Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal

3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal

 - 21/07/2008

Logotipo da Carnegie Mellon UniversityO Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal (CMU – Portugal Program Board of Directors) reuniu-se pela 3ª vez nos dias 5 e 6 de Junho de 2008, na CMU – Carnegie Mellon University, Pttsburgh, USA, para apreciar o relatório relativo às actividades em 2007/2008 e o plano de actividades para 2008/2009.

Este Conselho de Administração é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Presidente da CMU, Jared Cohon, o Dean da Escola de Engenharia da Universidade da CMU, Pradeep Koshla, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, Alfredo Baptista da Portugal Telecom e os directores do programa na CMU e em Portugal, respectivamente José Manuel F. Moura e Victor Barroso. Nesta reunião, Alfredo Baptista foi representado por Manuel Garcia, também da Portugal Telecom.

Aproveitando a realização da reunião do Conselho de Administração na CMU, foram organizadas visitas do membros deste conselho, de directores de faculdades portuguesas envolvidas no programa ou seus representantes (Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Universidade de Aveiro) e de uma comitiva da Telecom Portugal a vários departamentos, centros de investigação e administradores da CMU que decorreram de 4 a 6 de Junho de 2008.

O Conselho de Administração começou por receber o representante dos directores das faculdades portuguesas envolvidas no programa para que apresentasse os pontos de vistas deste grupo sobre o andamento do programa e sobre alterações desejáveis e prosseguiu com a análise e deliberações relativas aos pontos seguintes: programas de ensino de Professional Masters e de Doutoramento, impacto na cultura das universidades portuguesas, regras de financiamento para 2008/2009 e introdução componentes ligadas ao desempenho e aprovação em concursos abertos competitivos para projectos de I&D no âmbito de temas específicos do Programa CMU – Portugal a que poderão concorrer investigadores de qualquer instituição portuguesa desde que em consórcio com uma das instituições associadas ao Programa, aspectos organizativos e fortalecimento institucional do Programa, alargamento dos professores e investigadores em Portugal e na CMU em contacto directo com o Programa.

O Programa CMU – Portugal foi iniciado a 27 de Outubro de 2007 no âmbito da acção Redes de Conhecimento, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal. As áreas principais de actividades de investigação e ensino são: processamento e redes de informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua, redes e tecnologias de sensores, políticas públicas e de inovação tecnológica, e matemática.

Mais informação: Programa de CMU – Portugal, Information and Communication Technologies Institute, ICTI, 2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa CMU – Portugal - 28/02/2008.

Última actualização ( 23/08/2011 )