Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 6º Concurso do Programa Comunitário CIP – ICT PSP

6º Concurso do Programa Comunitário CIP – ICT PSP

 - 27/12/2011

Logotipo ICT PSP ICT Policy Support Programme O 6º Concurso para projectos a apresentar no âmbito do Programa Comunitário de Apoio à Política de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), conhecido por CIP-ICT PSP (The ICT Policy Support Programme (ICT PSP) under the Competitiveness and Innovation Programme – CIP) abre no próximo dia 1 de Fevereiro 2012 com um envelope financeiro da ordem de 139 milhões de euros.

Os temas deste concurso são os seguintes:

  • As TIC para cidades inteligentes (smart cities);
  • Conteúdos digitais, dados abertos e criatividade;
  • As TIC para a saúde, envelhecimento activo (ageing well) e inclusão;
  • As TIC para serviços públicos inovadores;
  • Plataformas abertas para e-Serviços de inovação e de confiança.

O prazo para apresentação de propostas para este concurso termina no dia 15 de Maio de 2012 (às 16:00 de Lisboa).

Na reunião do Comité de Gestão do CIP-ICT PSP realizada no dia 20 de Dezembro de 2011 foi aprovado o draft do respectivo Programa de Trabalho para 2012 cuja adopção pela Comissão Europeia está em curso.

Prevê-se que no dia 3 de Fevereiro de 2012 (data sujeita a confirmação) se realiza em Bruxelas um Infoday sobre o 6º Concurso do CIP-ICT PSP, organizado pela Comissão Europeia e dirigido a todas as empresas, instituições de I&D e entidades das administrações públicas. A participação neste Infoday é livre mas exige a respectiva inscrição online.

A participação no Infoday constitui não só uma oportunidade para a obtenção de esclarecimentos adicionais sobre o programa e o concurso, como também para estabelecer contactos com entidades de outros países e para a preparação de futuras parcerias.

Para qualquer informação adicional pode ser contactada a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, mais especificamente o Ponto de Contacto Nacional do Programa CIP-ICT PSP: Dr.ª Elisabete Pires (Email: elisabete.pires@umic.pt, Tel: 21 111 9600).

Tem-se verificado um elevado sucesso de propostas com participação portuguesa nos concursos do Programa CIP-ICT PSP (ver Elevado Sucesso de Portugal em Programa Europeu de Financiamento de Projectos em TIC) que se realizaram até agora, com 3,1% do financiamento total atribuído nos 5 primeiros concursos do Programa CIP-ICT PSP a ser para entidades portuguesas, quando na totalidade do 7º Programa Quadro de IDT (7ºPQ) esta fracção é de 1,2% e na área TIC do 7ºPQ é de 1,4%, sendo esta a área deste Programa-Quadro em que a fracção de financiamento aprovado para entidades portuguesas é a 2ª maior, a seguir à do Espaço (1,7%). Assim, o sucesso de Portugal até agora no Programa CIP-ICT PSP é o triplo do total do 7ºPQ e o duplo da área de TIC no 7ºPQ.

Nos 5 concursos do Programa CIP-ICT de 2007 a 2011 foram aprovados 53 projectos com participação portuguesa (30% do total dos projectos aprovados), 7 dos quais coordenados por uma entidade portuguesa, e envolvendo em conjunto 94 participações de entidades portuguesas.

Última actualização ( 16/02/2012 )