Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Dia Europeu da Internet Segura 2012

Dia Europeu da Internet Segura 2012

 - 06/02/2012

Logotipo do Safer Internet Day 2012 O Dia Europeu da Internet Segura 2012 é 7 de Fevereiro de 2012, este ano com o tema “Ligando Gerações e Educando os Outros” (“Connecting generations and educating each other”). Tal como nos anos anteriores, espera-se que neste dia cerca de 70 países dos cinco continentes promovam acções de sensibilização sobre a utilização segura da Internet. Este evento é organizado a nível Europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

Em Portugal, onde estas actividades são lideradas pelo Projecto Internet Segura coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, são promovidas cerca de 500 acções de 6 a 18 de Fevereiro em vários pontos do país sobre a utilização segura da Internet, com o objectivo de informar vários grupos da população sobre como podem beneficiar em segurança das grandes oportunidades oferecidas pela Internet.

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com nas organizações. A par de todas as possibilidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na aprendizagem, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para a sua utilização segura.

O projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação e Ciência, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) e a Microsoft Portugal, assegura a representação portuguesa na Insafe e preparou algumas iniciativas a nível nacional para promoção da utilização segura da Internet, com particular atenção nas escolas do ensino Básico e Secundário e em Espaços Internet, locais de acesso público e gratuito à Internet com o apoio de pessoal próprio.

As cerca de 500 acções promovidas este ano são em número semelhante ás que se realizaram no ano passado, quando duplicaram em relação ao ano anterior em consequência de uma mobilização crescente dos vários actores para esta iniciativa. Tal como nos anos anteriores, o Projecto Internet Segura resolveu estender estas comemorações por um período de cerca de uma semana e meia, de 6 a 18 de Fevereiro, dinamizando-as ao longo de todo o país nomeadamente através da Rede de Espaços Internet, e estendendo-a a vários grupos da população além de jovens, nomeadamente a seniores, pessoas com necessidades especiais e à população em geral, incluindo várias acções explicitamente destinadas a pais e educadores.

No caso das Escolas, a equipa da Seguranet que é a componente do projecto Internet Segura a funcionar para a comunidade escolar do ensino básico e secundário no Ministério da Educação e Ciência, lançou para a semana de 6 a 10 de Fevereiro actividades com alunos e/ou encarregados de educação que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Internet, em mais de 120 escolas.

A Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), em conjunto com o Instituto Português da Juventude (IPJ), promove acções de sensibilização dirigidas a crianças, jovens e adultos na Rede de Lojas Ponto JÁ.

A Microsoft, enquanto membro do Consórcio Internet Segura, promove acções de sensibilização e formação sobre o tema da Segurança na Internet como parte do seu Programa Volunteer Scheme. No âmbito da celebração do Dia Europeu da Internet Segura em 2010, a Microsoft traduziu para português, 5 vídeos informativos sobre segurança na Internet:

Estes vídeos também estão disponíveis no canal do projecto Internet Segura no You Tube.

Na sequência de iniciativas anteriores, o projecto Internet Segura, em conjunto com a Rede de Espaços Internet, promove a generalização de diferentes acções de sensibilização/formação nos mais de 1.100 Espaços Internet existentes em todo o país, em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva. O desenvolvimento de actividades de sensibilização e formação nos Espaços Internet é um poderoso instrumento de inclusão e penetração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Podem ser obtidas informações sobre estas iniciativas nas notícias publicadas na Internet em http://www.umic.pt/ ; http://www.RededeEspacosInternet.pt.

Sobre o Projecto Internet Segura

Em Julho de 2007 foi apresentado publicamente o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação e Ciência, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), a Microsoft Portugal, e a partir de 2011 a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI).

Sítios do projecto Internet Segura sobre a temática:

  • www.InternetSegura.pt – Portal nacional com informações sobre o projecto, dicas para uma navegação segura e recursos para os utilizadores;
  • www.Seguranet.pt – Sítio dedicado à temática da Internet Segura para a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos;
Última actualização ( 06/02/2012 )