Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Notícias  > Todas as escolas públicas de Portugal acedem à Internet em banda larga

Todas as escolas públicas de Portugal acedem à Internet em banda larga

 - 29/01/2006

A partir do fim de Janeiro de 2006, todas as escolas públcas dispõem de acesso à Internet em banda larga, na sequência de um processo que se completou no Alentejo na escola básica do primeiro ciclo de Oriola, Concelho de Portel, agora ligada à rede mundial em Banda Larga.

O simbolismo da ocasião atraiu à escola EB1 de Oriola, no dia 31 de Janeiro de 2006, membros do Governo como o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Ministra da Educação, e o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, numa cerimónia presidida pelo Primeiro Ministro.

A escola EB1 de Oriola, onde estudam 20 alunos e que integra ainda um jardim-de-infância frequentado por 16 crianças, transformou-se assim na meta onde se cumpre mais um objectivo da iniciativa Ligar Portugal, um dos vectores estratégicos do Plano Tecnológico.

A decisão de ligar todas as escolas portuguesas à Internet começou a ser concretizada em 1997, por iniciativa do então Ministério da Ciência e da Tecnologia e através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Portugal foi um dos primeiros países europeus a ligar todas as escolas à Internet, o que foi  concretizado até ao final de 2001, em tecnologia RDIS.

Portugal também é pioneiro, desde 1997, na integração de todas as escolas na rede da investigação científica e do ensino superior, ao constituir a RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade. Assim, as escolas de todo o país podem beneficiar mais cedo de avanços que, com frequência, aparecem primeiro para as instituições científicas, ao mesmo tempo que vêem reforçadas as suas relações com as instituições científicas e do ensino superior.

A ligação em banda larga agora concretizada é essencial para colocar as escolas portuguesas, de novo, na linha da frente da Europa, e permitir o uso eficiente das tecnologias de informação e comunicação no trabalho educativo e na abertura da escola à comunidade.

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento suporta financeiramente os custos de comunicação das escolas do 1º ciclo, a grande maioria dasescolas agora ligadas em banda larga, e participou, a partir Setembro de 2005, no acompanhamento e coordenação do projecto que decorreu através da FCCN.
 

Última actualização ( 21/08/2007 )