Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Forum para a SI  > Notícias  > Forum para a Sociedade da Informação

Forum para a Sociedade da Informação

 - 08/03/2006

O Forum para a Sociedade da Informação é um orgão de consulta e concertação para o desenvolvimento das políticas públicas para a sociedade da informação, reunindo os principais actores sociais, públicos e privados, e aberto, de forma interactiva, à sociedade em geral.

A criação do Forum para a Sociedade da Informação foi prevista no Programa Ligar Portugal, retomando uma prática de consulta e concertação alargada no âmbito das políticas para a sociedade da informação seguida no período de 1997 a 2001.

A primeira sessão do Forum para a Sociedade da Informação decorreu no dia 10 de Março de 2006, no Parque de Exposições de Aveiro, com abertura presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e encerramento presidido pelo Primeiro-Ministro.

O lançamento do Forum para a Sociedade da Informação é uma importante iniciativa prevista no programa Ligar Portugal, integrado no Plano Tecnológico. Trata-se de assegurar a participação regular dos actores relevantes para o desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal, públicos e privados, estimulando o debate, a troca de experiências e a aferição das próprias políticas públicas. O desenvolvimento do País, neste como noutros domínios, requer plataformas alargadas de participação que promovam o trabalho em rede e a construção partilhada de objectivos comuns.
 
Ao programa Ligar Portugal correspondem acções, metas e objectivos de benchmarking internacional. No Forum será apresentado e discutido o ponto de situação actual com base nos últimos dados nacionais e internacionais de evolução do país nos principais aspectos da Sociedade da Informação.

Por exemplo, os acessos à Internet em banda larga cresceram 43 por cento em Portugal ao longo de 2005. Outros indicadores actualizados mostram que 83 por cento dos estabelecimentos de ensino superior estão já cobertos por redes sem fios (Campus Virtual) e que a totalidade dos organismos públicos portugueses dispõem de ligação à Internet, dos quais 73 por cento em banda larga. Relativamente ao Portal do Cidadão, sabe-se que registou no último ano um crescimento de tráfego de 46 por cento, e que foi visitado no mês de Janeiro de 2006 por 191.000 pessoas, a partir de 33 países.
 
O Forum discutirá ainda as transformações e acções em curso em vários sectores, do comércio electrónico à formação e qualificação, do governo electrónico à inclusão social ou à criação de emprego. Incluirá ainda o tema da regulação e da concorrência assim como a discussão de perspectivas e oportunidades novas para as tecnologias de informação.

O Forum, que conta na sessão de encerramento com a presença do Primeiro Ministro, é também palco para a assinatura do acordo entre o Governo português e a Carnegie-Mellon University no âmbito da iniciativa de novas parcerias internacionais para a Ciência e a Tecnologia e o Ensino Superior.

Noutro momento dos trabalhos, a UMIC vai assinar com a empresa Sun Microsystems um protocolo sobre a utilização de software livre.

 

Última actualização ( 28/10/2008 )