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Apoio da UMIC ao Curso de Medicina da Universidade do Algarve Agora Iniciado

 - 04/09/2009

Logotipo do Curso de Medicina da Universidade do AlgarveNo dia 4 de Setembro de 2009, em cerimónia realizada na Universidade do Algarve presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é assinado pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pelo Reitor da Universidade do Algarve um protocolo mediante o qual a UMIC apoia financeiramente em 2009, com um valor de um pouco mais de 1,6 milhões de euros, o investimento inicial a realizar no âmbito do curso de Medicina cujas aulas vão já ser iniciadas no dia 8 de Setembro de 2009. O Financiamento agora concedido destina-se a conteúdos educativos, infraestruturas e equipamentos informáticos, e recursos humanos relacionados.

Na mesma ocasião, são assinados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Reitor da Universidade do Algarve um protocolo que visa estabelecer as modalidades de apoio a conceder pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à concretização do ensino da Medicina na Universidade do Algarve, no âmbito do curso de mestrado integrado em Medicina, cujo registo foi publicado em Diário da República de 15 de Abril de 2009, e um contrato-programa que define os termos do financiamento previsto no protocolo.

É, ainda, assinado pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Reitor da Universidade do Algarve um protocolo relativo à atribuição de um financiamento a esta universidade destinado a investimento em equipamentos para o desenvolvimento de actividades científicas, designado no âmbito do curso de Medicina.

O Curso de Medicina da Universidade do Algarve, criado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, tem três características particularmente inovadoras no panorama do ensino de medicina em Portugal: 

  • A admissão de alunos é dirigida a candidatos que já tenham uma licenciatura (1º ciclo do ensino superior).
  • Aceita candidatos com licenciaturas em áreas de ciências da natureza (e.g., Biologia, Geologia, Química, etc.), ciências da saúde e afins (e.g., Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biomédicas, etc.) ou ciências exactas (Matemática, Física, Engenharias, etc.).
  • O modelo pedagógico é em regime tutorial e é baseado em estudos de casos clínicos, adoptando as metodologias da aprendizagem baseada em problemas (PBL – Problem Based Learning).
  • Contempla o ensino da medicina clínica e familiar praticado nos Centros de Saúde.

Pela própria natureza da metodologia de aprendizagem adoptada, o curso recorre intensivamente ao apoio de conteúdos de aprendizagem e a bases de dados suportados electronicamente e acessíveis pela Internet, de maneira também inovadora em Portugal.

Última actualização ( 23/08/2010 )