochage scolaire",2011. |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Teresa Raquel Duarte Falcão dos Reis Rodrigues, O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Ema Sofia Pires, Bem-estar subjectivo: Processos cognitivos e afectos positivos, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora (Orientador). |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Marta Costa Freitas. O papel da imaginação na memória para acções: A importância do movimento e do objecto, 2010. Tese (Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas) - Universidade do Minho. |  
                  
                     | 2. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Ana Maria Aguiar Frias. Fazer um ser pelo nascer! A influência do método psicoprofiláctico na preparação para o nascimento, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade de Évora. |  
                  
                     | 3. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Dora Cortat Simonetti. Superdotação: Estudo comparativo de avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos, 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho. |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Ana Fonseca. Competências académicas: Relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3.º ciclo
                        do ensino básico, 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora. |  
                  
                     | 2. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Sílvia Correia Monteiro. A excelência em contexto académico, 2007.  Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho. |  
                  
                     | Participação em outros júris Other jury participation
 |  
                  
                     | Concursos de aquisição Aquisition concourse
 |  
                  
                     | 1. | Lemos, Gina C.; Isabel Leite; Heldemerina Pires. Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos, 2011. |  
                  
                     | 2. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de; Isabel Leite; Heldemerina Pires. Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos, 2010. Júri das Provas de Avaliação e Júri das Provas Específicas .
 |  
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker
 |  
                  
                     | 1. | Quem dita o Norte na jornada escolar: O estudante ou a família? Um estudo nacional com adolescentes portugueses, 2016 (Simpósio). Nome do evento: Seminário de Pós-Doutoramento ; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Educação (CIEd); Cidade do evento: Braga / Instituto de Educação, Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 2. | Bateria de Aptidões Cognitivas: Estudo de validação com adolescentes portugueses , 2016 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
 |  
                  
                     | 3. | Habilidades cognitivas e sucesso académico em adolescentes e jovens adultos, 2016 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
 |  
                  
                     | 4. | Potencial cognitivo e aprendizagem: Um estudo com adolescentes portugueses, 2016 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
 |  
                  
                     | 5. | Motivação, crenças, expectativas e emoções: Relações com o desempenho académico, 2016 (Simpósio). Nome do evento: II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
 |  
                  
                     | 6. | O que pesa mais na mochila: O que quero, o que penso ser capaz, o que consigo? Um estudo com adolescentes portugueses, 2016 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
 |  
                  
                     | 7. | Aptidões e estilos cognitivos, 2016 (Workshop). Nome da Instituição: ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique; Cidade do evento: Lisboa / Salesianos de Manique.
 |  
                  
                     | 8. | Aprendizagem e desempenho escolar: Propostas para a avaliação e intervenção psicopedagógicas, 2016 (Simpósio). Nome do evento: 4th International Congress of Educational Sciences; Nome da Instituição: Universidad de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
 |  
                  
                     | 9. | Aptidões cognitivas em contexto educativo: Proposta de nova bateria de avaliação cognitiva para adolescentes, 2016 (Congresso). Nome do evento: 4th International Congress of Educational Sciences; Nome da Instituição: Universidad de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
 |  
                  
                     | 10. | Propostas de avaliação cognitiva na infância e na adolescência e implicações psicoeducativas, 2016 (Workshop). Nome do evento: 4.º Encontro Psicologia em Contexto Educativo; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria; Cidade do evento: Caldas da Rainha / IPL, Caldas da Rainha.
 |  
                  
                     | 11. | Mulheres: Testemunhos de uma geração, 2016 (Conferência). Nome do evento: Comemoração do Dia Internacional da Mulher; Nome da Instituição: Escola Secundária de Bocage; Cidade do evento: Setúbal.
 |  
                  
                     | 12. | Bateria de avaliação cognitiva - Da conceção à administração das provas, 2015 (Outra). Nome do evento: Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em dezembro).
 |  
                  
                     | 13. | Bateria de Aptidões Cognitivas: Nova proposta de avaliação da inteligência na adolescência, 2015 (Congresso). Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña.
 |  
                  
                     | 14. | O modelo CHC na avaliação cognitiva: Construção e validação de uma bateria em adolescentes portugueses, 2015 (Congresso). Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña.
 |  
                  
                     | 15. | É a inteligência um preditor significativo do desempenho escolar obtido ao longo da escolaridade?, 2015 (Congresso). Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña.
 |  
                  
