Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Viena (2009)

Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Viena (2009)

 - 28/09/2009

Logotipo da Ambient Assisted Living Association Realizou-se no dia 28 de Setembro de 2009, em Viena, Áustria, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, cuja agenda incluiu: relatório do Presidente do Conselho Executivo sobre as actividades da Associação AAL, organização interna, ponto de situação da Call1 AAL, resultados da avaliação da Call 2 AAL, organização do AAL Forum 2009 em Viena a realizar nos três dias seguintes, Programa de Trabalhos para 2010.

Portugal teve uma participação na Call2 muito boa, com instituições portuguesas a participarem em 8 candidaturas, envolvendo 14 entidades portuguesas, das quais 3 com coordenação portuguesa, e em que foram aprovadas 4 propostas com participação portuguesa, envolvendo 7 entidades portuguesas, das quais uma com coordenação por uma empresa portuguesa.

Participaram na reunião 18 países (Alemanha, Áustria, Chipre, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido), e observadores da Comissão Europeia e da Central Management Unit da Associação.

A iniciativa europeia para o desenvolvimento de novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (AAL – Ambient Assisted Living) (150 milhões de euros), foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da EU em Novembro de 2007, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Portugal desempenhou, na altura, um papel decisivo, com o envolvimento determinante da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, para viabilizar a aprovação da iniciativa numa altura em que dificuldades técnicas e políticas tinham dado o processo como irresolúvel antes de 2009.

O Programa AAL é gerido pela Associação AAL, de que Portugal é membro fundador através da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (ver Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas). Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, é a entidade gestora nacional do Programa AAL, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a correspondente entidade financiadora pública portuguesa.

Para informações sobre as actividades da Associação AAL ver o sítio da Associação AAL na Internet.

Última actualização ( 13/03/2012 )