Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Nova Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas

Nova Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas

 - 19/06/2007

Logotipo do Programa Acesso da UMICA Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) arranca já no ano lectivo de 2007/08 com o curso de Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. Esta Licenciatura, adaptada ao modelo de Bolonha, tem a duração de três anos e pretende lançar na sociedade, em 2010, os primeiros licenciados na Europa com este tipo de formação de raiz.

Várias outras escolas superiores portuguesas têm introduzido nos seus curricula estas matérias, nomeadamente em diversos cursos de Engenharia Biomédica, Biomecânica, Ergonomia, bem como em cursos versando a Informática e as Tecnologias de Informação e Comunicação no que respeita à acessibilidade de interfaces pessoa-computador.

Os objectivos da Licenciatura que está a ser iniciada na UTAD vão ao encontro do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade e da iniciativa europeia i2010: Vida Independente para uma Sociedade Envelhecida, na linha de uma preocupação iniciada em Portugal com a Resolução do Conselho de Ministros nº 96/99, de 25 de Agosto, e prosseguida com a Resolução do Conselho de Ministros 110/2003, de 12 de Agosto de 2003.

Para mais informações sobre a Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da UTAD pode ser contactado o Coordenador do CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação, Prof. Francisco Godinho, godinho@utad.pt

Última actualização ( 14/08/2009 )