                     | 16. | Bateria de Avaliação Cognitiva (BAC): Fundamentos e estrutura das provas, 2015 (Congresso). Nome do evento: 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya.
 |  
                  
                     | 17. | Procesos cognitivos y aprendizaje en adolescentes portugueses, 2015 (Congresso). Nome do evento: 3rd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada.
 |  
                  
                     | 18. | Inteligencia y Aprendizaje, 2015 (Simpósio). Nome do evento: no 3rd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada.
 |  
                  
                     | 19. | Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas, 2015 (Outra). Nome do evento: Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em abril).
 |  
                  
                     | 20. | Inteligência conjugada no plural, 2015 (Conferência). Nome do evento: Semana da Psicologia da Escola Secundária de Bocage; Nome da Instituição: Escola Secundária de Bocage.
 |  
                  
                     | 21. | A avaliação cognitiva em contexto académico: Conceção e construção de uma bateria de provas, 2015 (Seminário). Nome do evento: III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Instituto de Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 22. | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): A avaliação das habilidades cognitivas em contextos de aprendizagem, 2014 (Conferência). Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira.
 |  
                  
                     | 23. | Desenhar projetos de investigação: Ilustração tomando o projeto “Contextos de aprendizagem, diferenciação cognitiva e rendimento
                        académico em adolescentes portugueses” , 2014 (Conferência). 
 |  
                  
                     | 24. | Digital Literacy panel, 2014 (Encontro). Nome do evento: ELINET Work Team Meeting; Nome da Instituição: European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu); Cidade do evento: Hochst / Hochst, Alemanha.
 |  
                  
                     | 25. | Diferenciação cognitiva: Fundamentos de um projeto de investigação, 2014 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 26. | A avaliação da inteligência para a intervenção na aprendizagem: Um estudo representativo com adolescentes portugueses, 2014 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 27. | Bateria de Provas de Raciocínio: Da investigação à intervenção, 2013 (Conferência). Nome do evento: Ciclo de Conferências às Sextas; Nome da Instituição: Departamento de Psicologia e Sociologia; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Autónoma de Lisbo.
 |  
                  
                     | Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee
 |  
                  
                     | 1. | I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento, 2014 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 2. | VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011 (Congresso). Nome do evento: VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
 |  
                  
                     | 3. | I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos, 2010 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos; Nome da Instituição: Instituto de Educação.
 |  
                  
                     | 4. | I Semana da Educação e da Psicologia, 2009 (Encontro). Nome do evento: I Semana da Educação e da Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora.
 |  
                  
                     | Participação como Moderador Participation as Chairman
 |  
                  
                     | 1. | Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância e na adolescência, 2015 (Simpósio). Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña.
 |  
                  
                     | 2. | Funcionamento e desenvolvimento cognitivo na adolescência, 2015 (Seminário). Nome do evento: III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 3. | Cognição, aprendizagem e rendimento: Estudos na adolescência, 2014 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 4. | Inteligência, aprendizagem e rendimento académico, 2013 (Congresso). Nome do evento: 1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya; Cidade do evento: Gaia.
 |  
                  
                     | Participação como Relator Participation as Commentator
 |  
                  
                     | 1. | Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): O estudo de aferição nacional, 2016 (Outra). Nome do evento: 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: OPP; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto.
 |  
                  
                     | 2. | Novos instrumentos de avaliação cognitiva, 2016 (Congresso). Nome do evento: 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto.
 |  
                  
                     | 3. | Beyond digital competence: The ELINET vision on digital literacy, 2016 (Workshop). Nome do evento: 3rd ELINET Conference; Nome da Instituição: European Literacy Policy Network; Cidade do evento: Amsterdam.
 |  
                  
                     | 4. | Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança, 2014 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 5. | Família e meio social: Mãos que moldam o desenvolvimento cognitivo da criança, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada.
 |  
                  
                     | 6. | A diferenciação das habilidades cognitivas e a sua incidência na infância, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada.
 |  
                  
                     | 7. | Inteligência e rendimento académico: Avaliar para intervir na aprendizagem, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição:  Universidad de Granada.
 |  
                  
                     | 8. | Contextos educativos, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada.
 |  
                  
                     | 9. | Bateria de Provas de Raciocínio: A avaliação das habilidades cognitivas na infância e na adolescência em Portugal, 2013 (Congresso). Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 10. | Cognição e aprendizagem: A relação entre o raciocínio indutivo-dedutivo e o rendimento académico em alunos portugueses, 2013 (Congresso). Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 11. | Diferenciação cognitiva na adolescência: A relação entre níveis de inteligência, interesses e perceção de competências , 2013 (Congresso). Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
 |  
                  
