Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > MBA com o MIT para a Formação de Gestores de Topo Inicia Aulas em Lisboa

MBA com o MIT para a Formação de Gestores de Topo Inicia Aulas em Lisboa

 - 07/01/2009

Logotipo do “The Lisbon MBA”A  Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e a Sloan School of Management do MIT assinalam no dia 7 de Janeiro de 2009 o início das aulas do programa conjunto de MBA para a formação de gestores de topo que concretiza o acordo assinado no dia 28 de Fevereiro de 2008 (ver MBA Internacional Criado no Âmbito do Programa MIT-Portugal), numa cerimónia em que participam o Primeiro-Ministro, José Sócrates, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

O início das aulas deste programa, que se intitula The Lisbon MBA, é o culminar de um processo de mais de três anos de preparação no âmbito da colaboração entre instituições portuguesas de ciência, tecnologia e ensino superior, o MIT e empresas portuguesas, a qual foi iniciada em Outubro de 2005, no âmbito da acção Redes de Conhecimento, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal, com base num exercício de diagnóstico e avaliação elaborado pelo MIT e entretanto tornado público.

A preparação do The Lisbon MBA incluiu, entretanto, a concretização do apoio sustentado de um conjunto de entidades, públicas e privadas, que garantem o suporte financeiro e o envolvimento institucional adequados à exigência de qualidade e ambição com que o Programa é lançado. O grupo inicial de empresas que acordaram apoiar o Programa inclui o Banco BPI, o Banco Espírito Santo, a Caixa geral de Depósitos, a EDP – Energias de Portugal, a Fundação Vodafone Portugal, a José Mello SGPS e a Rede Eléctrica Nacional.

The Lisbon MBA será leccionado em Lisboa com a participação activa da Sloan School of Management do MIT, onde os estudantes terão períodos de imersão durante a sua formação. A primeira turma do programa agora iniciado engloba 32 alunos oriundos de 6 países (Brasil, China, Estados Unidos da América, França, Índia e Portugal), estando previsto que o programa venha formar mais de 300 gestores nos próximos 5 anos. A fracção de estudantes estrangeiros deverá aumentar gradualmente até cerca de 50% do total de alunos a partir do 5º ano, altura em que se estima uma admissão anual de cerca de 100 alunos.

As instituições envolvidas no The Lisbon MBA pretendem colocá-lo entre os 100 melhores do mundo em 5 anos e assim dar a Portugal um lugar de destaque no circuito global de MBAs.

Última actualização ( 05/08/2011 )