Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal

2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal

 - 28/02/2008

Logótipo da Carnegie Mellon UniversityO Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal (CMU – Portugal Program Board of Directors) reuniu-se pela 2ª vez no dia 28 de Fevereiro de 2008, para apreciar o relatório das actividades realizadas e o plano de actividades futuras.

Este Conselho de Administração é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Presidente da Carnegie Mellon, Jared Cohon, o Dean da Escola de Engenharia da Universidade da Carnegie Mellon, Pradeep Koshla, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, Alfredo Baptista da Portugal Telecom e os directores do programa na Carnegie Mellon e em Portugal, respectivamente José Manuel F. Moura e Victor Barroso.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal foi iniciado a 27 de Outubro de 2007 no âmbito da acção Redes de Conhecimento, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

As áreas principais de actividades de investigação e ensino são: processamento e redes de informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua, redes e tecnologias de sensores, políticas públicas e de inovação tecnológica, e matemática.

Os vários cursos de pós-graduação foram iniciados em Setembro de 2007 e envolvem neste momento 34 alunos de doutoramento (23 em Portugal e 11 na Carnegie Mellon), e cerca de 22 alunos de Professional Masters em Portugal. Estes cursos conferem os correspondentes graus simultaneamente pela Carnegie Mellon e por universidades portuguesas, constituindo a primeira situação no mundo em que a Carnegie Mellon concede graus duais juntamente com outras universidades.

O Programa Carnegie Mellon-Portugal inclui os seguintes 4 Professional Masters, que têm possibilitado introduzir e promover em Portugal uma estratégia de qualificação avançada e especialização de quadros técnicos de empresas com base numa orientação de aprofundamento técnico e de alargamento de perspectivas negócio que correspondem a uma informação em engenharia semelhante à conferida em gestão por cursos de MBA:

  • Master of Human Computer Interaction, organizado pelo Human Computer Interaction Institute e a School of Computer Science (SCS) da Carnegie Mellon e pela Universidade da Madeira.
  • Master of Science in Information Networking, organizado pelo Information Networking Institute (INI) da Carnegie Mellon e pela Universidade de Aveiro.
  • Master of Science in Information Technology, entre o INI da Carnegie Mellon e pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
  • Master of Software Engineering, organizado pelo International Software Research Institute (ISRI) e a SCS da Carnegie Mellon, e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Os programas de doutoramento são orientados por temas emergentes de investigação, desenvolvidos com laboratórios de I&D e empresas, e prevêem estadias de um ano na Carnegie Mellon. Estão em curso 6 Programas de Doutoramento:

  • Doctoral Program in Computer Science, organizado pelo Computer Science Department da Carnegie Mellon e pelo Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DI-FCUL), o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa (DI-FCTUNL), o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DI-FCTUC) e a iniciativa conjunta MAP-i que envolve as universidades do Minho, Aveiro e Porto num programa de doutoramento em Computer Science.
  • Doctoral Program in Electrical and Computer Engineering, organizado pelo Electrical and Computer Engineering Department da Carnegie Mellon e pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST (DEEC-IST), o DI-FCUL, o Departamento de Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, e o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
  • Doctoral Program in Engineering and Public Policy: Networked Systems, organizado pelo Department of Engineering and Public Policy da Carnegie Mellon e pelo DEEC-IST, e com relações com outras entidades públicas como a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações e a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.
  • Doctoral Program in Language Technology, organizado pelo Language Technology Institute (LTI) da Carnegie Mellon e pelo DEEC-IST.
  • Doctoral Program in Mathematics, organizado pelo Department of Mathematics da Carnegie Mellon e pelo consórcio formado pelos Departamentos de Matemática do IST, da FCUL e da FCTUNL.
  • Doctoral Program in Technological Change and Enterpreneurship, organizado pelo SeTChange Program – Program in Strategy, Entrepreneurship, and Technological Change da Carnegie Mellon e pelo Departamento de Engenharia e Gestão do IST e o Departamento de Economia da Universidade Católica Portuguesa.


O Conselho de Administração analisou e aprovou o lançamento de um novo programa de doutoramento na área da regulação de Networked Industries, com ênfase em telecomunicações, conferindo um grau duplo com a Carnegie Mellon em Engineering and Public Policy para desenvolvimento de novas competências em áreas estratégicas para o crescimento das Redes de Nova Geração (NGN – Next Generation Networks), nomeadamente baseadas em comunicação IP em fibra óptica. A Carnegie Mellon é líder mundial nesta área, o que permite introduzir em Portugal esta nova área de formação pós-graduada e investigação que tem um papel de importância crescente na modernização dos processos de regulação.

Estão também em curso 7 Projectos de Investigação:

  • Anti-Phishing Cooperative Research Project, envolvendo investigadores e estudantes de doutoramento da Carnegie Mellon e da empresa PT.COM/SAPO.
  • Control and Interaction in Multi-Agent Decision Problems with Loose Coordination, envolvendo investigadores e estudantes de doutoramento da Carnegie Mellon e do Instituto de Sistemas e Robótica-Lisboa.
  • Making Protections Smarter to Increase Dispersed Generation and Intermitent Power Sources Penetration in Distributed Networks, envolvendo investigadores e estudantes de doutoramento da Carnegie Mellon e do INESC-Porto.
  • Network-Wide Management: Monitoring, Configuration and Fault-Tolerent Operation, envolvendo investigadores e estudantes de doutoramento da Carnegie Mellon e a empresa Portugal Telecom.
  • Prediction and Root Cause Analysis for Improved Dependability of Critical Information Infrastructures for Telecom Operators, envolvendo investigadores e estudantes de doutoramento da Carnegie Mellon e a empresa Portugal Telecom.
  • Specification and Verification of Complex Distributed Systems, envolvendo investigadores e estudantes de doutoramento da Carnegie Mellon e do Centro de Informática e Tecnologias de Informação da Universidade Nova de Lisboa.
  • Verifiable Correct Concurrent Software with Transactional Memory, envolvendo investigadores e estudantes de doutoramento da Carnegie Mellon, do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, e da empresa Critical Software, SA.

Também foi analisado o lançamento de projectos orientados de I&D em áreas estratégicas das Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo sido particularmente activadas durante o último ano várias iniciativas com a Portugal Telecom, a Nokia-Siemens e a NOVABASE no âmbito do Programa de Parceiros Industriais.

É de salientar o envolvimento de 9 universidades portuguesas no programa (Universidade de Aveiro, Universidade Católica Portuguesa, Universidade da Madeira, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa) que, assim, foram chamadas a trabalhar conjuntamente em novas áreas de formação pós-graduada e de investigação.

Mais informação: Website do Programa de Carnegie Mellon University – Portugal.

Última actualização ( 25/08/2011 )