Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > Portugal e Harvard Medical School Anunciam Programa Conjunto

Portugal e Harvard Medical School Anunciam Programa Conjunto

 - 27/04/2009

Logotipo da Harvard Medical SchoolO Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e a Harvard Medical School (HMS), reunidos ao mais alto nível em Boston, EUA, a 27 de Abril de 2009 anunciaram a intenção de iniciar uma colaboração a longo prazo que permitirá desenvolver e expandir de modo significativo a investigação clínica e de translação nas Escolas e Faculdades de Medicina e nos principais laboratórios portugueses, e a produção e divulgação de conteúdos médicos.

Participaram na reunião, que se realizou na Harvard Medical School, pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Portugal o próprio Ministro, José Mariano Gago, o Secretário de Estado, Manuel Heitor, o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, João Sentieiro, e o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, acompanhados pela Cônsul de Portugal em Boston, Manuela Barrios, e pela Harvard Medical School o Provost, Steven E. Hyman, o Dean for Graduate Education, David Golan, o Editor-Chefe de Harvard Health Publications, Anthonny Komaroff, e o indigitado Director em Harvard para o futuro Programa Harvard Medical School-Portugal, Tomas Kirchhausen.

Esta parceria Harvard-Portugal será formalizada numa cerimónia oficial a realizar em Lisboa no dia 21 de Maio de 2009, no âmbito da acção Redes de Conhecimento integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal, e vem institucionalizar uma rede nacional que visa a modernização do ensino da Medicina, a melhoria da formação especializada em Ciências Médicas e a produção/distribuição de novos materiais pedagógicos.

A coordenação do Programa Harvard-Portugal ficará a cargo das Escolas e Faculdades de Medicina e dos maiores laboratórios portugueses que trabalham na área das Ciências Biomédicas e da Saúde, em estreita ligação com a HMS. A supervisão, por sua vez, caberá à FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e à UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A avaliação externa será realizada por um painel independente a designar pela FCT.

“A criação do Programa Harvard-Portugal vem alargar o âmbito das parcerias já em curso com prestigiadas universidades norte-americanas, e proporcionará novas perspectivas académicas e científicas em áreas que tocam directamente a vida de todos os cidadãos, em qualquer país do mundo. Esta parceria reveste-se de uma importância absolutamente estratégica, na medida em que possibilita às Escolas e Faculdades de Medicina e laboratórios de investigação nacionais colaborar em investigação clínica e de translação, área crítica para o futuro de Portugal e uma das principais componentes da missão da HMS, fomentando ainda a cooperação transatlântica em Ciência e Tecnologia”, afirmou o ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

“Esta colaboração importante contém todos os elementos relevantes que procuramos num projecto internacional – baseia-se na vertente educativa, facilita a cooperação científica e contribuirá para o desenvolvimento de conteúdos médicos no país de acolhimento”, declarou Steven E. Hyman, Provost da HMS, qualificando como extremamente “inovadora” a parceria a estabelecer com Portugal.

No Programa Harvard-Portugal participarão professores, investigadores e estudantes das sete escolas de Medicina portuguesas e dos principais laboratórios que actuam no campo da investigação biomédica. Na Universidade de Harvard esta parceria envolverá investigadores da HMS e instituições afiliadas, bem como professores e estudantes da Faculty of Arts and Sciences, da Harvard School of Public Health, e da Kennedy School of Government.

As linhas de acção previstas são as seguintes:

  • Criar um programa de investigação para fortalecer a capacidade de produzir nova investigação clínica e de translação e conhecimentos clínicos com impacto na formação médica especializada e na prática clínica. Serão apoiados 12 projectos de cariz inovador, orientados para a área da patologia humana.
  • Lançar e dinamizar actividades de pós-graduação em Medicina, incluindo bolsas de Investigação Clínica Júnior e Sénior e bolsas de Desenvolvimento de Carreira para médicos.
  • Produzir e publicar informação médica para o público em geral, e distribuir materiais pedagógicos junto de estudantes de Medicina e de profissionais do sector.

