Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Educação e Formação  > Notícias  > SAS e LPI Aderem às Academias TIC promovidas pela UMIC no Ensino Superior

SAS e LPI Aderem às Academias TIC promovidas pela UMIC no Ensino Superior

 - 05/03/2010

Logotipo da European e-Skills WeekAinda no âmbito da 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills), a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assina no dia 9 de Março de 2010, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, dois novos protocolos para prosseguir a concretização da iniciativa Academias TIC no Ensino Superior que lançou em 2007. Estes protocolos têm por objectivo fomentar junto de instituições de ensino superior novas oportunidades de formação profissionalizante em áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Um dos protocolos é assinado com SAS Portugal e permite às Academias TIC no Ensino Superior conferirem formação e certificação em tecnologias de gestão e análise de negócio, uma área inovadora e caracterizada por uma procura crescente no mercado de trabalho. Este protocolo prevê a realização de acções de formação prática e certificação profissional no software avançado de análise de negócio da empresa, aplicável às áreas de engenharia, economia, medicina, marketing, energia, ambiente e ciências sociais, entre outras.

No contacto com o mercado empresarial nestes 15 anos de existência do SAS Portugal, constatámos que um dos entraves ao desenvolvimento das empresas era a falta de formação em tecnologia de análise de dados. O SAS tem vindo a desenvolver iniciativas de incentivo à qualificação de recursos humanos neste campo e é com grande expectativa e empenho que participamos neste projecto da UMIC, contribuindo para a competitividade dos futuros profissionais portugueses”, refere Álvaro Oliveira de Faria, Director-Geral do SAS Portugal.

Para Luis Magalhães, Presidente da UMIC,”os objectivos últimos deste protocolo é fomentar novas oportunidades de formação profissionalizantes em tecnologias de informação e comunicação, reforçar as ligações das instituições do ensino superior com empresas e com as comunidades em que se inserem, reforçando a empregabilidade dos recursos humanos. O SAS é um forte aliado nas acções a realizar para atingir esse objectivo, pela sua tecnologia avançada de análise de negócio e pelo “know-how” que a empresa tem no relacionamento com as instituições de ensino, quer em Portugal, quer ao nível mundial.

O outro protocolo agora assinado é com o LPI– Linux Professional Institute e visa promover a formação e a certificação de competências profissionais na utilização de sistemas Linux, tecnologias open source e software livre nas instituições do Ensino superior. Nos contratos académicos a estabelecer no âmbito deste protocolo está prevista a utilização gratuita do sistema LPI e condições facilitadas para a formação e certificação de formadores e formandos.

Para Diogo Rebelo, Director-Geral da dri – Master Affiliate da LPI em Portugal, “este protocolo não só vai permitir à comunidade universitária adquirir e certificar os seus conhecimento em Linux, como vai também contribuir decisivamente para o desenvolvimento e consolidação da tecnologia de open source em Portugal.

Para Luis Magalhães, Presidente da UMIC, “com a adesão da LPI às Academias TIC no Ensino Superior promovidas pela UMIC, estas academias passam a poder dar formação e certificação de competências em importantes áreas das tecnologias de software de código aberto e software livre, as quais têm tido uma procura crescente tanto no mercado privado como público.”

A propósito dos dois protocolos,Luis Magalhães acrescenta: “Estas parcerias demonstram mais uma vez a disponibilidade das empresas portuguesas para contribuírem para novas iniciativas de formação com o objectivo de melhorar a competitividade e produtividade do nosso tecido empresarial”.

As Academias TIC no Ensino Superior visam a formação profissionalizante em TIC e a correspondente certificação internacionalmente reconhecida, junto a universidades e politécnicos, com base em programas de formação preparados por empresas de relevância internacional. As duas entidades que agora assinam com a UMIC protocolos de adesão às Academias TIC no Ensino Superior juntam-se às quatro que já tinham aderido anteriormente a esta iniciativa da UMIC: Microsoft (30 de Novembro de 2007), Cisco Systems Inc (9 de Maio de 2008), Sun Microsystems (18 de Maio de 2009) e SAP (14 de Setembro de 2009).

A semana de 1 a 5 de Março foi eleita pela Comissão Europeia como 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills), com o objectivo de promover acções de sensibilização para a importância do desenvolvimento de competências em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Esta iniciativa foi lançada pela Direcção-Geral Empresas e Indústria da Comissão Europeia e contou com a adesão de cerca de 20 países. São três as mensagens chave propostas para esta Semana: contribuição das TIC para a empregabilidade, atractividade das carreiras em TIC, papel das TIC na competitividade das empresas.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, enquanto entidade com a missão de coordenar as políticas para a sociedade da informação e mobilizá-la através da promoção de actividades de divulgação, qualificação e investigação, associou-se à iniciativa da Comissão Europeia promovendo 17 acções de dinamização das Academias TIC no Ensino Superior em vários pontos do país, e a realização de mais de 130 acções sobre competências em TIC em variados pontos do país, numa parte dos cerca de 1.170 Espaços Internet existentes, incluindo a atribuição de Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCB). Pode ser consultada a lista completa das actividades programadas na notícia publicada na Internet em 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills) ).

Também é oportuno observar a nova realidade relativa a competências em TIC em Portugal pela formação profissionalizante em Cursos de Especialização Tecnológica (CET) em universidades e politécnicos, onde estão a funcionar mais de 60 cursos em áreas de TIC, com mais de 2.200 alunos. Estes cursos dão formação pós-secundária não superior, de nível 4, e a sua conclusão com aproveitamento confere um Diploma de Especialização Tecnológica que dá acesso a um Certificado de Aptidão Profissional emitido no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional. Presentemente, estes cursos são oferecidos em 18 localidades, por 28 instituições, com 44 dos cursos em institutos politécnicos e os outros em universidades. Destes cursos, 89% são em instituições do ensino público e 11 % no ensino particular e cooperativo. A oferta de CET em TIC pelas instituições do ensino superior teve uma grande expansão nos últimos anos, dado que em 2005 havia cerca de 30 CET registados, em 11 localidades, oferecidos por 16 instituições, e nem todos funcionaram.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP promoveu actividades dirigidas à população no âmbito da 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills) estabelecida pela Comissão Europeia para o período de 1 a 5 de Março, desde o início dessa semana (ver 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills) ). Assim, em conjunto com a Rede de Espaços Internet, a UMIC promoveu, de 1 a 13 de Março de 2010, a realização de cerca de 120 acções sobre competências em TIC em variados pontos do país, numa parte dos cerca de 1.170 Espaços Internet existentes, incluindo a atribuição de Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCB). Pode ser consultada a lista completa das actividades programadas na notícia sobre a 1ª Semana Europeia de Competências em TIC (e-Skills) publicada no portal da Rede de Espaços Internet.

Última actualização ( 31/08/2011 )