Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > Conferência em Parceria Índia – UE e Estados Membros para um Roteiro Estratégico em I&I, New Delhi

Conferência em Parceria Índia – UE e Estados Membros para um Roteiro Estratégico em I&I, New Delhi

 - 12/11/2010

Bandeiras da Índia e da União Europeia juntas Realizou-se em 11-12 de Novembro de 2010, em New Dehli, Índia, a Conferência em Parceria Índia – UE e Estados Membros para um Roteiro Estratégico em Investigação e Inovação, sobre o tema: Desafios Relacionados com Água e Biorecursos, organizada conjuntamente por DG Investigação e DG Empresa da Comissão Europeia e Estados Membros da UE no contexto do SFIC – Strategic Forum for International S&T Cooperation da UE e com o apoio da Delegação da UE e das Embaixadas de Estados Membros da UE na Índia, e pelo Ministério para a Ciência e Tecnologia da Índia em parceria com os ministérios de Recursos de Água, de Desenvolvimento Urbano Desenvolvimento Rural, de Saúde e Segurança Social da Família, de Agricultura e de Fontes de Energia Renovável da Índia.

A delegação de Portugal incluiu: Ana Cristina Neves, Delegada de Portugal ao SFIC e Responsável por Relações Internacionais na UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP; José Menaia, Chefe do Laboratório de Engenharia Sanitária do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que foi o co-Presidente Europeu da sessão “Supply of Drinkable Water”; Carlos Póvoa, Conselheiro do Conselho de Administração da Águas de Portugal Serviços Ambientais, SA, que foi um dos oradores na sessão “Water Supply/Resource Management”. Ana Cristina Neves (ver intervenção) integrou o painel da “Concluding Plenary Session: The Way Forward”, que teve três participantes da UE, sendo os outros dois Jacqueline Cramer, ex-Ministra de Habitação, Planeamento do Território e Ambiente da Holanda, e Are Straume, Chefe de Secção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Dinamarca.

José Menaia foi o relator das sessões do tema “Water Quality and Health Challenges”, designadamente “Supply of Drinkable Water”, “Water Related Diseases”, “Water Quality and Health Challenges” (ver relato das sessões de “Water Quality and Health Challenges”). Chiara Tonelli e T.B.S. Rajput prepararam o relato das sessões do tema “Water Supply, Reuse and Environment”. Sieglinde Gruber e S. Relia prepararam o relato das sessões do tema “India-EU/Member States Collaboration Initiatives and Frameworks”.

A Conferência teve mais de 200 participantes e, da parte europeia, envolveu participantes de 12 Estados Membros (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal e Suécia) e 3 Países Associados (Noruega, Suíça e Turquia).

A Declaração Conjunta dos co-Presidentes da Conferência foi assinada por Dr. T. Ramasami, Secretário do Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo da Índia, Dr. A.Pauli, Subdirectora-Geral da Direcção-Geral de Investigação da Comissão Europeia, e V. Rieke, Presidente do SFIC.

Última actualização ( 16/03/2012 )