Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Publicados os Resultados da Avaliação Internacional das Unidades de Investigação

Publicados os Resultados da Avaliação Internacional das Unidades de Investigação

 - 17/12/2008

Logotipo da iniciativa CIÊNCIA 2008Foram publicados no dia 17 de Dezembro de 2008 pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, os resultados da avaliação internacional das Unidades de I&D abrangidas pelo Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D da FCT.

O processo de avaliação internacional das unidades de investigação do país, iniciado em 1996 e repetido em 1999-2000 e 2002-2004, segue padrões internacionais e analisa, em particular, os melhores trabalhos seleccionados por cada unidade de I&D, de forma a privilegiar a análise por especialistas independentes da actividade científica desenvolvida, em detrimento de meros indicadores quantitativos.

Tomando em consideração todas as áreas, com excepção de duas que ainda serão avaliadas, a distribuição das instituições por níveis de classificação, Excelente, Muito Bom, Bom, Regular e Fraco, é agora de, respectivamente, 21%, 38%, 25%, 15% e 2% (a comparar com 21%, 31%, 27% 13%, 8% em 2003).

Aumenta ainda significativamente o número de investigadores doutorados por unidade (em 2003 apenas 20% das unidades tinha um número de investigadores doutorados superior a 20, e agora estas unidades são mais de 50%), na linha das recomendações de anteriores avaliações sobre a necessidade de concentração de massas críticas e de novas práticas de partilha de recursos, para reforçar a capacidade científica e a relevância da ciência que se faz em Portugal.

A avaliação tem por base os relatórios de 23 painéis de peritos internacionais que avaliaram e visitaram todas as unidades de investigação em 2007 e 2008. O processo envolveu mais de 250 peritos de mais de 15 países, e os resultados incluem a classificação atribuída a cada unidade e um relatório específico para cada unidade com apreciações qualitativas próprias.

Nas 332 instituições científicas avaliadas trabalham 20.307 investigadores, dos quais 8.759 doutorados.

A avaliação visa estimular a qualidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional no quadro da sua crescente relevância internacional e contribuir para a sua reorganização, reforçando a capacidade científica instalada e a sua estruturação em rede.

O sistema de avaliação regular, independente e internacional, de todas as instituições científicas portuguesas, tem sido decisivo para Portugal, com as Actividades de I&D em Portugal com o Maior Crescimento dos Países da UE como é ilustrado pelos resultados recentemente publicados do IPCTN 2007 – Inquérito ao Potencial Científico Nacional 2007. Na verdade, os dados deste inquérito mostram que a despesa, pública e privada em I&D atingiu 1,2% do PIB em 2007, mais de metade da qual executada por empresas, e que o número de investigadores em Equivalente a Tempo Inteiro (ETI) é já de 5 por mil activos, fazendo destacadamente de Portugal o país Europeu em maior crescimento nestes indicadores.

Última actualização ( 11/06/2010 )