                     | 12. | Cognitive predictors of academic achievement among Portuguese adolescents, 2013 (Conferência). Nome do evento: 35th International School Psychology Association Conference; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.
 |  
                  
                     | 13. | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e seus estudos de validação em Portugal, 2013 (Congresso). Nome do evento: 1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya; Cidade do evento: Gaia.
 |  
                  
                     | 14. | O fator g e o rendimento académico ao longo da escolaridade, 2013 (Congresso). Nome do evento: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; Nome da Instituição: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP); Cidade do evento: Maceió / Brasil.
 |  
                  
                     | 15. | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Suporte à sua utilização em contextos educativos, 2013 (Congresso). Nome do evento: I Congresso de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto; Nome da Instituição: Departamento de Psicologia; Cidade do evento: Porto / Universidade Lusófona do Porto.
 |  
                  
                     | 16. | A inteligência como factor g: Apresentação da BPR, 2011 (Congresso). Nome do evento: VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
 |  
                  
                     | 17. | As diferenças cognitivas segundo o género na adolescência: Resultados numa amostra estudantil Portuguesa, 2010 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos; Nome da Instituição: Instituto de Educação.
 |  
                  
                     | 18. | Capacidades cognitivas, projectos vocacionais e rendimento escolar no ensino secundário, 2010 (Congresso). Nome do evento: II Congreso Internacional de Convivencia Escolar: Variables psicologicas y Educativas Implicadas; Nome da Instituição: Universidad de Almería.
 |  
                  
                     | 19. | O desenvolvimento das habilidades cognitivas: O debate gf e gc na adolescência, 2010 (Simpósio). Nome do evento: VII Simpósio de Investigação em Psicologia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 20. | Gender effect on reasoning task performance: Impact of items contents on cognitive performance, 2009 (Congresso). Nome do evento: X International Society for Intelligence Research Conference; Nome da Instituição: ISIR.
 |  
                  
                     | 21. | Predicting school achievement from cognitive abilities: Portuguese evidence, 2009 (Congresso). Nome do evento: X International Society for Intelligence Research Conference; Nome da Instituição: ISIR.
 |  
                  
                     | 22. | Impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar, 2009 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 23. | Inteligência e rendimento escolar: As múltiplas contingências de um relacionamento óbvio, 2009 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 24. | Capacidades cognitivas: Sua avaliação, estrutura e relação com rendimento escolar, 2009 (Conferência). Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).
 |  
                  
                     | 25. | Processos de transição escolar: Da teoria aos contributos para a prática, 2009 (Encontro). Nome do evento: I Semana de Educação e Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora.
 |  
                  
                     | 26. | Perfis cognitivos específicos entre alunos mais capazes: Ensino Básico e Secundário, 2008 (Conferência). Nome do evento: Conferência Internacional de Excelência e Rendimento Superior; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
 |  
                  
                     | 27. | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação, 2008 (Conferência). Nome do evento: XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
 |  
                  
                     | 28. | Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5.º ao 12.º ano, 2007 (Congresso). Nome do evento: IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad de Coruña.
 |  
                  
                     | 29. | Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular, 2006 (Simpósio). Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora.
 |  
                  
                     | 30. | Bateria de Provas de Raciocínio: Suas versões, validação e normalização, 2006 (Conferência). Nome do evento: XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
 |  
                  
                     | 31. | Impacto de variáveis sócio-culturais em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos, 2005 (Simpósio). Nome do evento: I Simpósio Internacional de Inteligência Humana: Investigação e Aplicações; Nome da Instituição: Universidade de Évora.
 |  
                  
                     | 32. | Habilidades cognitivas e projetos de vida: Estudo de transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade, 2005 (Congresso). Nome do evento: Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
 |  
                  
                     | 33. | Bateria de Provas de Raciocínio BPR5/6: Nova informação relativa à validade das provas, 2004 (Congresso). Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
 |  
                  
                     | 34. | Provas de Raciocínio: Uma bateria de provas para alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, 2004 (Congresso). Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
 |  
                  
                     | 35. | Aprendizagem e aperfeiçoamento de competências específicas pela aplicação de um programa de visualização mental: Uma intervenção
                        na formação desportiva (Andebol), 2004 (Encontro). Nome do evento: EsPassos da Psicologia; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
 |  
                  
