Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Âmbito de actividades  > Cooperação Bilateral

Cooperação Bilateral

 - 16/05/2009

Participação em acções do âmbito da Cooperação Bilateral:

  • Alemanha
    • Jantar com o Presidente da Associação Helmoltz de Centros de Investigação, na Residência do Secretário da Embaixada da Alemanha em Portugal, em 8 de Abril de 2010: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; também participaram João Sentieiro, Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, e Dirk Elias, Director da Associação Fraunhofer – Portugal e do AICOS – Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistidas, criado no Porto em Maio de 2008, no âmbito do Programa Fraunhofer – Portugal.
    • Pequeno-almoço Debate com o Embaixador da Alemanha em Portugal, 20 de Outubro de 2010, Hotel Palácio Estoril, Estoril, a convite da Fundação Cascais que organizou o evento: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
  • Angola
    • Reunião com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Angola em Outubro de 2011, João Teta, sobre eventuais temas de cooperação no âmbito da Sociedade da Informação, Governação da Internet e e-Ciência, realizada durante a 2ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de Angola em 20 de Outubro de 2011, em Luanda, Angola: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • 2ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de Angola, em 19-20 de Outubro de 2011, em Luanda, Angola, na qual o Presidente da UMIC teve uma intervenção na sessão que se seguiu à abertura da Conferência e foi convidado pelo Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Angola, João Teta, para a mesa redonda do final da Conferência: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • Reunião com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Angola em Março de 2011, João Teta, sobre eventuais temas de cooperação no âmbito da Sociedade da Informação e Governação da Internet, realizada durante a reunião da ICANN, em 14 de Março de 2011, em São Francisco, EUA: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC; Pedro Veiga, Presidente da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional.
    • 1ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de Angola, 20-21 de Outubro de 2009, Luanda, para a qual o Presidente da UMIC, Luis Magalhães, organizou em contacto com o Director Nacional de Ciência e Tecnologia de Angola, Domingos Neto, uma delegação portuguesa, e na qual orador a seguir à sessão de abertura: Luis Magalhães (Chefe de Delegação), Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC; Paulo Ferrão, Director do Programa MIT – Portugal, ISR Lisboa, IST; José Vasconcelos Paiva, LNEC; Margarida Oliveira, ITQB/IBET; Paulo Monteiro, FEUP.
  • Brasil
    • Reunião com o Secretário de Política Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, Virgílio Augusto Fernandes Almeida, sobre eventuais temas de cooperação no âmbito da Sociedade da Informação e Governação da Internet, realizada durante a reunião da ICANN, em 14 de Março de 2011, em São Francisco, EUA: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC; Pedro Veiga, Presidente da FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional.
    • 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, 25-26 de Novembro de 2010, em Braga, organizada conjuntamente pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, pela FCCN – Fundação para Computação Científica Nacional e pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, na sequência do Memorando de Entendimento assinado pelos Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Workshop Brasil-Portugal de Cooperação Internacional em Nanotecnologia, em 15-16 de Julho de 2010, no Rio de Janeiro, no âmbito do Protocolo assinado pelos Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em matéria de nanotecnologia em Outubro de 2009, coordenada pelos Professores José Monserrat Filho, Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e organizada pelos Professores Mário Baibich, Director do Departamento de Políticas e Programas Temáticos do MCT do Brasil, e Luís Melo, Coordenador da Rede de Nanotecnologia de Portugal na FCT: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC; Luis Melo, Coordenador da Rede de Nanotecnologia de Portugal na FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP; Paulo Freitas, Director do INESC-MN e do Laboratório Associado IN – Instituto de Nanotecnologias; Nuno Neves, 3Bs e Laboratório Associado IBB – Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia; Carlos Bernardo, IPC e Laboratório Associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação; Albano Cavaleiro, DEM/UC; Rui Silva, Laboratório Associado CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos.
      Nos três dias que precederam a workshop, a delegação de investigadores portugueses visitou vários laboratórios em Campinas e no Rio de Janeiro. No dia 12 de Julho, visitou o Laboratório Nacional e Luz Síncrotron (LNLS) em Campinas, em particular o Centro de Nanociência e Nanotecnologia César Lattes (C2Nano), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e a Fonte de Luz Síncrotron, e visitou também o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). No dia 13 de Julho, a delegação visitou a PUC do Rio de Janeiro e o CBPF. No dia 14 de Julho, visitou o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
    • Visita à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, localizada no bairro Mangueira da cidade Rio de Janeiro, no dia 15 de Julho de 2010, com o objectivo de ficar a conhecer a forma de organização e funcionamento, e o processo de desenvolvimento de conteúdos de Ensino Superior à distância suportados na Internet desta notável Fundação.
