Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > 6º Fórum da Internet do Futuro

6º Fórum da Internet do Futuro

 - 18/05/2011

Logotipo do Future Internet Forum (FIF) Realizou-se no dia 18 de Maio de 2011, em Budapeste, Hungria, o 6º Fórum da Internet do Futuro (6th Future Internet Forum (FIF)), integrado na Future Internet Week em Budapeste, de 16 a 19 de Maio de 2011, em Budapeste organizada pela Presidência Húngara da União Europeia. À semelhança do 5º Forum da Internet do Futuro, o fórum tomou conhecimento e discutiu algumas iniciativas de cidades europeias na área da Internet do Futuro, entre as quais duas da cidade do Porto, DRIVE-IN e Plan-IT Valley, apresentadas por Michel Ferreira, Professor na faculdade de Ciências da Universidade do Porto, investigador do IT – Instituto de Telecomunicações envolvido no Programa Carnegie Mellon – Portugal e fundador e CEO da empresa Geolink Lda., em colaboração com a empresa Living Plan-IT.

Este fórum discutiu também o desenvolvimento da PPP Internet do Futuro e modelos de cooperação entre actividades nacionais na mesma. O progresso da Acção de Coordenação ceFIMS, projecto do 7º Programa Quadro de IDT no qual a  UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP participa, foi também apresentado, e o coordenador do projecto SmartSantander, vencedor da segunda edição do Prémio Internet do Futuro, expôs detalhadamente o projecto. O Prémio Internet do Futuro (Future Internet Award) é atribuído a cada 6 meses ao longo da duração do projecto ceFIMS.

A questão central de discussão neste FIF, lançada por Mário Campolargo, Director de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media (DGINFSO) da Comissão Europeia, foi de como mobilizar contribuições adicionais às da Comissão europeia e das empresas para a PPP Internet do Futuro, designadamente através de contribuições dos Estados-membros que, em seu entender não estavam a contribuir como seria desejável. Portugal, através do Presidente da UMIC, teve uma intervenção que marcou o resto da reunião, referindo que não seria de esperar contribuições dos Estados-membros em financiamento directo, até porque o orçamento da Comissão Europeia resulta precisamente de contribuições dos Estados-membros, pelo que a contribuição destes para a PPP Internet do Futuro é já muito substancial, e não seria razoável pensar que atribuiriam financiamentos adicionais para este efeito, mas que há outras formas importantes de contribuição que podem ser exploradas. De resto, as próprias contribuições das empresas não são em financiamento directo mas essencialmente através da disponibilização de recursos humanos e de instalações e equipamentos, sendo contabilizadas financeiramente para os projectos, enquanto a participação nos projectos por entidades públicas dos Estados-membros, como universidades e instituições científicas públicas, também envolve este tipo de contribuições só que não são contabilizadas da mesma forma, embora constituam contribuições adicionais muito substanciais. Assim, os Estados-membros já são destacadamente os grandes contribuidores financeiros para PPP Internet do Futuro.

Quanto a ideias para outras formas de contribuição, Portugal referiu que a disponibilização de conhecimento e experiência obtido em projectos com financiamento de âmbito nacional, de laboratórios, test-beds, projectos-piloto, Propriedade Intelectual, propostas de normas e quadros de regulação, e outros bens deste tipo, poderia passar a ser objecto de formalização de modo a explicitar estas contribuições e a incentivar contribuições adicionais destes bens que muitas vezes têm mais valor do que simples contribuições financeiras.

Portugal integra a Acção de Coordenação ceFIMS – Coordination of the European Future Internet Forum of Member States através da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em consórcio com o WIT – Waterford Institute of Technology da Irlanda, a NWO – Netherlands Organisation for Scientific Research da Holanda, a Universidade do Luxemburgo, a NKTH – National Office for Research and Technology da Hungria, e a AETIC – Asociación Empresas de Tecnologías de la Información y Comunicaciones de Espanha. Neste projecto, a UMIC coordena a Working Package de criação da infraestrutura do projecto, na qual tem a tarefa de estabelecer o Steering Committee constituído pelos membros do Forum da Internet do Futuro, e que inclui as tarefas asseguradas pelo WIT de estabelecer o Secretariado, desenvolver e manter o portal na Web e formalizar o FIF.

Em Portugal, as políticas da Internet do Futuro, numa perspectiva de I&D e Inovação, têm tido uma forte expressão desde que esta área foi assumida como prioritária em 2006, principalmente no âmbito das iniciativas seguintes:

  1. Forum para a Sociedade da Informação – Internet do Futuro;
  2. Redes de Conhecimento – Parcerias para o Futuro;
  3. Encontros com a Ciência em Portugal:
  4. Ciência 2008 – Encontro com a Ciência em Portugal;
  5. Iniciativa Nacional Grid (INGRID);
  6. Redes de Nova Geração:

O FIF – Forum da Internet do Futuro (FIF – Future Internet Forum) foi iniciado em 12 de Maio de 2009 (ver Lançamento do Forum da Internet do Futuro). O 2º FIF realizou-se em Estocolmo no dia 23 de Novembro de 2009, na altura da 4ª FIA. O 3º FIF realizou-se em Valencia, Espanha, no dia 15 de Abril de 2010, na altura da 5ª FIA. O 4º FIF realizou-se em Bruxelas, no dia de Setembro de 2010, na altura da Conferência e Exposição ICT 2010. O 5º FIF realizou-se em Ghent, Bélgica, no dia 17 de Dezembro de 2010, na Semana da Conferência da Internet do Futuro em Ghent, 13-17 de Dezembro de 2011 (ver também ICT Portugal na Exposição da Semana da Conferência da Internet do Futuro em Ghent). O 6º FIF, a que respeita esta notícia, realizou-se no âmbito da Future Internet Week em Budapeste, de 16 a 19 de Maio de 2011.

O 7º FIF está marcado para 25 de Outubro de 2011, em Poznan, Polónia, no âmbito da Semana da Internet do Futuro em Poznan que decorre de 24 a 28 de Outubro de 2011, na qual também se integram os eventos seguintes: Future Internet Conference (de 24 de Outubro), a 8ª FIA (25-26 de Outubro), FIRE Conference (26-27 de Outubro), Future Internet Poland (25 de Outubro), Service Wave (26-28 de Outubro), FI Cluster Workshop (27 de Outubro), Internet of Things: Workshop (26-27 de Outubro), European Network of Living Labs (joint with FIC) (24 de Outubro), ICT Clusters Forum (26-27 de Outubro), 6DEPLOY Meeting (28 de Outubro), FI Socio Economics (FISE) Working Group (27 de Outubro).

Mais informações:

Última actualização ( 31/01/2012 )