Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Notícias  > A Cisco Aposta em Portugal e Adere às Academias TIC Promovidas pela UMIC no Ensino Superior

A Cisco Aposta em Portugal e Adere às Academias TIC Promovidas pela UMIC no Ensino Superior

 - 08/05/2008

No dia 9 de Maio de 2008, às 11 horas, é inaugurado o Centro Hércules da Cisco Systems, Inc. no Lagoas Park, Porto Salvo, o que corresponde a aumentar com 150 novos lugares de altas qualificações tecnológicas a presença desta empresa em Portugal. Este centro prestará apoio qualificado às operações da Cisco Systems, Inc. na Europa, substituindo e expandindo serviços que anteriormente eram assegurados a partir da Holanda.

Na cerimónia, presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, também vai ser assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Estado português e a Cisco Systems Inc., semelhante ao que foi assinado com a Microsoft em Janeiro de 2006, relativo a várias formas de cooperação da Cisco com o Estado português.

No que respeita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o MoU prevê a colaboração da Cisco com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP destinado a incorporar as Cisco Networking Academies na iniciativa da UMIC de Academias TIC no Ensino Superior, com particular relevância nos institutos politécnicos, a qual já inclui as Microsoft Academies com base num protocolo assinado entre a UMIC e a Microsoft em 30 de Novembro de 2007. Nestas academias é privilegiada a formação profissionalizante em TIC e a correspondente certificação internacionalmente reconhecida com base em programas de formação amplamente reconhecidos e preparados por empresas de relevância internacional em áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

O programa de acção para a Sociedade da Informação Ligar Portugal envolve estimular a formação e o desenvolvimento de competências em TIC, facilitando uma oferta para públicos diversificados, a aquisição pelos jovens de competências tecnológicas essenciais para o mercado de trabalho moderno, e o reconhecimento e acreditação de competências adquiridas.

Neste contexto, e dado que Portugal é deficitário em profissionais de TIC, pretende-se desenvolver a criação e o funcionamento de Academias TIC, em cooperação com empresas do sector que tenham programas para formação e certificação profissionalizante em TIC, nomeadamente junto a institutos superiores politécnicos e a universidades.

Pretende-se, também, que estas iniciativas favoreçam a criação de redes locais de dinamização de competências em TIC, envolvendo instituições do ensino superior, escolas do ensino básico e secundário, instituições de formação e de apoio ao emprego e ao desenvolvimento social, associações empresariais e empresas.

Está prevista a abertura de 250 novas Cisco Networking Academies em Portugal.

Última actualização ( 20/07/2011 )