Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Portugal Tecnológico 2008

Portugal Tecnológico 2008

 - 18/11/2008

Logotipo do Portugal Tecnológico 2008Realiza-se nos dias 18 a 23 de Novembro de 2008, nos pavilhões 2 e 3 da FIL – Feira das Indústrias de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa, a Mostra “Portugal Tecnológico 2008”, aberta a todo o público, com o objectivo de possibilitar o contacto com aspectos do que melhor se faz em Portugal nas áreas da tecnologia, inovação e conhecimento, incluindo sectores como Energia, Telecomunicações, Educação, Saúde, Turismo, Mobilidade, Segurança, Indústria de Automóveis.

O tema central do módulo sobre Ciência é as novas fronteiras da ciência e dos cientistas em Portugal. Este módulo inclui cerca de 400 fotografias dos novos cientistas contratados por instituições científicas durante os últimos dois anos ao abrigo do programa de estímulo ao emprego científico financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o qual tem como objectivo garantir a contratação de pelo menos mais 1.000 doutorados até ao final da legislatura. Inclui também várias instalações em dois espaços distintos, onde serão organizados eventos do âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

Vista lateral de um dos espaços expositivos com fotografias de uma parte dos cientistas contratados nos últimos dois anos

Um dos espaços expositivos é dedicado ao Future Places – Festival de Media Digitais e Culturas Locais, uma iniciativa de investigação e experimentação com o objectivo de contribuir para o debate sobre o modo como os media digitais têm vindo a transformar a comunicação, a criatividade e a identidade a nível global, e como poderão potenciar o desenvolvimento cultural e social a nível local. A 1ª edição do Festival Future Places realizou-se no Porto, em Outubro de 2008 no âmbito do Programa UT Austin – Portugal, e marcou o início de uma reflexão conjunta com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Entre palestras e workshops, filmes, concertos e eventos, decorreu um concurso internacional de projectos criativos que premiou obras e ideias cujos trabalhos premiados são apresentados nesse espaço expositivo: “Living Room Plankton”, de Filipe Pais, 1º Prémio, e “Digitópia – Plataforma Interactiva”, uma parceria entre a Casa da Música, a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, o INESC ­Porto, e Universidade Católica Portuguesa, Menção Honrosa no referido concurso. Neste espaço também têm lugar as exibições seguintes:

  • “Burning Sound”, por Rudolfo Quintas, 2º Prémio no Future Places 2008, desenvolvido pelo autor no ISR – Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa com o apoio da Direcção-Geral das Artes e a Ciência Viva, no dia 21 às 18h.
  • “Future Places Showreel”, uma selecção dos filmes apresentados ao concurso realizado no Festival Future Places 2008, da autoria de: António Aleixo, Ayoka Chenzira, Anabela Costa, Tito Fernandes, Christopher Robbins, Renato Roque, Rui Coelho, no dia 22 às 17h.
  • “Airstick, a Gestural Controller for Performative Electronic Music”, por Ivan Franco, um trabalho musical com o instrumento “AirStick”, inventado pelo próprio executante, que é tocado no ar e é constituído por um conjunto de sensores infra­vermelhos de proximidade, que permitem localizar qualquer obstáculo numa zona bidimensional próxima. Recentemente, o instrumento foi redesenhado com o apoio da empresa YDreams, que também o usa em várias aplicações interactivas.

Vista lateral do outro espaço expositivo com fotografias de uma parte dos cientistas contratados nos últimos dois anos

O outro espaço expositivo é dedicado à acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal, e contém vídeos documentais relativos ao Programa MIT – Portugal, ao Programa de CMU – Portugal e ao Programa UT Austin – Portugal, e também à Participação de Portugal na Experiência Atlas do LHC/CERN (Large Hadron Collider ou Grande Colisor de Hadrões). Com um custo de 4 mil milhões de euros, o LHC é a maior máquina do Planeta, com um perímetro de 27 km de extensão e com um total de 9.300 magnetos supercondutores no seu interior, localizado nas instalações do CERN num terreno contíguo na França e na Suíça, a profundidades que variam de 50 a 150 metros. O instrumento Atlas é o maior sistema detector de partículas instalado no LHC e algumas das suas componentes foram construídas com a participação de empresas e investigadores portugueses, como documentado num filme em exibição no referido espaço, da autoria de Amélia Maio, João Pequenão e Agostinho Gomes do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Ainda neste espaço, fica instalada permanentemente a obra de arte interactiva “Inversed Metaphors”de Rudolfo Quintas, desenvolvida no âmbito da Residência Experimentação Arte, Ciência e Tecnologia realizada no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa, no quadro do programa de residências para artistas em centros de investigação, promovido em 2008 pela Ciência Viva e pela Direcção-­Geral das Artes.

Em paralelo com a Mostra ”Portugal Tecnológico”, decorrerá nos dias 22 e 23 de Novembro, no Pavilhão 3 da FIL, o Fórum Ciência Viva 2008.

Última actualização ( 12/12/2008 )