Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > e-Ciência  > Notícias  > 6ª Reunião do Conselho de Políticas da Iniciativa Grid Europeia

6ª Reunião do Conselho de Políticas da Iniciativa Grid Europeia

 - 01/03/2009

Logotipo da European Grid InitiativeRealiza-se no dia 1 de Março de 2009, a 6ª reunião do Conselho de Políticas da European Grid Initiative (EGI), aproveitando a realização da 4th EGEE User Forum / OGF 25 event de 2 a 6 de Março de 2009, em Catânia, Secília, Itália, em que se inscreveram mais de 630 participantes.

Portugal participa no projecto EGEE – Enabling Grids for E-sciencE in Europeatravés do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Lisboa e Coimbra), das universidades do Porto e do Minho, do Centro de Física de Plasmas do Instituto Superior Técnico, do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática (IEETA), e da Universidade de Aveiro.

O projecto EGEE junta cientistas e engenheiros de mais de 240 instituições científicas em 45 países para fornecer uma infraestrutura permanente de Computação GRID que consiste em 41.000 CPUs e 5 Petabytes de disco (5 milhões de Gigabytes), e mantém o funcionamento concorrente de 100.000 processos computacionais. O projecto começou por se dirigir a problemas da física de altas energias e das ciências da vida, e agora integra aplicações a várias outras áreas, como geologia, química computacional e processamento de imagem.

O Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e o Professor Gaspar Barreira, Director do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, integram o Conselho  de Políticas da EGI como representantes da Iniciativa Nacional Grid.

O Conselho de Políticas da EGI, inicialmente designado por Conselho Consultivo da EGI, elegeu no início das suas actividades em 2007 o Professor Gaspar Barreira para seu presidente interino durante o período de definição e aprovação do regulamento. Uma vez concluída esta fase na reunião de 1 de Julho de 2008, foi marcada para a reunião de 22 de Setembro de 2008 a eleição do Presidente do Conselho de Políticas para um mandato regular, tendo sido novamente eleito o Professor Gaspar Barreira.

Nesta reunião, as principais decisões do Conselho de Políticas do EGI foram sobre a localização dos serviços da futura European Grid Initiative, tendo ficado decidido que seria em Amesterdão, a personalidade jurídica da nova organização que será uma Fundação, e a solução transitória de operação até que a nova estrutura esteja a funcionar.

Última actualização ( 09/06/2010 )