Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Candidaturas e Nomeações ao Prémio Internet do Futuro

Candidaturas e Nomeações ao Prémio Internet do Futuro

 - 07/11/2010

Logotipo de IdF – Internet do Futuro, UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IPEstá aberto até ao dia 15 de Novembro de 2010 o período para apresentação de candidaturas ou nomeações ao Prémio Internet do Futuro (Future Internet Award) apoiado e organizado pela Acção de Coordenação ceFIMS – Coordination of the European Future Internet Forum of Member States. Este prémio será atribuído semestralmente a uma iniciativa que demonstre o maior potencial para o avanço da Internet do Futuro e que forneça um exemplo de produtos ou serviços inovadores.

As candidaturas devem ser enviadas por correio electrónico para o gestor do projecto ceFIMS, Brian Foley (bfoley@tssg.org), até 15 de Novembro de 2010 no formulário próprio (download the Application Form).

Os critérios de selecção das candidaturas ou nomeações são:

  • Uso inovador de tecnologias;
  • Inclusão de entidades, cidadãos, comunidades locais;
  • Usabilidade e acesso universais;
  • Contribuição para reduzir o Digital Divide;
  • Envolvimento e contactos com a indústria;
  • Impactos sociais;
  • Amigabilidade do ambiente;
  • Relevância estratégica e implementações piloto a funcionar;
  • Excelência nas áreas temáticas pertinentes e/ou inter-áreas;
  • Carácter inter-regional e/ou inter-nacional.

Portugal integra a Acção de Coordenação ceFIMS – Coordination of the European Future Internet Forum of Member States através da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em consórcio com o WIT – Waterford Institute of Technology da Irlanda, a NWO – Netherlands Organisation for Scientific Research da Holanda, a Universidade do Luxemburgo, a NKTH – National Office for Research and Technology da Hungria, e a AETIC – Asociación Empresas de Tecnologías de la Información y Comunicaciones de Espanha. Neste projecto, a UMIC coordena a Working Package de criação da infraestrutura do projecto, na qual tem a tarefa de estabelecer o Steering Committee constituído pelos membros do FIF – Future Internet Forum, e que inclui as tarefas asseguradas pelo WIT de estabelecer o Secretariado, desenvolver e manter o portal na Web e formalizar o FIF.

O lançamento do Forum da Internet do Futuro foi no dia 12 de Maio de 2009,em Praga. O FIF foca-se em políticas de I&D e Inovação, para permitir aos Estados Membros e Associados partilharem boas-práticas e experiências, ultrapassarem a fragmentação de esforços e procurarem estabelecer sinergias transversais a programas e iniciativas financiadas ao níveis nacional e da UE no âmbito da Internet do Futuro. Portugal é representado no FIF pelo Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. O papel e as responsabilidades do FIF são complementares aos de outros grupos e fora existentes, como o National ICT Research Directors Forum, o Grupo de Alto Nível i2010, o Comité CIP-PCP, o Comité de ICT do FP7 (ICTC), o Grupo de Aconselhamento de IST do FP7 (ISTAG), etc. (a representação de Portugal nos três primeiros é assegurada pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, sendo o Presidente da UMIC o representante de Portugal nos dois primeiros), com os quais o FIF procurará promover a colaboração e troca de informações numa base regular.

Em Portugal, as políticas da Internet do Futuro, numa perspectiva de I&D e Inovação, têm tido uma forte expressão desde que esta área foi assumida como prioritária em 2006, principalmente no âmbito das iniciativas seguintes:

  1. Forum para a Sociedade da Informação – Internet do Futuro.
  2. Redes de Conhecimento – Parcerias para o Futuro;
  3. Encontros com a Ciência em Portugal:
    Ciência 2010 – Encontro com a Ciência em Portugal: Tópicos do Âmbito da Internet do Futuro;
    Ciência 2009 – Encontro com a Ciência em Portugal: Tópicos do Âmbito da Internet do Futuro;
    Ciência 2008 – Encontro com a Ciência em Portugal.
  4. Iniciativa Nacional Grid (INGRID);
  5. Redes de Nova Geração:
    Rede de Ciência e Educação;
    Redes Comunitárias.

Mais informações: European Future Internet Portal e EC website on the Future Internet.

Última actualização ( 11/03/2011 )