Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Notícias  > e-Universidade: Computadores Portáteis para Estudantes e Docentes do Ensino Superior

e-Universidade: Computadores Portáteis para Estudantes e Docentes do Ensino Superior

 - 26/05/2009

Logotipo do e-U: Campus VirtualNo dia 27 de Maio de 2009, em cerimónia com início às 11 horas no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Toshiba Portugal, em colaboração com as empresas Prológica, Microsoft e Autodesk, e com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, vai lançar o Programa e-Universidade-Toshiba, de forma a facilitar o acesso à aquisição de computadores portáteis por estudantes e docentes do ensino superior. 

Esta iniciativa vem concluir as acções planeadas em 2008 entre a Toshiba Portugal e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no âmbito da Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba.

O computador formatado para o Programa e-Universidade-Toshiba está dotado com software específico, e a sua aquisição a custo reduzido vai ser possível com recurso ao sistema de crédito bancário sem fiador, com garantia mútua, instituído em Portugal desde 2007. O banco Santander-Totta foi o primeiro a aderir ao Programa, que se encontra aberto à participação de outras entidades bancárias.

O novo sistema de apoio financeiro contempla três opções para estudantes e docentes do ensino superior, nomeadamente: i) pagamento inicial de 110 Euros e 36 prestações de 15 Euros; ii) pagamento inicial de 50 Euros e 24 prestações de 25 Euros; e iii) pagamento integral no acto da entrega (610 Euros).

Os computadores são entregues com software instalado de interesse para estudantes e docentes do ensino superior, incluindo programas da Microsoft como MS Office Enterprise, Visual Studio, Windows Server Administration Tools, Robotics Studio, Windows Media Encoder, e software da Autodesk de projecto assistido por computador em arquitectura/construção, engenharia civil e engenharia industrial, como AutoCAD, Revit, Autodesk Inventor, e de sistemas geográficos de informação e de multimédia, como AutoCAD Map 3D, Raster Design, entre outro. Os computadores são configurados de forma a permitirem automaticamente o acesso à Internet sem fios (“wireless”) nos campus do ensino superior, no âmbito da iniciativa e-U: Campus Virtual.

O Programa e-Universidade-Toshiba é uma das iniciativas previstas no âmbito da Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba, instituída em Outubro de 2008 entre o fabricante de computadores nipónico e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e a Agência Ciência Viva.

A Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba contempla igualmente uma cátedra convidada de investigação (Cátedra Convidada “Atsutoshi Nishida”), a acompanhar com a instalação de laboratórios de investigação orientados para a criação e difusão de conteúdos digitais, assim como a instalação de laboratórios e ateliers de informática orientados para a difusão de conteúdos digitais em Centros Ciência Viva.

O Programa e-Universidade-Toshiba integra-se no âmbito da iniciativa “e-U: e-Universidade” da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, que se encontra aberta a todos os fabricantes de computadores.

Última actualização ( 20/09/2010 )