A parceria Harvard-Portugal foi concebida com base numa Avaliação de Oportunidades de Colaboração com Portugal, conduzida pela Harvard Medical School em 2007, à qual se seguiu um rigoroso planeamento das actividades a desenvolver.

Entretanto, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP preparou os termos de referências e promoveu os processos de compras públicas para o desenvolvimento e instalação da plataforma tecnológica para apoio à produção e disponibilização pública de informação médica, nomeadamente o Concurso Público para Aquisição de uma Plataforma de Saúde e Investigação Biomédica e o Concurso Público para Plataforma de Saúde e Investigação Biomédica (hardware). O projecto desta plataforma foi apresentado numa intervenção convidada do Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP sobre Transferência de Conhecimento da ciência para os profissionais de saúde e para os cidadãos (texto em Inglês) que abriu a 1ª Sessão Plenária da 16ª Conferência Europeia de Saúde Pública que se realizou em Lisboa, de 6 a 8 de Novembro de 2008, sob o tema “Inovação, Conhecimento e os Cidadãos – Ciência promoção da saúde e prevenção da doença, e o cidadão”, integrada no ciclo de reuniões anuais da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) e que contou com cerca de 1.200 participantes de vários países.

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, sublinhou que o programa Harvard-Portugal “vai sem dúvida contribuir para modernizar e melhorar no país a qualidade do Ensino da Medicina, desígnio considerado hoje uma prioridade, no quadro das melhores práticas internacionais”.

Manuel Heitor referiu ainda que esta intervenção deverá ser acompanhada pelo “alargamento da cooperação entre as Escolas e Faculdades de Medicina, Laboratórios Associados e instituições de I&D com actividade na área das Ciências Biomédicas e da Saúde, de modo a que Portugal se posicione cada vez mais num nível verdadeiramente competitivo à escala internacional”.

Os projectos de investigação e translação vão elevar para novos patamares de sofisticação o trabalho que se faz nos laboratórios portugueses, e desse modo contribuir para que Portugal se torne uma presença cada vez mais respeitada no seio da comunidade científica internacional.

As actividades no âmbito dos conteúdos médicos serão desenvolvidas em Portugal e conduzidas por académicos portugueses. À HMS caberá assegurar acções de formação e a disponibilização de conteúdos médicos através da sua divisão de publicações (Harvard Health Publications (HHP)), que conta com 33 anos de experiência na produção e divulgação de informação médica para o grande público.

“Nos anos mais recentes, verifica-se que a generalidade da população demonstra um interesse crescente por temas ligados à medicina e aprecia a possibilidade de se sentir envolvida na tomada de decisões que dizem respeito à sua própria saúde”, observou Anthony L. Komaroff, editor da HHP e professor de Medicina em Harvard.

“De facto, do conjunto das instituições académicas que ensina Medicina, a HMS tem liderado o sector no que se refere à produção e distribuição de informação médica de elevada qualidade destinada ao público em geral. Será um desafio e uma honra passar a contar com os nossos colegas de Portugal para levar por diante esse esforço”, prosseguiu o mesmo responsável.

Ao abrigo deste Programa decorrerão workshops, seminários e outros encontros, uma forma de gerar um sentido de comunidade e de favorecer a criação de uma rede de oportunidades, contribuindo assim para o propósito formativo através da instrução formal e providenciando oportunidades de exposição e apresentação pública a todos os participantes. Progressivamente, estas práticas conduzirão ao estabelecimento de uma sólida e interligada comunidade portuguesa de investigadores clínicos e de translação.

“Aguardamos com expectativa o momento de iniciar uma estreita colaboração com os colegas portugueses”, referiu David E. Golan, Director para a Formação Avançada na HMS. “E prevemos que este programa funcione como um modelo em termos do envolvimento da HMS e dos seus alunos em futuros projectos internacionais de cooperação dedicados à investigação e ao ensino”.

“Estou certo que o Programa Harvard-Portugal nos proporcionará muitos anos de um esforço conjunto e concertado em prol da investigação científica, ensino e informação sobre Medicina”, realçou Tomas Kirchhausen, Director do Programa Harvard-Portugal em Harvard, designado pela HMS e Professor de Biologia Celular.

Última actualização ( 23/08/2011 )