Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > “Infoday” em Bruxelas sobre o 4º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

“Infoday” em Bruxelas sobre o 4º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living

 - 09/03/2011

Logotipo da Ambient Assisted Living AssociationA Associação AAL realiza em Bruxelas, no dia 7 de Abril de 2011, com início às 15:00, em local a indicar, um “infoday” sobre o 4º Concurso do Programa Conjunto AAL – Ambient Assisted Living, cuja abertura está prevista para o fim de Março com o período de candidatura a terminar no fim de Junho de 2011. A participação no “infoday” é livre, mas requer inscrição prévia, dada a limitação de participantes, através de e-mail para Jacqueline.Teller@aal-europe.eu, o mais cedo possível mas sempre antes de dia 24 de Março.

O tema do concurso é “Soluções Baseadas em TIC para o Avanço da Mobilidade de Idosos(“ICT Based Solutions for Advancement of Older Persons’ Mobility”). Este concurso destina-se a aprovar projectos que facilitem às pessoas idosas sustentarem o seu nível óptimo de mobilidade por tanto tempo quanto possível, contribuindo para o seu sentido de confiança, autonomia, competência e segurança. Mais explicitamente, serão considerados os tópicos seguintes:

  • Orientação e navegação (pode incluir aspectos de treino físico e cognitivo:
  • Tecnologias assistivas.

A iniciativa europeia para o desenvolvimento de novas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas (AAL – Ambient Assisted Living) (150 milhões de euros), foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da EU em Novembro de 2007, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação, sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Portugal desempenhou, na altura, um papel decisivo, com o envolvimento determinante da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, para viabilizar a aprovação da iniciativa numa altura em que dificuldades técnicas e políticas tinham dado o processo como irresolúvel antes de 2009.

O Programa AAL é gerido pela Associação AAL, onde Portugal participa pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP. Participam neste programa 20 Estados Membros da União Europeia e 3 Estados Associados.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, é a entidade gestora nacional do Programa AAL, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é a correspondente entidade financiadora pública portuguesa.

Para mais informações, poderá ser contactado na UMIC o elemento nacional de contacto (national contact point), Dr. Bruno Fragoso (Tel: 21 111 9600, e-mail: bruno.fragoso@umic.pt ).

Última actualização ( 16/05/2011 )