    • Assinatura de Protocolos de Cooperação Científica, Tecnológica e na Sociedade da Informação entre Portugal e Brasil pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e pelo Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, no dia 10 de Outubro de 2009, no Grémio Literário, em Lisboa, com a participação do Presidente da UMIC: Luis Magalhães.
      Os acordos foram preparados numa série de 4 videoconferências coordenadas por Luis Magalhães pelo lado Português, e José Monserrat Filho (Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil) pelo lado Brasileiro. Outros participantes de Portugal nas videoconferências foram: Pedro Veiga (FCCN), Lígia Amâncio (FCT), Lino Fernandes (AdI) e Gaspar Barreira (LIP).
    • Série de 4 video-conferências Portugal-Brasil para a preparação do Programa de Cooperação (17 de Março, 8 de Abril, 28 de Abril, 18 de Maio de 2009, coordenadas por Luis Magalhães (Presidente da UMIC) pelo lado Português, e José Monserrat Filho (Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil) pelo lado Brasileiro. Outros participantes de Portugal: Pedro Veiga (FCCN), Lígia Amâncio (FCT), Lino Fernandes (AdI) e Gaspar Barreira (LIP). Na última video-conferência chegou-se a acordo final sobre a redacção de 5 acordos de cooperação bilateral, a serem considerados ministerialmente:
      • Memorando de Entendimento em matéria de reforço da língua portuguesa na Sociedade da Informação, através de repositórios científicos de acesso aberto/livre, disponibilização de recursos para o processamento computacional da língua portuguesa, medição dos conteúdos da Web em português, e arquivo da Web;
      • Protocolo em matéria de Computação distribuída GRID;
      • Protocolo em matéria de I&D em Nanotecnologia;
      • Protocolo em matéria de participação conjunta em projectos EUREKA e IBEROEKA;
      • Memorando de Entendimento em matéria de apoio à investigação em Ciências Sociais e Humanas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
      Está previsto o envolvimento directo da UMIC na execução dos primeiros 4 acordos.
  • Cabo Verde
  • Dinamarca
    • Visita de Delegação da NITA – National IT and Telecom Agency da Dinamarca sobre Espaços Internet, em 30 de Março a 1 de Abril de 2011, para troca de experiências e exploração de possibilidades de cooperação relativa a Espaços Internet. O programa organizado pela UMIC consistiu em reuniões na UMIC, visita ao Pavilhão do Conhecimento, visita à Direcção dos Centros de Inclusão Digital do Programa Escolhas e Visita ao Espaço Internet de Almada: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC; Margarida Ribeiro, Silvia Reis e Nuno Moreira da UMIC.l
  • Espanha
    • 5ª Conferência da IBERGRID – Rede Ibérica de Computação Grid, em 8-10 de Junho de 2011, em Santander, Espanha: Luis Magalhães, Presidente da UMIC; a conferência contou com vários investigadores de Portugal.
    • Lançamento da iniciativa de computação voluntária IBERCIVIS em Portugal, no Ciência 2009 – Encontro com a Ciência em Portugal, 30 de Julho de 2009, em Lisboa, com a participação de Luis Magalhães, Presidente da UMIC, Gaspar Barreira, Director do LIP, Pedro Abreu, do LIP, Rui Brito, do CNC e da FCTUC, e Carlos Simões, do CNC e da FCTUC. O alargamento da iniciativa IBERCIVIS a Portugal foi dinamizado pela UMIC através de uma videoconferência (21 de Julho de 2009) e de reuniões (23-27 de Julho de 2009 em Saragoça, 5-7 de Maio de 2009 em Saragoça, 12 de Janeiro de 2009 em Madrid, 7-8 de Julho de 2008 em Trujillo).
    • Reunião sobre as "Perspectivas Financeiras da UE" na área da Ciência, Tecnologia e Inovação, 29 de Janeiro de 2009, Madrid: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    • XXIVª Cimeira Luso-Espanhola, 21-22 de Janeiro de 2009, em Zamora, integrando a Delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
      Nesta Cimeira foram assinados vários Memorandos de Entendimento envolvendo a UMIC e em para cuja preparação a UMIC participou significativamente, nomeadamente sobre:
      • Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL);
      • Reforço das redes electrónicas de investigação e de ensino de Portugal e Espanha e da sua interligação;
      • Computação distribuída GRID, Supercomputação e Repositórios Científicos de dados.
    • Reunião de Coordenação das Iniciativas de e-Ciência de Portugal e Espanha, 12 de Janeiro de 2009, em Madrid: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, Pedro Veiga Presidente da FCCN, Gaspar Barreira, Director do LIP, Jorge Gomes, do LIP, Daniel Gomes, da FCCN, e Rui Brito, do CNC e da FCTUC.
