Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Notícias  > Visita à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Visita à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

 - 16/07/2010

Logotipo da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)No dia 15 de Julho de 2010 o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP visitou a Fundação CECIERJ – Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, localizada no bairro Mangueira da cidade Rio de Janeiro, com o objectivo de ficar a conhecer a forma de organização e funcionamento, e o processo de desenvolvimento de conteúdos de Ensino Superior à distância suportados na Internet desta notável Fundação.

A Fundação CECIERJ, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado do Rio de Janeiro, foi criada no dia 18 de Março de 2002 a partir do CEDERJ – Consórcio Centro de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro, constituído no dia 26 de Janeiro de 2000, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da SECTI, e das  seis universidades públicas sediadas no Estado: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os objectivos deste consórcio são:

  1. Contribuir para a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado do Rio de Janeiro.
  2. Concorrer para facilitar o acesso ao ensino superior daqueles que não podem estudar no horário tradicional.
  3. Actuar na formação continuada, a distância, de profissionais do Estado, com atenção especial para o processo de actualização de professores da rede estadual de Ensino Médio.
  4. Aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação no Estado do Rio de Janeiro.

A metodologia de educação a distância permite o acesso ao sistema daqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior público por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula. O aluno do Consórcio CEDERJ está matriculado em uma das universidades do Consórcio, dependendo do curso e do pólo regional a que esteja vinculado, faz o vestibular e todo o curso de graduação sem sair da sua cidade e, quando completa com sucesso o curso em que está inscrito, recebe um diploma equivalente ao dos alunos dos cursos presenciais. A competência académica dos cursos está a cargo dos docentes das universidades, os quais preparam os projectos dos cursos e o conteúdo do material didáctico, e gerem o apoio tutorial e avaliação dos cursos. A Fundação CECIERJ é responsável pela produção do material didáctico, pela gestão operacional da metodologia de Ensino a Distância e pela montagem e operacionalização dos pólos regionais. Os municípios em que estão sediados pólos regionais, asseguram a adaptação física do espaço destinado aos respectivos pólos, os correspondentes bens de consumo e o pagamento do pessoal administrativo.

A Fundação CECIERJ actua oferecendo a infra-estrutura operacional ao Consórcio CEDERJ para a oferta dos cursos de graduação, do Pré-vestibular Social e de cursos de actualização para professores em exercício no Ensino Médio e no Ensino Fundamental.  Actua, também, na área de divulgação científica em diferentes projectos como, por exemplo, os Espaços da Ciência no interior do Estado do Rio de Janeiro, o projecto Jovens Talentos para Ciência, a Praça da Ciência Itinerante e a mostra Ver Ciência.

O Consórcio CEDERJ conta com cerca de 27.000 alunos matriculados dos quais 19.000 estão efectivamente inscritos em pelo menos uma disciplina. O Consórcio tem 33 pólos em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro onde os alunos podem realizar as actividades presenciais obrigatórias como aulas em laboratório, avaliações, apoio tutorial presencial, etc. Os cursos de graduação presentemente oferecidos pelo CEDERJ são: Administração, Administração Pública, Tecnologia em Sistemas de Computação e as Licenciaturas (diplomas de Ensino Superior para professores do ensino básico e secundário) em Ciências Biológicas, Física, História, Matemática, Pedagogia, Química, e Turismo.

Cerca de um terço das vagas dos cursos de Graduação do Consórcio CEDERJ são preenchidas por candidatos que frequentaram o Pré-Vestibular Social (PVS), também oferecido pela Fundação CECIERJ desde 2001. O PVS é um curso preparatório gratuito para as provas de acesso às universidades. Em 2010, o PVS ofereceu 18.500 vagas e abrangeu 37 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Na visita, ao longo de cerca de 4 horas, o Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP interagiu com a Presidente da Fundação CECIERJ, Masako  Oya Masuda, com a Vice-Presidente de Educação à Distância, Miriam  Araújo Carlos Crapez, com a Directora de Apoio Tutorial, Margarete  Valverde, com a Directora de Pólos Regionais, Maria Luisa  Marchiori, com a Directora do Pré-Vestibular Social, Maria Bastos, e com técnicos de vários sectores da produção de conteúdos didácticos disponibilizados através da Internet.

Última actualização ( 02/09/2010 )