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Workshop SciCom Portugal

 - 08/04/2011

Logotipo da UMIC No dia 8 de Abril de 2011, realizou-se no Pavilhão do Conhecimento, organizada pelo projecto ComLab: Comunicação em Redes de Conhecimento, a Workshop SciCom Portugal. O projecto ComLab da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP visa desenvolver metodologias e práticas de Comunicação em Redes de Conhecimento, com um núcleo dinamizador próprio, mas organizado ele mesmo em rede de actores com ligações organizacionais diversas e tirando partido da partilha de recursos e do diálogo interactivo presencial e à distância com apoio de instrumentos de TIC como, por exemplo, sistemas de partilha de documentos, blogs, wikis, messenger, videoconferência, redes sociais.

A Workshop SciCom Portugal, aberta pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães, e pela Directora do Pavilhão do Conhecimento e da Ciência Viva, Rosália Vargas, contou com 70 participantes (50 de Lisboa, 13 do Porto, 5 de Aveiro, 1 de Coimbra e 1 do estrangeiro) e centrou-se nos seguintes objectivos:

  • Contribuir para a criação de uma comunidade de Communication Officers das instituições de investigação, das universidades e dos organismos dedicados à ciência, tecnologia e inovação;
  • Reforçar a identidade desta comunidade e começar a estabelecer uma cultura de discussão de problemas, de partilha de experiências e de participação em projectos de trabalho colaborativo;
  • Identificar as principais necessidades, preocupações e desejos da comunidade;
  • Identificar os elementos mais activos e as instituições mais dinâmicas desta comunidade;
  • Identificar áreas onde a rede de Communication Officers nascida no Facebook possa ter uma acção positiva e eficaz;
  • Posicionar esta rede de Communication Officers como uma entidade com identidade própria, investir na sua reputação e dar os primeiros passos para a fazer evoluir para uma Comunidade de Prática;
  • Começar a introduzir no discurso e nas preocupações da comunidade a problemática da gestão da comunicação em redes de conhecimento e alterar o actual paradigma centrado quase exclusivamente na comunicação com o “grande público”.

Foi especialmente gratificante a satisfação manifestada por muitos participantes por terem descoberto que partilhavam experiência, preocupações e necessidades com dezenas de outros colegas de outras instituições, de cuja existência por vezes nem tinham conhecimento. Esse facto, só por si, constitui um factor de promoção da identidade de grupo e de auto-estima profissional e pessoal que tem grandes potencialidades.

Nas sessões foi salientada uma grande indefinição quanto aos objectivos estratégicos da comunicação que lhes é pedida pelas instituições científicas para que trabalham, como se para estas instituições a comunicação fosse uma actividade técnica de suporte institucional que não necessita da definição de objectivos próprios e cujo alinhamento com os objectivos da instituição estivesse garantida por natureza. Um outro aspecto sublinhado foi a prevalência de uma actuação baseada no paradigma do Public Understanding of Science que implicitamente assume que os gabinetes de comunicação das instituições científicas têm como responsabilidade carrear informação científica de quem “sabe” (os cientistas) para quem “não sabe” (o público) em detrimento de outras interacções entre actores que “sabem” (entre instituições científicas, entre universidades e empresas).

A workshop, e em particular o envolvimento activo dos participantes, demonstrou que existe agora uma massa crítica de Communication Officers de instituições científicas que está pronta para trabalhar em rede cooperativa, interessada em partilhar boas-práticas e recursos, e ávida de enfrentar novos desafios de comunicação.

Última actualização ( 15/03/2012 )