    • Criação da IBERGRID – Infraestrutura Ibérica de Conjunta de Computação Grid (3ª Conferência IBERGRID), 20-22 de Maio de 2009, Valencia; Reunião de Coordenação das Iniciativas de e-Ciência de Portugal e Espanha, 12 de Janeiro de 2009, em Madrid; 2ª Conferência IBERGRID, 1-14 de Maio de 2008, Porto; Reunião de Coordenação da IBERGRID, 24 de Julho de 2007, Valencia; 1ª Conferência IBERGRID, 14 de Maio de 2007, Santiago de Compostela; Reunião de Coordenação das iniciativas Grid de Portugal e Espanha para criação da IBERGRID, 12 de Novembro de 2006, Braga; XXIª Cimeira Luso-Espanhola, 18-19 de Novembro de 2005, Évora, onde foi assinado um Memorando de Entendimento que deu origem à IBERGRID.
    • XXIIIª Cimeira Luso-Espanhola, 18 de Janeiro de 2008, Braga, integrando a Delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
      Nesta Cimeira procedeu-se, no próprio terreno destinado à instalação do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, ao lançamento da obra de construção deste laboratório e à assinatura do respectivo Acordo de Sede que foi depois sujeito a aprovação parlamentar em Portugal.
    • Assinatura de um Protocolo de Cooperação pelas universidades portuguesas de Aveiro, Porto e Minho e pelas universidades galegas de A Coruña, Santiago de Compostela e Vigo, pelo qual é criado um programa conjunto de Doutoramento em Nanomedicina, 16 de Janeiro de 2008, Porto. Esta iniciativa contou com a adesão de 18 instituições portuguesas de I&D, entre as quais 10 Laboratórios Associados, e está aberta à colaboração de outras instituições, empresas e centros de investigação que se proponham contribuir de forma relevante para os seus objectivos, e muito particularmente com o INL. A UMIC esteve envolvida no estímulo à assinatura deste protocolo através do seu Presidente: Luis Magalhães.
    • Reunião Hispano-Portuguesa de Laboratórios de Nanotecnologia que teve como participantes representantes dos principais laboratórios de nanociência e nanotecnologia, os coordenadores da Rede de Nanotecnologia de Espanha e da Rede de Nanotecnologia de Portugal, e representantes dos ministérios de ciência dos dois países, realizada em 23 de Fevereiro de 2007 nas instalações da Comissão Instaladora do INL, em Braga: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • XXIIª Cimeira Luso-Espanhola, 24-25 de Novembro de 2006, Badajoz, integrando a Delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
      Nesta Cimeira foi assinada a Convenção que aprova os Estatutos do INL como organização internacional de investigação, a qual foi depois sujeita em 2007 a aprovação parlamentar e ratificação dos Chefes de Estado nos dois países, com base no Relatório da Comissão Técnica nomeada na XXIª Cimeira Luso-Espanhola para preparar a criação de um Instituto de I&D Portugal-Espanha, cuja delegação portuguesa foi chefiada por Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    • Reuniões de Comissões Técnicas previstas nos Memorandos de Entendimento assinados na XXIª Cimeira Luso-Espanhola, 2 de Outubro de 2006, Madrid, entre as quais as que incluíram a UMIC (Criação e operação conjunta de um Instituto de I&D Portugal-Espanha; Computação distribuída GRID; Desenvolvimento de Planos de Cooperação Científicos e Tecnológicos específicos), cabendo a coordenação da delegação portuguesa nas duas primeiras ao Presidente da UMIC: Luis Magalhães.
    • XXIª Cimeira Luso-Espanhola, 18-19 de Novembro de 2005, Évora, integrando a Delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
      Nesta Cimeira foram assinados vários Memorandos de Entendimento envolvendo a UMIC, relativos a:
      • Criação e operação conjunta de um Instituto de I&D Portugal-Espanha. Estabelece as bases para a criação do que veio a ser o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, constituído como organização internacional de investigação, e nomeia uma Comissão Técnica para preparar uma proposta detalhada, incluindo a definição das linhas iniciais da actividade científica e técnica a desenvolver, o modelo de funcionamento e de financiamento, as oportunidades e vantagens de concentrar as actividades em áreas de trabalho de Nanotecnologias, Computação GRID, Biotecnologia e Biomedicina, Energia, Gestão de Riscos em Infra-estruturas críticas. A UMIC foi uma das entidades portuguesas nomeadas para a Comissão Técnica e o seu Presidente coordenou a parte portuguesa.
      • Sociedade da Informação. Prevê o intercâmbio regular de informação, experiências e know-how técnico, e o estudo e execução conjunta e coordenada de actividades e projectos.
      • Computação distribuída GRID. Prevê a cooperação em Computação Grid, nomeadamente através da coordenação das infraestruturas dos dois países que veio a dar lugar à IBERGRID.
      • Redes Electrónicas de Investigação e de Ensino. Estabelece a ligação coordenada das redes de investigação e ensino dos dois países em anel de fibra óptica escura propriedade destas próprias redes com redundância útil a ambas as redes, mediante ligações na fronteira Norte de Portugal com a Galiza e na fronteira Leste com a Extremadura espanhola.