                     | 36. | Preparação psicológica no desporto, 2002 (Seminário). Nome do evento: VI Seminário Internacional de Leiria; Nome da Instituição: Associação de Andebol de Leiria.
 |  
                  
                     | Outro tipo de participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 1. | Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso, 2015 (Conferência). Nome do evento: Jornadas científicas "Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem"; Nome da Instituição: ADIPSIEDUC e Agrupamento de Escolas Luísa Todi .
 |  
                  
                     | 2. | Psicologia Escolar: Realidades e desafios, 2000 (Encontro). Nome do evento: Psicologia Escolar: Realidades e desafios; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
 |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Gina Cláudia Lemos. Merrill-Palmer Quarterly , desde 2016/04/04, Função ou tipo de participação: Reviewer. 
  |  
                     | 2. | Gina Cláudia Lemos. Revista Avances en Psicología Latinoamericana, desde 2016/02/10. 
  |  
                     | 3. | Gina Cláudia Lemos. Revista Argumentos Pró-Educação, desde 2015/11/01. 
  |  
                     | 4. | Gina Cláudia Lemos. Estudos de Psicologia, desde 2013/08/01, Função ou tipo de participação: Reviewer. 
  |  
                     | 5. | Lemos, Gina C.. Psique, desde 2013/01/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa .. |  
                     | 6. | Lemos, Gina C.. Learning and Individual Differences, desde 2013/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier. 
  |  
                     | 7. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Revista Portuguesa de Educação , desde 2011/01/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho . 
  |  
                     | 8. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Revista Iberoamericana de Educación , desde 2009/03/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). 
  |  
                     | 9. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Avaliação Psicológica , desde 2008/08/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica . 
  |  
                     | 10. | Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Psique, de 2008/09/24 até 2011/07/24, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa . |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 33 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 5 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 4 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 11 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 11 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 10 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 2 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 8 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 7 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 7 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 7 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 92 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 2 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 5 |  
                     
                        | Participação em Outros Júris Other jury participation
 | 2 |  
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 73 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 10 |  Outras informações relevantes 
               
                  
                     | Formação científica especializada:
                        - dezembro de 2008: Curso “Sistema de avaliação cognitiva: A escala CAS de Das-Naglieri” (Eduardo Barca Enríquez, Universidad
                        de Coruña, ESPANHA), no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho;
                        - outubro de 2008: Curso “How to get published, p <.<br>05” (Joachim Stoeber, University of Kent, REINO UNIDO), no Instituto
                        de Educação e Psicologia, Universidade do Minho;
                        - outubro de 2008: Curso “Midiendo con modelos tipo Rasch” (Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca, ESPANHA), no Instituto
                        de Educação e Psicologia, Universidade do Minho;
                        - fevereiro de 2008: Curso “Desenvolvimento e avaliação de competências: Análise fatorial confirmatória” (Gerardo Prieto,
                        Universidad de Salamanca, ESPANHA), no Departamento de Psicologia, Universidade de Évora;
                        - outubro de 2006: Curso “Abordagem de medidas baseadas em modelos: Recursos metodológicos para integração, teoria e medida”
                        (Ricardo Primi, Universidade de São Francisco, São Paulo, BRASIL), no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do
                        Minho;
                        - maio de 2006: Curso “Estilos cognitivos e processos básicos na cognição e na aprendizagem” (Vítor Cruz, Faculdade de Motricidade
                        Humana, Universidade Técnica de Lisboa, PORTUGAL; e Adelina Guisande Cunago, Facultad de Psicologia, Universidad de Santiago
                        de Compostela, ESPANHA), no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho;
                        - abril de 2005: Curso “Inteligencias múltiples, superdotatión e inteligencia emocional” (María Dolores Prieto, Universidad
                        de Murcia, ESPANHA), no Departamento de Psicologia Evolutiva y de la Educación, Universidad de Murcia;
                        - setembro de 2004 a julho de 2005: Unidades Curriculares “Construção de instrumentos de avaliação psicológica I” (45 horas),
                        do Mestrado de Avaliação Psicológica, com os módulos: “Adaptação e aferição de testes para a população portuguesa” (Mário
                        Simões, Universidade de Coimbra); “Estudos de elaboração de normas, fiabilidade e validade” (Leandro S.<br> Almeida, Universidade
                        do Minho); “Teoria de Resposta ao Item” (Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca); e “Análise Fatorial Confirmatória” (José
                        Maia, Universidade do Porto), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra (PORTUGAL). 
 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												2031
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											18-08-2017
                     											às
                     											12:18:45 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |