Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conteúdos Digitais  > Notícias  > Aplicação das licenças Creative Commons em Portugal

Aplicação das licenças Creative Commons em Portugal

 - 09/09/2006

Logotipo Creative CommonsA UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, em colaboração com a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa  e a INTELI – Inteligência em Inovação iniciaram em Março de 2006 o processo de aplicação das licenças Creative Commons em Portugal. Estas licenças permitem a partilha aberta de conhecimento e obras pelos seus autores de uma forma eficaz e muito flexível. Uma tradução preliminar das licenças para Português e respectiva adaptação à legislação Portuguesa foi aprovada pela iCommons  que se realizou no Rio de Janeiro entre 23 e 25 de Junho de 2006. A versão das licenças em Português encontra-se disponível para discussão pública na página da Creative Commons para Portugal na Internet. Terminada esta discussão, proceder-se-á às alterações necessárias para aprovar a versão final junto da iCommons, após o que será lançada a respectiva versão em Portugal.

Estima-se que as licenças Creative Commons já tenham sido usadas mais de 140 milhões de vezes em todo o mundo desde que foram lançadas há cerca de quatro anos pelo Professor Larry Lessig. Recentemente, a Microsoft Corporation lançou um "add-in" que permite licenciar com licenças Creative Commons qualquer documento produzido em Microsoft Office. O primeiro documento licenciado com esta tecnologia foi o discurso do Ministro da Cultura Brasileiro, Gilberto Gil,  proferido na Cimeira Creative Commons.

Última actualização ( 10/11/2006 )