Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Notícias  > Dia Europeu da Internet Segura 2009

Dia Europeu da Internet Segura 2009

 - 09/02/2009

Logotipo do European Safer Internet Day 2009Comemora-se na 3ª feira, dia 10 de Fevereiro de 2009, o Dia Europeu da Internet Segura. Tal como nos anos anteriores, espera-se que neste dia 50 países promovam acções de sensibilização sobre a utilização segura da Internet. Este evento é organizado a nível Europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

O projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / CRIE do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, assegura a representação portuguesa na Insafe e preparou algumas iniciativas a nível nacional para promoção da utilização segura da Internet, com particular atenção nas escolas do ensino Básico e Secundário e em Espaços Internet, locais de acesso público e gratuito à Internet com o apoio de pessoal próprio.

No caso das Escolas, a equipa do Seguranet, a componente do projecto Internet Segura a funcionar no Ministério da Educação, lançou para a semana de 9 a 13 de Fevereiro actividades com alunos e/ou encarregados de educação que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Rede. A Microsoft mobilizou cerca de 35 monitores voluntários para dinamizar acções sobre Segurança na Internet em diversas escolas um pouco por todo o país.

Na sequência de iniciativas anteriores, o projecto Internet Segura, em conjunto com a Rede de Espaços Internet, promove a generalização de diferentes acções de sensibilização/formação nos cerca de 1.170 Espaços Internet existentes em todo o país, em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva. O desenvolvimento de actividades nos Espaços Internet é um poderoso instrumento de inclusão e penetração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Além das acções de sensibilização/formação que decorrerão nos Espaços Internet ao longo de todo o ano com o apoio do projecto Internet Segura e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, existem outras acções planeadas para o dia 10 de Fevereiro.

Em particular, decorrerá no dia 10 de Fevereiro de 2009 um programa de video-difusão pela Internet com a programação seguinte:

  • 10:00h - 10:30h – Segurança na Internet
    Entidade promotora: Seguranet
  • 10:45h - 12:00h – ATL Sénior – Especial Internet Segura
    Entidade promotora: Centro de Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento
  • 15:00h - 15:30h – Segurança na Internet (repetição)
    Entidade promotora: Seguranet
  • 16:00h - 17:00h – Acção de sensibilização Sobre Segurança na Internet
    Entidade promotora: Espaço Internet Aveiro Digital Municipal de Aveiro
  • 18:30h - 19:30h – Aula para turma de TIC na Universidade Sénior sobre Internet Segura
    Entidade promotora: Espaço Internet da Academia dos Saberes da Universidade Sénior do Concelho de Loures.

 

Sobre o Projecto Internet Segura

A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com nas organizações.

A par de todas as possibilidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para minimização de eventuais abusos ou ilegalidades que ocorram com a utilização destas tecnologias.

Na verdade, o alargamento da utilização da Internet e do acesso aos benefícios que ela permite beneficia de um melhor esclarecimento geral sobre os cuidados a ter na sua utilização em segurança.

Em Julho de 2007 foi apresentado publicamente o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal.

Sítios do projecto Internet Segura sobre a temática:

  • www.InternetSegura.pt – Portal nacional com informações sobre o projecto, dicas para uma navegação segura e recursos para os utilizadores;
  • www.Seguranet.pt – Sítio dedicado à temática da Internet Segura para a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos;
Última actualização ( 25/05/2010 )