Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Redes de Conhecimento  > Notícias  > 4ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal

4ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal

 - 07/11/2008

Logotipo da Carnegie Mellon UniversityO Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal (CMU – Portugal Program Board of Directors) reuniu-se pela 4ª vez nos dias 6 e 7 de Novembro de 2008, na FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para tomar conhecimento do relatório da Comissão de Avaliação Externa (External Review Committee), apreciar o relatório dos directores do Programa, e aprovar resoluções relativas ao funcionamento do Programa.

Este Conselho de Administração é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Presidente da Carnegie Mellon, Jared Cohon, o Dean da Escola de Engenharia da Universidade da Carnegie Mellon, Pradeep Koshla, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, Alfredo Baptista da Portugal Telecom e os directores do programa na Carnegie Mellon e em Portugal.

Funcionam no âmbito do Programa 7 Programas Duais de Doutoramento (Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Políticas Públicas nas Indústrias de Redes, Mudança Tecnológica e Empreendedorismo, Matemática, Tecnologia da Linguagem, Ciência de Computadores, Engenharia de Software) no âmbito dos quais os estudantes recebem simultaneamente o doutoramento por uma universidade portuguesa e pela Carnegie Mellon.

A componente educacional do Programa Carnegie Mellon – Portugal também inclui 4 Professional Masters (Interacção Homem-Computador, Tecnologia de Informação: Segurança de Informação Engenharia de Software, Redes de Informação). Os Professional Masters não são programas de 2º ciclo no sentido do Processo de Bolonha, mas programas avançados de 3º ciclo que requerem como pré-requisitos que os candidatos tenham previamente obtido um grau de Mestrado ou uma Licenciatura e pelo menos dois ou três anos de experiência profissional adequada. São os equivalentes em tecnologia ou engenharia aos MBA na área de gestão.

Os programas de Professional Masters e de Doutoramento envolvem em Portugal 9 instituições universitárias: Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade da Madeira, Universidade do Minho, Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior Técnico.

Para reforçar a componente de investigação do Programa, já associada aos trabalhos de investigação dos estudantes de Doutoramento em relação com os seus orientadores em Portugal e na Carnegie Mellon, foi aberto um concurso público entre 30 de Julho e 7 de Outubro de 2008 para projectos de investigação nas áreas seguintes: Redes de Nova Geração Confiáveis e Políticas de Telecomunicações, Sistemas Ciber-Físicos e Controlo de Supervisão e Aquisição de Dados Inteligentes para as Indústrias de Redes, Engenharia de Software para Sistemas de Alto Desempenho e Sistemas de Inovação de Serviços Adaptativos, Interacção Humanos-Máquinas, Capital Humano e Dinâmica Empreendedora em Indústrias de Alta Tecnologia. O anúncio do concurso deu ênfase a grandes e amplos projectos juntando pelo menos duas universidades e/ou instituições de investigação em Portugal, uma equipa da Carnegie Mellon e uma empresa. Foram recebidas 21 candidaturas, nas quais estão envolvidas mais de 30 empresas.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal conta agora com 100 estudantes, dos quais 30 estrangeiros (de 13 países). No corrente ano lectivo foram admitidos 72 estudantes de um conjunto de 226 candidaturas recebidas. No âmbito do Programa foram recrutados 32 professores doutorados e 13 assistentes. O programa conta com 10 empresas a financiar estudantes e 3 empresas a financiar o próprio Programa, que em conjunto apoiam financeiramente 85 estudantes.

O Programa Carnegie Mellon – Portugal foi iniciado a 27 de Outubro de 2007 no âmbito da acção Redes de Conhecimento, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal. As áreas principais de actividades de investigação e ensino são: processamento e redes de informação, incluindo engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua, redes e tecnologias de sensores, políticas públicas e de inovação tecnológica, e matemática.

Mais informação: Website do Programa de Carnegie Mellon University – Portugal, 3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal  - 21/07/2008, 2ª Reunião do Conselho de Administração do Programa Carnegie Mellon – Portugal - 28/02/2008.

Última actualização ( 23/08/2011 )