Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Workshop de Formação em Telecentros e Sustentabilidade

Workshop de Formação em Telecentros e Sustentabilidade

 - 25/05/2011

Logotipo da ITU Academy Realizou-se em 23-25 de Maio de 2011, a Workshop de Formação em Telecentros e Sustentabilidade, na TOT Academy em Bangkok, Tailândia, promovida pelo ITU Asia-Pacific Centre of Excellence e organizada conjuntamente com o Ministério de Tecnologia de Informação e Comunicação da Tailândia, a Universidade Utara Malásia, e com apoio da telecentre.org Foundation e da UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

A workshop centrou-se no que foram considerados os em cinco pilares da sustentabilidade de telecentros (Organização, Políticas, Sociedade, Finanças, Operações), tendo sido consideradas várias estratégias nacionais de organização idos telecentros, o contexto das políticas TIC e o seu âmbito social, financeiro e de operações.

A workshop (ver agenda) tinha como objectivo principal fornecer aos participantes enquadramento teórico, estudos de caso e exercícios concretos para aprofundar o conhecimento sobre os temas estratégicos da sustentabilidade dos telecentros a nível mundial. A convite da telecentre.org Foundation, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP contribuiu, através de Margarida Ribeiro do grupo de Relações Internacionais da UMIC, como entidade formadora no tema “Redes, Parcerias e Novas Aproximações e Actividades para Sustentabilidade”, e apresentou a experiência portuguesa do envolvimento de multistakeholders nos debates de políticas na sessão “Stakeholders’ Perspective Panel Discussion (Policy Aspects)” e os aspectos sociais da sustentabilidade de telecentros na  sessão “Social Aspects of Telecentre Sustainability”.

Em Portugal os telecentros, designados tradicionalmente por Espaços Internet, estão agrupados na Rede de Espaços Internet que integra 1.172 Espaços Internet distribuídos por todo o território nacional e que foram criados, na esmagadora maioria, no âmbito do Programa Operacional Sociedade da Informação/Sociedade do Conhecimento em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros  de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva. Os primeiros Espaços Internet foram criados em Portugal em 1998-99, no âmbito de projectos-piloto de Cidades Digitais com financiamento da IOT – Intervenção Operacional Telecomunicações através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A partir do ano 2000, o POSI – Programa Operacional Sociedade da Informação apoiou a criação de Espaços Internet como equipamentos públicos específicos a disponibilizar nos municípios, através de um protocolo celebrado com a Associação Nacional de Municípios. De 2000 a 2003 foram criados neste âmbito 257 Espaços Internet. Este número manteve-se até Julho de 2005, altura a partir da qual foi incentivada a criação de novos Espaços Internet no âmbito do programa Ligar Portugal.

O ITU Asia-Pacific Centre of Excellence é uma rede de formação com nós sobre os temas seguintes: Políticas e Regulação (Autoridade de Telecomunicações do Paquistão, Paquistão), Gestão do Espectro (Ministério de Tecnologia de Informação e Comunicação, Irão), Desenvolvimento de TIC Rural (Universiti Utara Malaysia, Malásia), Sensibilização para Tecnologia (Pusan National University, República da Coreia), Gestão de Empresas (Ministério de Tecnologia de Informação e Comunicação, Tailândia), Broadcasting (Instituto da Ásia-Pacífico para Desenvolvimento de Broadcasting, Malásia). O ITU Asia-Pacific Centre of Excellence é um de aproximadamente 60 Centros de Excelência que com 77 Internet Training Centers (ITC) integram a ITU Academy fornecem educação, formação e informação nas várias regiões para ajudar países em desenvolvimento a satisfazer as necessidades de profissionais sobre a Internet e a economia da Internet.

Última actualização ( 20/02/2012 )