Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Budapeste

Reunião da Assembleia Geral da Associação AAL em Budapeste

 - 15/06/2009

Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationRealizou-se no dia 15 de Junho de 2009, em Budapeste, uma reunião da Assembleia Geral da Associação AAL, em que Portugal é membro fundador representado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. A reunião contou com a presença de representantes de 18 países membros bem como com observadores da Comissão Europeia e do Secretariado da Associação AAL.

A agenda da reunião, em que Portugal foi representado pelo Eng. António Mendes dos Santos, da UMIC, incluiu: a discussão de novas regras de funcionamento interno, a possibilidade de suspensão de direitos de Membro da Associação nos casos em que o protocolo bilateral com a associação não tenha sido assinado, o alargamento dos possíveis participantes nas reuniões da Assembleia Geral, os sistemas de controlo nacionais, as eleições do próximo Comité Executivo na reunião da Assembleia Geral marcada para o fim de Setembro de 2009, o ponto de situação sobre o 2º concurso para projectos realizado no âmbito da AAL, informações sobre a organização do AAL Forum’2009 (Viena, 29/Set-1/Out), o processo de candidatura a realizações do AAL Forum em 2010 e anos seguintes, os problemas de recursos humanos do Secretariado da Associação AAL, a preparação do 3º concurso para projectos.

A iniciativa europeia para o desenvolvimento de novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (AAL – Ambient Assisted Living) (150 milhões de euros), foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da EU em Novembro de 2007, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Portugal desempenhou, na altura, um papel decisivo, com o envolvimento determinante da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, para viabilizar a aprovação da iniciativa numa altura em que dificuldades técnicas e políticas tinham dado o processo como irresolúvel antes de 2009.

O Programa AAL é gerido pela Associação AAL, de que Portugal é membro fundador através da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (ver Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas). Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, é a entidade gestora nacional do Programa AAL, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a correspondente entidade financiadora pública portuguesa.

Para informações sobre as actividades da Associação AAL ver o sítio da Associação AAL na Internet.

Última actualização ( 12/03/2012 )