Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > 1ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia de Angola

1ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia de Angola

 - 22/10/2009

Bandeira de AngolaRealizou-se nos dias 20-21 de Outubro de 2009, em Luanda, Angola, a 1ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia de Angola, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola, cujas Comissão Organizadora e Sub-Comissão Científica foram presididas pelo Doutor Domingos da Silva Neto, Director Nacional para a Investigação Científica, e cujo Secretariado foi coordenado pelo Dr. Julius Campos de Almeida, Director do Gabinete da Ministra da Ciência e Tecnologia.

A Conferência teve como lema: “O papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento socioeconómico e sustentável de Angola”, foi aberta pela Ministra da Ciência e Tecnologia, Prof. Doutora Maria Cândida Pereira Teixeira, e contou com 5 sessões de Painéis dedicadas a:

  • Políticas e Legislação sobre Ciência e Tecnologia
  • Biotecnologia, Segurança Alimentar e Nutricional
  • Saneamento Básico e Águas
  • Saúde Pública
  • Tecnologias Limpas e de Construção Civil,

seguidas de uma Mesa Redonda sobre o tema: “O papel da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento Socioeconómico e Sustentável de Angola”, e da sessão de encerramento em que foi orador o Vice-Ministro da Ciência e Tecnologia, Prof. Doutor Orlando da Mata (ver o Programa da Conferência).

Esta 1ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia de Angola contou com a participação de uma delegação portuguesa que foi constituída pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP na sequência de convite e solicitação do Director Nacional para a Investigação Científica de Angola para identificação de investigadores portugueses de áreas científicas determinadas (energia e sustentabilidade, genética de plantas, recursos hídricos, construção) para participarem na conferência, e que teve a seguinte composição:

O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, integrou o painel “Políticas e Legislação sobre Ciência e Tecnologia” com a intervenção “Capacitação para a Sociedade e a Economia Baseadas no Conhecimento: Políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Última actualização ( 02/09/2011 )