      • Desenvolvimento de Planos de Cooperação Científicos e Tecnológicos específicos, com vista ao reforço mútuo das capacidades de intervenção internacional, incluindo a I&D envolvendo Computação Grid, e a I&D em nanotecnologias.
  • Hungria
  • Índia
    • Conferência em Parceria Índia – UE e Estados Membros para um Roteiro Estratégico em I&I, sobre o tema: Desafios Relacionados com Água e Biorecursos, organizada conjuntamente por DG Investigação e DG Empresa da Comissão Europeia e Estados Membros da UE no contexto do SFIC – Strategic Forum for International S&T Cooperation da UE e com o apoio da Delegação da UE e das Embaixadas de Estados Membros da UE na Índia, e pelo Ministério para a Ciência e Tecnologia da Índia em parceria com os ministérios de Recursos de Água, de Desenvolvimento Urbano Desenvolvimento Rural, de Saúde e Segurança Social da Família, de Agricultura e de Fontes de Energia Renovável da Índia, e teve mais de 200 participantes e, da parte europeia, envolveu participantes de 12 Estados Membros (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal e Suécia) e 3 Países Associados (Noruega, Suíça e Turquia).
      A delegação de Portugal incluiu: Ana Cristina Neves, Delegada de Portugal ao SFIC e Responsável por Relações Internacionais da UMIC; José Menaia, Chefe do Laboratório de Engenharia Sanitária do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que foi o co-Presidente Europeu da sessão “Supply of Drinkable Water”; Carlos Póvoa, Conselheiro do Conselho de Administração da Águas de Portugal Serviços Ambientais, SA, que foi um dos oradores na sessão “Water Supply/Resource Management”. Ana Cristina Neves (ver intervenção) integrou o painel da “Concluding Plenary Session: The Way Forward”, que teve três participantes da UE,sendo os outros dois Jacqueline Cramer, ex-Ministra de Habitação, Planeamento do Território e Ambiente da Holanda, e Are Straume, Chefe de Secção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Dinamarca, e José Menaia foi o relator das sessões do tema “Water Quality and Health Challenges”, designadamente “Supply of Drinkable Water”, “Water Related Diseases”, “Water Quality and Health Challenges” (ver relato das sessões de “Water Quality and Health Challenges”).
      A Declaração Conjunta dos co-Presidentes da Conferência foi assinada por Dr. T. Ramasami, Secretário do Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo da Índia, Dr. A.Pauli, Subdirectora-Geral da Direcção-Geral de Investigação da Comissão Europeia, e V. Rieke, Presidente do SFIC.
    • Reuniões com Delegação da Índia a Portugal que se deslocou a Lisboa para uma reunião do Comité Conjunto Indo-Português sobre Ciência e Tecnologia e o Grupo de Trabalho sobre Ciência e Tecnologia do Oceano, no dia 1 de Julho de 2010 com o Presidente do Conselho do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e com o Coordenador da Rede de Nanotecnologia de Portugal (PortugalNano) na FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, Luis Melo, em que foi apresentado o novo laboratório internacional de nanotecnologia INL e as actividades de Portugal em nanotecnologia.
      A delegação da Índia incluiu o Chefe da Cooperação Internacional do Departamento de Ciência e Tecnologia (DST), AK Sood, a Representante do Departamento de Tecnologias da Informação do MIT de Nova Deli, Alpana Dey, o Chefe de Sistemas de Observação do Oceano do Instituto Nacional de Tecnologias do Oceano de Chenai, Tata Sudhakar, e o Ponto de Contacto para Portugal no DST, Jagdish Chander.
      A Responsável por Relações Internacionais da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, que é a representante de Portugal no Forum Estratégico para a Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia da União Europeia (SFIC) e integra o Grupo Índia deste Forum, participou na reunião do Comité Conjunto Indo-Português sobre Ciência e Tecnologia que se realizou no dia 2 de Julho de 2010.A Embaixadora da Índia em Portugal convidou para um jantar na sua residência vários elementos das delegações portuguesas nas reuniões que teve em Lisboa, entre os quais o Presidente da UMIC, Luis Magalhães e a Responsável por Relações Internacionais da UMIC, Ana Cristina Neves.
    • Visita Oficial do Presidente da República à Índia, 10-17 de Janeiro 2007, New Delhi, Goa, Bombaim, Bangalore, integrando a comitiva: Luis Magalhães, Presidente da UMIC. Em New Dehli foram feitos contactos bilaterais com o Ministério da Ciência da Índia, e em Goa foi realizada uma reunião de trabalho no National Institute of Oceanography, Dona Paula.
  • República da Coreia
  • República Popular da China
Última actualização ( 09/03/2012 )