Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Reunião Informal de Ministros de Competitividade – Investigação

Reunião Informal de Ministros de Competitividade – Investigação

 - 19/07/2007

 Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da UE, realiza-se em 19-20 de Julho de 2007 uma Reunião Informal de Ministros de Competitividade – Investigação, no contexto da intenção da Presidência Portuguesa da UE contribuir com um novo impulso para a Estratégia de Lisboa em matéria de Ciência e Tecnologia, e reforçar esta temática na agenda Europeia, sete anos após o Conselho Europeu de Lisboa de Março de 2000 ter definido como objectivo estratégico para a próxima década "tornar-se no espaço económico mais dinâmico e competitivo do mundo baseado no conhecimento e capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social".  

O Conselho informal de Ministros da Competitividade na vertente Investigação vai debater a contribuição das políticas nacionais para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia a nível europeu. O Conselho propõe-se examinar algumas das metas de Lisboa em matéria de Ciência e Tecnologia do ponto de vista dos Estados Membros.

Para tal, a Presidência reunirá Ministros e participantes convidados para enriquecer o debate, com o objectivo de alimentar e influenciar a discussão política global sobre o novo ciclo da Estratégia de Lisboa, e contribuir para uma actualização e reforço das metas em Ciência e Tecnologia, incluindo a sua monitorização no novo ciclo.

As medidas de politica nacional apresentam-se mais importantes do que nunca. Para fazer um ponto de situação e delinear estratégias para avançar nestas matérias. Esta discussão entre Ministros insere-se no objectivo mais geral da Presidência de contribuir para o debate sobre o Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa, no momento em que a Comissão Europeia lançou o Livro Verde sobre o Espaço Europeu de Investigação.

A agenda da reunião considera as questões seguintes:

  • A Europa precisa de mais cientistas. Para manter um nível sustentado de investigadores qualificados na Europa, quais são as medidas tomadas pelos Estados Membros para encorajar jovens a estudar Ciência e Tecnologia, para criar condições atractivas no mercado laboral (formação, ambientes de investigação e perspectives de carreira), para eliminar obstáculos regulamentares à mobilidade e promover a flexibilidade na prossecução das carreiras? Quais são as medidas que cada Estado Membro tomou para evitar o brain drain e estimular o brain gain?
  • O Conselho vai ainda aferir a implementação pelos Estados Membros das metas em matéria de Ciência e Tecnologia da Estratégia de Lisboa no que respeita o objectivo de atingir 3% de investimento em I&D até 2010, com 2% proveniente do sector privado. Quais são as barreiras para o crescimento do investimento privado em I&D e as medidas políticas principais e programas que o Estados Membros desenvolvem para encorajar o investimento privado em I&D e reforçar o investimento público em I&D?

Está previsto um conjunto de apresentações por especialistas convidados, nomeadamente:

  • Fotis Kafatos, Presidente do ERC – European Research Council, Professor do Imperial College of London, e Director-Geral do EMBL – European Molecular Biology Laboratory no período 1993-2005.
  • Manuel Heitor (draft note), Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Professor no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, e fundador e Director do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento no período 1999-2005.
  • Paul Caro, membro da Académie des Sciences de France e membro fundador da Académie des Technologies de Paris, foi Director para Investigação do CNRS até 2001 e integrou o Grupo de Alto Nível da UE sobre Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia na Europa que produziu o correspondente relatório em 2004.

  • Frédéric Sgard, administrador de projecto no Global Science Forum da OCDE onde gere actividades que incluem o projecto Interesse Decrescente dos Jovens por Estudos de Ciência, é membro do Conselho de Administração da Association Française pour l'Avancement des Sciences (France), e foi Vice-Presidente da Associação Euroscience no período 2002-2006, onde foi responsável pelos assuntos de políticas de ciência e tecnologia.

A Reunião Informal de Ministros é presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, sendo a Comissão Europeia representada pelo Comissário para a Investigação, Janez Potočnik, e conta com uma representação Portuguesa que inclui o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Inovação.

 

Conferência de Imprensa

José Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, e Janez Potočnik, Comissário Europeu para a Ciência e a Investigação
Janez Potočnik, Comissário Europeu para a Ciência e a Investigação e
José Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal

Última actualização ( 10/07/2008 )